Comissões da Câmara: debate revela dissidências na base governista

quinta-feira, 06 de fevereiro de 2014
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VOLTOU COM TUDO (1)

O ano legislativo começou acelerado em Nova Friburgo.

Foram necessárias sete horas de discussão para compor as 27 comissões permanentes da casa.

O grande nó da negociação foi a Comissão de Constituição e Justiça, que em 2013 desempenhou papel decisivo em diversas votações importantes.

A disputa foi intensa nos bastidores, e arranhou a unidade da base governista.


VOLTOU COM TUDO (2)

As discussões começaram às 14h, e seguiram entre bate-bocas e interrupções até 21h.

Aparentemente, houve mudança no balanço de forças.

Se a 1ª sessão do ano for uma boa referência, então a maioria do governo no legislativo parece menos folgada do que no ano passado.

Em alguns casos, inclusive, pode depender do voto da presidência para desempatar.

A conferir.


VOLTOU COM TUDO (3)

Noutras comissões a formação foi mais tranquila.

As escolhas eram óbvias.

Caso, por exemplo, de Vanderléia Lima na presidência da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher, ou de Cláudio Damião à frente da Comissão em Defesa dos Direitos dos Animais.

Outra presidência que era dada como certa, de Zezinho do Caminhão na Comissão de Serviços Concedidos, acabou migrando para as mãos de Luiz Fernando, como parte das negociações que garantiram a presença de dois nomes da oposição na CCJ.


VOLTOU COM TUDO (4)

A oposição encarou a nova representatividade na principal comissão do legislativo como um avanço.

Nas palavras de alguns vereadores, agora não será mais possível aprovar questões "a toque de caixa”, sem a devida apreciação.

Tudo porque, os dois representantes da bancada oposicionista podem, agora, pedir vistas aos processos dentro da própria CCJ, sempre que houver dúvidas em relação aos méritos das questões. 


SEGURANÇA NA FOLIA (1)

A menos de um mês do carnaval, a concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica divulgou algumas precauções que devem ser tomadas afim de evitar aqueles acidentes tristemente corriqueiros nesta época do ano.

Entre os cuidados listados, os envolvidos devem estar atentos à altura dos carros alegóricos ou do caminhão de som. 

Estruturas e foliões precisam ficar, no mínimo, dois metros abaixo das redes elétricas.


SEGURANÇA NA FOLIA (2)

O documento alerta ainda para que as pessoas não toquem ou se aproximem de cabos caídos ao solo, ou das partes metálicas de veículos em caso de colisão com postes de energia.

Além disso, serpentinas de papel ou metálicas, assim como jatos de espumas ou de água, não devem jamais ser lançadas em direção às redes de energia.


SEGURANÇA NA FOLIA (3)

A concessionária alerta também para os riscos de sobrecarga num mesmo ponto de energia.

A recomendação é de que não sejam utilizadas extensões e que não sejam ligados vários aparelhos numa mesma saída.

Ligações provisórias precisam ser comunicadas à agência de atendimento, com alvará da prefeitura autorizando o evento e informando a carga total de aparelhos.

O pedido para eventos de pequeno porte deve ser feito com, no mínimo, 48 horas de antecedência. 

Para grandes eventos, o prazo mínimo é de 30 dias.


FALTA DE ENERGIA

Não é segredo para ninguém.

O verão quente e seco está prejudicando o fornecimento de energia em escala nacional.

Apesar disso, por enquanto o governo nega o risco de apagões.

No entanto, entre terça e quarta-feira, houve pelo menos quatro interrupções no centro de Nova Friburgo.

Talvez seja apenas coincidência.

Pode ser.


DPOS EM FRIBURGO

O Comando do 11º Batalhão de Policia Militar pretende instalar ao menos mais três destacamentos de policiamento ostensivo (DPO) no município.

O primeiro deles no condomínio Terra Nova, na Fazenda da Laje, e os outros dois no Floresta e no Alto de Olaria.

As negociações para definição dos terrenos, inclusive, já estariam em andamento entre a prefeitura e o governo do estado.

A conferir.


EMBARQUE PELA FRENTE (1)

Com a chegada da nova frota multicolorida dos ônibus urbanos, todos com o embarque pela porta dianteira, uma novidade por aqui, até então, a confusão dos passageiros foi natural e inevitável. 

E a dúvida ainda permanece, pois os coletivos com pintura antiga (branco e azul) continuam com as roletas junto à porta traseira. 

A situação ficou pior quando a concessionária de transporte optou por pintar três ônibus adaptados para portadores de necessidades especiais (com três portas) nas cores da nova frota, um azul, um amarelo e um verde. 

Imaginem só o rebu nos pontos de parada com os passageiros sem saber em qual porta embarcar, pois as roletas desses três coletivos permaneceram na traseira. 

Ou melhor, permaneciam.


EMBARQUE PELA FRENTE (2) 

Recentemente, a concessionária de ônibus local, certamente alertada pelos próprios usuários, que encheram o serviço de atendimento ao cliente de queixas, optou por transferir as roletas desses três ônibus para a dianteira, assim como todos os demais da frota nova. 

Agora, o povo já sabe: ônibus colorido, embarque pela frente; ônibus branco e azul, embarque pela traseira. 

Melhor assim.


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Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

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