Colunas
Cilada
Para pensar:
"Não era amor, era cilada."
Grupo Molejo
Para refletir:
“É uma cilada, Bino!”
Pedro, do seriado Carga Pesada
Cilada
A coluna já manifestou diversas vezes seu entendimento a respeito das implicações (negativas) sobre a estrutura democrática sempre que um parlamentar assume a direção de uma pasta no Executivo.
Redução da representatividade parlamentar, infidelidade em relação à vontade e à confiança dos eleitores, ocupação de um cargo técnico por critério político, comprometimento do poder-dever de fiscalizar e por aí vai.
Não precisamos repetir todos os motivos.
Não é gratuito
Convites desta natureza por parte de quem tem a caneta jamais são gratuitos.
Ou a presença do suplente em plenário interessa mais, ou a cumplicidade do parlamentar convém em outras áreas, ou está sendo pago algum compromisso de campanha…
Já entendeu, né?
Mas, agora, quando o convite para assumir uma pasta estratégica é direcionado a um parlamentar de oposição, aí o ardil fica ainda mais claro.
Canto da sereia
Um dos jeitos de tentar calar vozes oposicionistas é justamente lhes oferecer pastas na administração.
Assim, se o parlamentar rejeita o convite, sempre é possível dizer de forma cabotina: “Viu, ele só gosta de criticar, mas quando teve oportunidade de ajudar não aceitou”.
Por outro lado, se o convite é aceito, restam duas opções: ou o sujeito será cooptado, ou será “frito”.
As promessas de isenção e liberdade equivalem ao canto da sereia.
Desespero
No papel, pode parecer uma estratégia inteligente por parte do governo.
Mas tem lá seus furos.
Fica evidente, por exemplo, o desespero da administração, sugerindo, inclusive, a consciência de que uma intervenção judicial/policial pode ser iminente.
Quase como se quem plantou não quisesse sair na foto da colheita.
Canoa furada
A divagação é pertinente porque algo nessa linha está acontecendo em Nova Friburgo.
Há alguns dias o vereador Marcinho, uma das vozes mais críticas ao atual governo, e que já deu vários motivos para que o colunista confie em seu caráter, tem sido sondado a respeito da possibilidade de assumir a Secretaria de Saúde, em meio a promessas de que terá as condições necessárias para atuar da melhor forma.
Algo em que o colunista adoraria acreditar.
Friburgo x Brasília (1)
Após Luiz Lima, neste fim de semana foi a vez de Marcelo Calero subir a serra para agradecer pelos votos recebidos em Nova Friburgo e região, que foram decisivos para sua recente eleição a deputado federal.
Friburgo x Brasília (2)
Foi a primeira viagem do ex-ministro da Cultura desde que foi eleito, e entre seus compromissos ele reafirmou a este colunista que será um representante de Nova Friburgo na Câmara dos Deputados, e que o atual presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Cruz, estará em contato direto com ele para encaminhar as demandas da população.
Respostas necessárias
Foi protocolado na Câmara Municipal um requerimento de informações a respeito das muitas suspeitas que atualmente envolvem as outorgas onerosas em nossa cidade.
É o tipo de documento que, em meio a pessoas sérias, precisa ser aprovado e devidamente respondido dentro do prazo.
A coluna tem aprofundado sua apuração a respeito do tema, e não tem gostado nada do que vem encontrando.
Festival Literário
A Escola Municipal Santa Paula Frassinetti, localizada no imóvel onde funcionava o Colégio Cefel, vai realizar seu Festival Literário no dia 1° de novembro, quinta-feira, a partir das 17h30.
Com o tema "Colonizando e misturando raças", alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental vão apresentar poemas que remetem à Nova Friburgo.
Já os alunos do 5º ano farão trovas, também sobre a cidade.
Detalhes
As apresentações iniciais serão sobre a mistura de raças causadas pelas inúmeras colonizações e, no fim, será apresentado um breve apanhado sobre o Trovadorismo.
Como destaque, as novelas de Cavalaria e as trovas que viraram um marco da cidade de Nova Friburgo com os Jogos Florais.
O colega Guilherme Alt, repórter de A VOZ DA SERRA, será um dos jurados.
Lixo
Aliás, já que falamos em Guilherme, é ele quem chama atenção para a continuidade do problema do lixo nos arredores do Parque D. João VI.
“No início de maio de 2018, os moradores do Parque D. João VI e arredores tiveram suas lixeiras retiradas pela prefeitura, para reparo. Até hoje essas lixeiras não voltaram e os moradores improvisaram geladeiras velhas e uma caixa d'água, entre outras adaptações.”
Segue
“Em junho eles realizaram um mutirão para fazer limpezas de algumas ruas do bairro, mas sem manutenção a sujeira só acumulou…”
A página da associação de moradores no Facebook tem fotos e detalhes sobre a situação.
Falta pouco
O amigo Girlan Guilland chama a atenção do colunista para a importância de dar a devida visibilidade ao esforço de nossa sociedade por dar condições de pagamento ao caro tratamento nos Estados Unidos do menino Conrado, que nasceu com uma má formação congênita chamada Hemimelia Fibular.
Salvo engano do colunista, o cenário desta sexta-feira, 26, era de que faltava arrecadar 16 mil dólares em sete dias.
Toda ajuda é válida
A coluna mantém a disposição de ajudar na divulgação das muitas ações envolvendo nosso empresariado, e lembra também que doações podem igualmente ser feitas através de depósito no Banco Itaú, agência 8230, conta corrente 05176-8, em nome de Vinícius Mafort Silva.
Girlan, inclusive, observa que se 30 mil friburguenses doassem R$ 2 cada um, o caso estaria resolvido.
Fica o convite, e o agradecimento a todos que estão se unindo em torno desta bela causa.
Relações de trabalho (1)
Na próxima terça-feira, 30, a partir das 13h, o auditório da Firjan Senai Friburgo (Rua Prefeito José Eugênio Muller, 220, Centro) vai sediar palestra sobre os desafios do RH frente aos novos cenários das relações de trabalho. A participação é gratuita e aberta ao público.
As inscrições podem ser feitas no site www.abrhrj.org.br.
Relações de trabalho (2)
Os especialistas da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), Magda Hruza Alqueres e Raul de Carvalho Machado, vão falar sobre a importância de estratégias de negociação no cenário pós-reforma e o impacto da Decisão do STF sobre a terceirização nas relações laborais.
A ABRH-RJ realiza o evento com apoio da Firjan.
Somos quem fomos
A Câmara Municipal realiza neste sábado, 27, a partir das 18h, sessão solene para a entrega da Medalha Somos Quem Fomos, às dez personalidades indicadas pelas representações de nossos povos formadores.
A coluna registra abaixo os nomes dos agraciados, dando os merecidos parabéns a todos eles.
Turma 2018
Suíça: Joílson Wermelinger Araújo; Portugal: Maria de Fátima Reis Seraphim; Pan-Africano: Luzia das Graças Mendes Souza; Alemanha: Uta Blunck Cortez; Áustria: Aloisia Maria Langer de Mattos; Espanha: José María Cernadas; Itália: Carlos Alberto Pecci; Japão: Jorge Inaba; Líbano: Najibe Saleme Nader; Hungria: Henriette Bitó Jordão.
A propósito
Já que falamos em Câmara Municipal, será realizada nesta segunda-feira, 29, uma reunião de trabalho sobre o projeto que pretende regulamentar o serviço de transporte por aplicativo em nossa cidade.
O encontro está marcado para 13h30 na sala de reuniões da sede do Legislativo
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário