Colunas
Bom para todos
Para pensar
“O universo é uma harmonia de contrários.”
Pitágoras
Para refletir
“Paz sem voz, não é paz; é medo”
O Rappa
Bom para todos (1)
Instantes antes do encontro entre os vereadores, o presidente da Câmara, Alexandre Cruz, atendeu a solicitação de uma reunião com os assessores comissionados do Legislativo.
Foi um momento importante.
Pela primeira vez uma comissão de servidores é formada e uma reunião formalizada acontece com um gestor da Casa Legislativa.
Bom para todos (2)
Durante o encontro, que contou também com a presença do secretário geral, Carlos Valente, o presidente estimulou a busca constante por desenvolvimento pessoal e profissional, tratou de assuntos internos, e falou sobre comportamento e cumprimento de normas.
Os servidores, por sua vez, apresentaram sugestões e recomendações sobre o que pode ser melhorado dentro da Câmara Municipal.
Retificação
A coluna de quinta-feira, 9, já havia sido enviada quando chegou a informação de que a composição das comissões na Câmara Municipal teria de ser adiada, em função de questões técnicas que impediriam a publicação do novo regimento em tempo hábil.
O colunista chegou a pedir a alteração da última nota da coluna, que convidava a população a comparecer ao plenário, mas já não havia como alterar o texto àquela altura.
O Massimo pede sinceras desculpas a seus leitores pela informação equivocada.
Última forma
Vamos lá, o que aconteceu de fato foi uma reunião que contou com a imensa maioria dos vereadores, na qual ficou acordado o adiamento da sessão para a próxima terça-feira, 14, às 15h30, quando finalmente serão compostas as 21 comissões e o Conselho de Ética.
Bom caminho
A maior parte dessa composição já foi feita na própria reunião e, ainda que não seja conveniente antecipar informações acordadas mas ainda não concretizadas, o Massimo pode registrar sua satisfação por observar que o clima de cordialidade e harmonia que marcou a aprovação do regimento foi mantido, e diversos parlamentares abriram mão de ambições pessoais em nome da maior satisfação geral.
A nova legislatura marca mais um gol.
Silêncio dos inocentes (1)
Mas nem só de aprovar regimento e compor comissões vive a Câmara Municipal.
Uma das primeiras proposições da nova legislatura vem causando grande repercussão nas redes sociais, após ter sido comunicada a representantes da sociedade.
Silêncio dos inocentes (2)
Na última semana o vereador Janio apresentou, a uma comissão formada por protetores de animais da cidade, projeto de lei de sua autoria que proíbe a utilização de fogos de artifício com explosões ou estampido.
Naturalmente, fogos de efeito apenas visual continuam permitidos pela redação.
Aspas
“O projeto 13/2017, já protocolado na secretaria da Casa, tem como objetivo zelar pela saúde pública dos munícipes e dos animais, sejam domésticos, silvestres ou exóticos”, explicou Janio.
O justo e o pecador (1)
Como acontece com a maioria das proposições legais, o justo acaba pagando pelo pecador, porque, infelizmente, parecem ser poucas as pessoas de bom senso em nossos dias.
De fato, o que ocorre em nossa cidade com relação aos fogos é criminoso.
Não são raras as vezes em que os artifícios explodem de madrugada, destruindo covardemente a noite de incontável número de pessoas, desde bebês a idosos.
Ora, isso é absolutamente incompatível com a vida em sociedade.
O justo e o pecador (2)
É uma pena, de novo, que a reação muitas vezes tenha que chegar ao extremo da proibição completamente determinada prática, porque um punhado de criaturas sem consciência não conseguem agir de maneira minimamente respeitosa.
A matéria deve ir a votação nos próximos dias.
Opinião (1)
O entendimento do Massimo, a partir de tudo que ouviu de ambas as partes, é o de que a cobrança irá aumentar, mas as condições de trabalho também devem melhorar nos próximos meses.
Algo muito justo, considerando o estrago feito pela inflação dos últimos anos à remuneração destes servidores.
Opinião (2)
É ótimo que a Câmara faça devolução de recursos ao fim de cada ano, mas isso não deve ser tornar uma obrigação.
Se o orçamento for utilizado plenamente, de maneira correta, a comemoração não deve ser menor.
Audiovisual (1)
Essa é para estudantes, entusiastas ou profissionais da comunicação.
Já estão abertas as inscrições para a nova edição dos cursos de cinema oferecidos pela Arturius Filmes, aqui em Nova Friburgo.
A aula inaugural está marcada para 10 de março, e as aulas regulares acontecem de 14 de março a 1º de julho, sempre na Usina Cultural Energisa.
Audiovisual (2)
Além de poder atestar a seriedade do projeto, o Massimo pode informar que todos os alunos terão oportunidade de fazer visitas guiadas ao polo audiovisual da Zona da Mata, em Minas Gerais, e também à cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro, sem custo adicional.
Audiovisual (3)
O número de cursos oferecidos também aumentou: agora são seis.
A saber: oficinas de elaboração de projetos culturais, com a ex-secretária municipal de Cultura, Cristina Sacchetto; fazendo documentário, com Leo Arturius; direção de fotografia, com Drika Lima e Leonardo Esteves; cineastas e suas obras, com Nicholas Andueza; roteiro de séries, com Rafael Hotz; e pensando cinema, também com Nicholas Andueza.
Outras informações podem ser obtidas através do telefone 2522-1145.
Uerj (1)
O ex-vereador Marcelo Verly, servidor de carreira do IPRJ, atualiza as informações a respeito da Uerj.
As aulas da graduação referentes ao segundo semestre de 2016 não vão mais ter início no dia 13 deste mês.
Uerj (2)
A reitoria foi recebida esta semana pelo governador Pezão, e aparentemente o diálogo fluiu muito melhor neste encontro do que em tentativas anteriores.
O novo secretário de Ciência e Tecnologia, Pedro Fernandes, sabidamente sensível à situação da Uerj, certamente tem papel importante neste novo esforço por assegurar as condições mínimas ao funcionamento da instituição.
Que tenha êxito!
Luz na missão (1)
A Diocese de Nova Friburgo promove nesta sábado, 11, a ordenação de quatro novos sacerdotes.
A Santa Missa será presidida pelo Bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso, e concelebrada pelos padres deste território episcopal, a partir das 10h na Catedral São João Batista.
Luz na missão (2)
Para chegar ao sonhado dia da ordenação, os diáconos Fabrício Melo Salomão, Higor Moraes de Jesus, Rafael de Oliveira Archetti e Yves Barcellos Mozer se prepararam ao longo de nove anos, incluindo o tempo do diaconato.
Todos são formados em Filosofia e Teologia.
O colunista deseja aos novos padres muita sabedoria e uma longa e frutífera vida sacerdotal.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário