Colunas
Concurso da Câmara
Para pensar
"A pobreza permite autonomia. A miséria priva-nos dos direitos."
Edgar Morin
Para refletir
“Uma das grandes revelações da exploração espacial é a imagem da Terra, finita e solitária acomodando toda a espécie humana através dos oceanos do tempo e do espaço.”
Carl Sagan
Concurso da Câmara
O Massimo pode antecipar algumas novidades relevantes a respeito do aguardado concurso público da Câmara Municipal de Nova Friburgo.
Na última quarta-feira uma pequena comitiva composta pelo vereador Professor Pierre, a advogada Natacha Cereja Gambini e o motorista Félix foi a Muriaé, em Minas Gerais, visitar a sede da empresa Consulplan, responsável pela realização do processo seletivo do Legislativo Municipal.
Confiabilidade
A comitiva gostou bastante do que viu, e ficou bem impressionada com os critérios de segurança aplicados pela empresa que, entre outras atividades, presta serviços a instituições como OAB e FGV.
Os friburguenses, por exemplo, tiveram de tirar relógio, celular, chave e quaisquer objetos metálicos na recepção, antes de conhecerem a empresa.
Pendência
Em teoria, a visita à empresa representaria o último dos entraves à publicação do edital, mas uma mudança na legislação deve atrasar o processo durante mais alguns dias.
Basicamente, desde janeiro deste ano estão em vigor novas regras implementadas pelo Banco Central que eliminaram o boleto sem registro, e alteraram uma situação que já havia sido fechada junto à instituição bancária responsável pela cobrança das inscrições.
Não existe prazo para que a situação seja resolvida, mas a comissão do concurso espera que sejam poucos dias.
Menos vagas (1)
Problema pior - o Massimo pode antecipar - será a perda de duas das 14 vagas inicialmente oferecidas pelo concurso.
A mudança de 70 para 75 anos como teto para a aposentadoria compulsória de servidores públicos impediu que o atual auditor do controle interno possa pendurar as chuteiras durante o prazo de validade do concurso, tornando impossível a oferta desta vaga.
Menos vagas (2)
Por sua vez, uma longa ação de reintegração de cargo também deve impedir a realização de seleção para o cargo de oficial legislativo.
Tão longa, a rigor, que remonta aos tempos em que o ex-prefeito Rogério Cabral ainda era presidente do Legislativo municipal.
Por falar nele...
E já que falamos em Rogério Cabral, seu nome tem sido bastante cotado para assumir, já nos próximos dias, uma secretaria estadual.
Provavelmente a de Agricultura.
A conferir.
Atenção constante (1)
A recente reunião realizada entre a presidência da Câmara Municipal, a direção do Colégio Nossa Senhora das Dores, a secretaria de Obras e a secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana já rendeu seus primeiros frutos.
Quem passar pela Rua Augusto Spinelli em horário de entrada e saída de alunos irá se deparar com ao menos um agente de trânsito ajudando a proteger os alunos.
Atenção constante (2)
É importante, no entanto, observar que a medida não pode ser apenas temporária.
A direção da escola pediu um redutor de velocidade e, mesmo sendo leigo como é, o colunista entende que algo parecido com o que foi feito em frente ao Colégio Modelo talvez pudesse ajudar.
Fica, portanto, o pedido por medidas de proteção definitivas.
Em tempo...
Alguns dias atrás, quando se referiu aos presentes à reunião, o Massimo cometeu alguns equívocos.
Retificando: Jean Beatriz Wermelinger é diretora do colégio, Remilda Canto Bom é orientadora vocacional e Daniel Edon é assessor administrativo.
O colunista pede desculpas pelos erros.
Fora da caixinha
Eis uma dica para quem não curte ter aquela velha opinião formada sobre tudo.
Na próxima terça-feira, 28, a jornalista Gabriela Mafort, especialista em Design Thinking pela DSchool/EUA, participa de um bate-papo aberto ao público, sobre a abordagem que “estimula a criatividade e a inovação no dia a dia e cria um ambiente de colaboração”.
O evento acontece a partir das 19h, no auditório da OAB-Friburgo.
O que é
“Design thinking é uma abordagem que propõe utilizar o modo de pensar e atuar dos designers em todas as áreas de uma empresa, governo ou organização. É, portanto, uma mudança de modelo mental. Ele passa a estimular equipes inteiras a se planejarem de acordo com as necessidades de seus clientes, por isso o método ganha importância estratégica nos dias atuais, em que a inovação aberta – com o uso de redes de colaboradores no dia a dia da empresa – cada vez mais dá as cartas”.
História preservada
Humberto Damasceno, presidente da escola Imperatriz de Olaria, informa que no próximo sábado, 25, a partir das 14h, uma produtora virá de São Paulo a fim de gravar depoimentos na quadra da escola para o documentário que está sendo elaborado sobre a vida do lutador de MMA Edson Barboza Junior, que iniciou sua carreira de atleta através da iniciativa de inclusão social da escola, o "Projeto Curumim".
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário