Colunas
Com quem andas
MASSIMO 09-11:
/////////////////////
Para pensar:
"As dificuldades fortalecem a vontade e aumentam o poder de resistência."
Swami Silvananda
Para refletir:
“Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha.”
Confúcio
Com quem andas (1)
Para alguns de nossos engravatados a madrugada de temporal ontem, 8, foi de pesadelos por motivo diferente.
Afinal, o sol ainda estava se espreguiçando quando a Polícia Federal ganhou as ruas do Rio de Janeiro para cumprir 22 mandados de prisão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).
Dez deles, vejam só, destinados a deputados estaduais do Rio de Janeiro, o que significa dizer que 14% do plenário titular da Alerj está atrás das grades.
Está bom, ou querem mais?
Com quem andas (2)
Não seria exagero dizer que a operação “Furna da Onça”, como foi batizada, tem ligação umbilical aqui com Nova Friburgo.
Não apenas pelos nomes e partidos envolvidos, muitos dos quais padrinhos próximos de políticos locais, mas também pelas práticas denunciadas, algumas das quais também observáveis no ar rarefeito da serra.
Com quem andas (3)
Sejamos mais claros.
Estamos falando de gente como os deputados André Corrêa (DEM), Paulo Melo (MDB, que já estava preso), Jorge Picciani (MDB, que já estava preso) e Luiz Martins (PDT), além do secretário de Governo de Pezão e ex-prefeito de Bom Jardim, Affonso Monnerat.
Se algum leitor não tiver noção do quanto estes personagens são próximos, a coluna poderia resumir dizendo que até secretário municipal por aqui andou sendo indicado por nomes nessa lista.
Déjà vu
Em essência, a nova operação expõe um esquema de compra de votos com dinheiro de propina - o qual vem sendo tratado como um “mensalinho” - e também através da distribuição de cargos.
Hum… Compra de votos através de distribuição de cargos, é?
Onde foi mesmo que já vimos isso acontecer?
Tempo (1)
Importante observar que o esquema teria sido iniciado no primeiro governo de Sérgio Cabral, em 2007, e mantido até hoje, de acordo com as investigações.
Ou seja: estamos falando de prisões após um intervalo de 11 anos, o que deve nos dizer muito a respeito da sensação de impunidade em relação a situações que observamos no dia a dia.
Ainda assim, quem tem o hábito de zombar da Justiça deveria deixar as barbas de molho.
Tempo (2)
Por fim, vale notar que Nova Friburgo teve deputados estaduais ao longo do período de operação do esquema, alguns dos quais fortemente ligados a nomes presos na atual operação.
Nos bastidores da política, há quem acredite que a PF deve subir a serra em breve.
Será?
Visita técnica
Termina hoje, 9, a visita técnica que o Sindmetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, e do Material Elétrico de Nova Friburgo) está promovendo em Florianópolis e Joinville (SC).
O pacote incluiu visitas à Fundação Certi, no Campus Universitário UFSC; à Fiesc, à Sapiens Parque, à Inaitec, ao Senai Joinville, e à Docol Metais Sanitários.
Comitiva
A comitiva agregou o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Marcelo Verly, bem como empresários e profissionais de empresas ligadas ao Sindmetal e ao Sindvest.
Entre eles a coluna pode confirmar Cláudio Tângari e Jovino Fernandes, respectivamente ex-presidente e atual presidente do Sindmetal; Marcelo Porto, presidente do Sindvest; a família Loyola, fundadora da Lucitex; estudantes de engenharia civil da Candido Mendes, profissionais da Stam; e Mauro Alvim, da Altec, de Cordeiro.
Coração valente (1)
O irrefreável Rodrigo Garcia, paratleta friburguense que já anotou diversos feitos em longas provas de natação disputadas em mar aberto, no Rio Negro e no Rio São Francisco, se prepara para participar no próximo domingo, 11, da "Fuga da Ilha Grande".
Um trajeto, vejam bem, de 13 quilômetros (!) que vai desde a Ilha Grande até Angra dos Reis.
Esta será a primeira ultramaratona aquática (acima de 10 quilômetros) disputada por Rodrigo.
Coração valente (2)
Basta uma breve reflexão para compreender que o desafio envolvido é gigantesco, mas no caso do friburguense existem agravantes.
Além de ser o único atleta inscrito portador de deficiência, Rodrigo ficou afastado dos treinos ao longo de seis semanas, enlutado pela recente perda de seu pai.
Nada que o faça desistir: “O tempo limite de prova é de sete horas. Espero concluir em seis”.
O colunista deseja boa sorte, e presta reverência à fibra deste jovem de enorme coração.
É hoje!
A coluna já havia registrado, mas não custa lembrar.
Acontece hoje, 9, das 18h30 às 21h, o lançamento do primeiro livro de Manoel Carlos de Carvalho, intitulado “Terapia de um Sequestro”.
A narrativa relembra um episódio real e traumático vivido pelo autor nos anos 70, primeiro nas mãos de bandidos, e depois também nas de alguns policiais.
É hoje! (2)
O evento será realizado no auditório da CDL (Rua Fernando Bizzotto, 39) e, entre outros debatedores, contará com a presença de Ilona Szabó, filha do autor e uma das principais autoridades brasileiras na produção de conhecimento voltado à redução da violência.
Tudo azul
E já que falamos em sequestro, que tal o aumento de salários do Judiciário, hein?
Que bela maneira de preparar o terreno para a reforma da previdência, não é verdade?
Um brinde ao Brasil!
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário