Colunas
Carros da Câmara
Para pensar
A vida dura uma geração, um bom nome dura para sempre.
Provérbio japonês
Para refletir
“Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe.”
Leonardo da Vinci
Carros da Câmara (1)
O feriado mal havia começado quando pingou no celular do Massimo um comentário indignado acompanhado de fotos e um vídeo mostrando carro da Câmara Municipal, cheio de gente, seguindo rumo a Cabo Frio.
O colunista fez o dever de casa e rapidamente descobriu qual a pessoa (ir)responsável pela cena que - os indícios são mais do que robustos - parece configurar um caso de uso indevido da frota.
Carros da Câmara (2)
O Massimo não irá se antecipar aos fatos, e confia na apuração interna que está sendo tocada por determinação do presidente Alexandre Cruz.
Até lá, o bom jornalismo ensina a aguardar.
A questão, no entanto, é que ainda que alguém consiga explicar esse caso de batom na cueca, o uso indevido continua a ocorrer, de maneiras mais sutis, se é que podemos colocar dessa forma.
Cultural
A coisa é tão cultural, a rigor, que em anos passados diversos vereadores fizeram de tudo - realmente tudo - para que projetos de lei voltados a moralizar o uso dos carros não chegassem a plenário.
Primeiro ao barrarem na CCJ iniciativa do então vereador Cláudio Damião que pretendia adesivar as viaturas.
Depois, fazendo tramitar indefinidamente matéria de Zezinho do Caminhão que levava a regulamentação alguns passos à frente.
Opinião
O maior problema deste tipo de episódio é simbólico, ao revelar o tipo de mentalidade que se tem a respeito da coisa pública.
Os tempos mudaram, e se a pessoa for incapaz de entender que foi eleita em confiança e precisa honrar esta confiança, então ao menos entenda que, hoje em dia, todo mundo tem câmera para registrar tais abusos.
Já passou da hora da Câmara regulamentar de forma mais rigorosa o uso de seus carros.
Vai ter bolo?
Como a coluna já registrou, membros do primeiro escalão da Saúde foram convidados a prestar esclarecimentos na Câmara no próximo dia 19, também conhecido como amanhã.
O buxixo geral, no entanto, sugere que muita gente está pensando em dar o bolo, e deixar os vereadores falando entre si, entende?
Tomara que não seja verdade, porque há muito que ser esclarecido.
Ademais, quem não deve não teme, não é verdade?
Registros
A semana que passou, por ser mais curta, deixou alguns registros pendentes.
Vamos a eles.
Alexandre na OAB
Em suas andanças pela cidade, o presidente do Legislativo Municipal, vereador Alexandre Cruz, fez escala semana passada na sede regional da OAB.
Encontro super importante, num momento em que a cidade está engajada em atualizar sua legislação.
Na foto: Jorge Luiz; Célia Campos; Alexandre Cruz; a presidente da subseção, Mônica Bonin Leal; e Carolinsk de Marco.
Marlon no UFC
Confirmando o que já era esperado (e merecido) há muito tempo, o lutador friburguense Marlon Moraes chegou a um acordo com o UFC e fará sua estreia pela maior organização do MMA mundial no evento nº 212, a ser realizado no Rio de Janeiro, dia 3 de junho.
Defendendo uma impressionante série de 13 vitórias consecutivas, Marlon teve seu valor reconhecido.
Sua luta já será no card principal, contra Rapha Assunção, terceiro no ranking dos pesos-galo.
Boa sorte ao guerreiro em sua nova arena!
PT
Realizou-se no dia 9 deste mês a eleição de chapa estadual, da chapa municipal e de presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores.
Por aqui o evento mobilizou mais de 150 filiados, e no fim a chapa municipal liderada pelo vereador Norival venceu com 83% dos votos, enquanto o presidente Igor Pinto foi reeleito com 98% do eleitorado.
DNA serrano
Começou a ser transmitida ontem a mais nova produção da Rede Globo, a super série “Os dias eram assim”.
A trama, que é ambientada no Rio de Janeiro dos anos 70/80, é assinada por Angela Chaves e Alessandra Poggi.
Angela é filha da friburguense Margarida Ventura Chaves, irmã do empresário Tony Ventura, e de Angelo Chaves, ex-presidente do Fluminense, residentes em Nova Friburgo.
Pontos acumulados
Antes de dar os parabéns a quem acertou o difícil desafio da cachoeira, o Massimo registra com atraso os pontos somados pelo popular Silvio Poeta, nos desafios da antiga estação em Riograndina e do Cão Sentado visto de Costas.
Ele telefonou para cobrar!
Silvio, a propósito, lembrou que o Caps mantém convênio em Riograndina para a realização de oficinas voltadas à geração de empregos.
Vencedores
O Massimo confessa que não esperava nenhuma resposta certa para o desafio da última coluna.
No entanto, a dupla dinâmica Angelo Rangel e Rosemarie Künzel cravou mais uma, bem na mosca.
Palavras da invicta: “esse é o Rio Grande, na Baixada de Salinas, no lugar conhecido como Salto, dentro da propriedade do Sr. Betinho Schuenck”.
Pergunta
Depois de uma pergunta bem difícil, uma um pouco mais conhecida, para começarmos a semana.
E aí, quem conhece este ponto retratado pela amiga Regina Lo Bianco?
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário