Bom exemplo

quinta-feira, 16 de março de 2017
Foto de capa
Exemplo — Uma turma do bem reservou um espaço na agenda, e organizou uma doação de sangue coletiva na manhã desta quarta-feira, 15, no hemocentro do Hospital Raul Sertã. O Massimo publica com satisfação a foto da iniciativa, e nela reconhece vários rostos. Entre eles o do vereador Sérgio Louback, o do ex-secretário de Posturas Guilherme Spitz, e do ex-secretário de políticas sobre drogas, Antônio Fagundes. Parabéns e obrigado a todos.

Para pensar

“O que somos é um presente que a vida nos dá. O que nós seremos é um presente que daremos à vida.”

Herbert de Souza

Para refletir

“É porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.”

Paulo Freire

Bom exemplo

A coluna tem dedicado muito espaço ao IPRJ, e a essa altura alguns leitores podem imaginar que o colunista cometa exageros ao se referir à qualidade do ensino oferecido no campus friburguense da Uerj.

Uma notícia atual, contudo, ilustra perfeitamente a magnitude do tesouro que temos por aqui, e não valorizamos como deveríamos.

Vanguarda

Um artigo recente publicado no jornal da Sociedade Americana de Química, Nano Letters, jogou nova luz a respeito do grafeno - provavelmente o material mais importante entre aqueles estudados na atualidade.

Sem aprofundar demais as propriedades do material ou a importância do estudo (que pode ser visto numa pesquisa por seu título “Tuning the pseudospin polarization of graphene by a pseudo-magnetic field”), cabe informar que ele nasceu de uma colaboração entre um seleto grupo de expoentes científicos em Berlim, Manchester, Ensenada e… Nova Friburgo.

Entre os melhores

A professora Daiara Faria, do IPRJ, está realizando pesquisa em Ohio, nos Estados Unidos, e é uma das autoras do trabalho.

Outro integrante do pequeno grupo de pesquisa é o russo-britânico Konstantin Novoselov, da Universidade de Manchester, que em 2010 recebeu o Prêmio Nobel de Física, justamente por seu trabalho com o grafeno.

Tem que continuar

É esse o tipo de professor que nós temos por aqui.

Agora imagine por um instante o que essa turma poderia fazer, se tivesse por aqui as condições necessárias para exercitar todo este potencial...

Falando sem rodeios, em qualquer comunidade séria o IPRJ seria encarado como prioridade.

Colaboração

O deputado estadual Wanderson Nogueira entrou em contato com o colunista na tarde de terça-feira, 14, e listou diversas frentes nas quais tem trabalhado em colaboração com o governo municipal.

De acordo com o parlamentar, inclusive, a relação com o Palácio Barão de Nova Friburgo tem sido marcada por um “diálogo excelente”, e pelo reconhecimento mútuo dos esforços e das iniciativas pessoais.

Tal informação acaba sendo uma importante - e positiva! - notícia em si mesma.

Transporte (1)

Wanderson lembrou da busca pela integração plena, e manifestou o entendimento de que o objetivo foi finalmente alcançado pelo governo municipal.

A julgar pela falta de reclamações a este respeito por parte dos leitores, o Massimo sustenta a mesma opinião.

Transporte (2)

O deputado confirmou ainda a iminente construção de uma cobertura provisória para os passageiros na antiga rodoviária de integração, enquanto se inicia o processo de licitação para a cobertura definitiva, cuja arquitetura o governo promete combinar com aquela já existente no local.

Transporte (3)

Ainda tratando de transporte, Wanderson confirmou a realização de uma reunião no gabinete do prefeito Renato Bravo no próximo dia 20, para tratar da circulação de ônibus intermunicipais em nosso centro urbano.

Estão sendo convidadas representações de Detro, empresas envolvidas e da associação de usuários.

A tendência é que seja autorizada a utilização dos pontos com recuo, como indica o bom senso. A possibilidade de retorno no Paissandu também deve ser discutida.

Saúde (1)

Já na esfera da Saúde, o deputado assumiu a responsabilidade de tentar resgatar o tão necessário hospital de oncologia, na Ponte da Saudade.

Para tanto ele já adiantou que irá envolver o presidente da Alerj, Jorge Picciani, além da secretaria estadual de Saúde, a Emop, o Instituto do Câncer - que a princípio deve gerir a unidade -, prefeitos e vereadores da região, e também o deputado federal Glauber Braga.

A intenção, Wanderson não a esconde, é buscar a federalização da unidade.

Saúde (2)

Nogueira integra a Frente Parlamentar da Alerj que será lançada no dia 16 de abril, voltada justamente a prevenir e combater os casos de câncer em nosso estado, e obviamente irá inserir a hospital na pauta de trabalhos.

A esse respeito, cabe salientar que pesquisas apontam a Região Serrana como local de maior crescimento no número de incidências da doença.

Acredita-se, e isso certamente será pesquisado de forma aprofundada, que a utilização de agrotóxicos possa ter relação com este crescimento.

Aspas

“Quando buscamos informações a respeito do hospital de oncologia, ouvimos versões diferentes em cada uma das fontes envolvidas. Uns dizem que houve problemas com o projeto, outros que houve arresto dos recursos já depositados, e a conclusão a que chego é a de que alguém não está dizendo a verdade. Por isso, a solução é reunir todo mundo e cruzar essas informações, a fim de ver qual é o problema e o que pode ser feito. O hospital precisa sair do papel”, declarou o deputado.

Casa cheia

A sessão de terça-feira na Câmara Municipal foi marcada por expressivo comparecimento popular, motivado por duas razões bastante distintas.

Por um lado, a comunidade do Amparo compareceu em peso para manifestar seu apoio ao mais novo vereador, Aylter Maguila, que assume a cadeira de Christiano Huguenin, novo secretário municipal de Assistência Social.

Bênçãos do padrinho

A posse de Maguila também rendeu a visita do deputado estadual Samuel Malafaia à Câmara, registrada em foto que o Massimo publica nesta edição.

Da esquerda para a direita: líder do PMDB, Isaque Demani; presidente da Câmara, Alexandre Cruz; deputado Samuel Malafaia, 2º secretário da Alerj; o vereador que chega, Aylter Maguila; e o vereador que deixa a Casa, Christiano Huguenin.

Curso de enfermagem

Por outro lado, também havia entre os presentes grande quantidade de pessoas ligadas à Saúde, protestando contra a transferência dos cursos técnicos de enfermagem para as instalações do Colégio Cêfel.

Cabe registrar que, durante as falas dos líderes de bloco ou partido, a causa recebeu irrestrito apoio por parte dos parlamentares.

Questionário

Pela terceira semana consecutiva o vereador Nami Nassif apresentou requerimento de informação ao plenário, novamente conseguindo sua aprovação por unanimidade.

Desta vez, as perguntas (11, no total) foram direcionadas ao serviço de manutenção de iluminação pública.

Nami também foi responsável pelo Projeto de Lei que pretende conferir o caráter de utilidade pública ao Instituto Felga i Gracias, igualmente aprovado em primeira discussão.

Parênteses

O Massimo já reservou muitas críticas indiretas e algumas diretas ao vereador Nami Nassif.

Portanto, é com a mais absoluta sinceridade que o colunista faz aqui um elogio público ao exemplar papel de fiscalizador que ele tem exercido neste mandato, através da apresentação de requerimentos de informação muito bem embasados e redigidos.

O colunista aguarda ansiosamente pela resposta que será dada a cada um deles.

Indicações (1)

A ordem do dia reservou ainda a aprovação de duas indicações legislativas que certamente merecem atenção especial por parte da Prefeitura.

A primeira delas, de autoria do aniversariante do dia, vereador zezinho do Caminhão, defende a isenção de pagamento de IPTU aos portadores de neoplasia maligna (câncer), cegueira, paralisia irreversível e incapacidade.

Indicações (2)

Já a segunda, apresentada pelo vereador Isaque Demani, solicita que a Prefeitura elabore Projeto de Lei “que fixe a carga horária diária de 6 (seis) horas para os servidores concursados de apoio da Rede Municipal de Educação”.

Uma medida que iria confirmar o que já ocorre na prática, dando segurança jurídica à classe e eliminando o terrorismo a que os profissionais são submetidos a cada quatro anos.

Previdência

Por fim, a Câmara aprovou ainda o envio de ofício ao presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia, com o objetivo de “garantir e preservar os direitos atuais conferidos aos trabalhadores rurais, notadamente a idade mínima e o tempo de trabalho no campo para obtenção da aposentadoria”.

Autor do ofício, o vereador Marcio Damazio – do mesmo partido de Maia, o DEM – se comprometeu a entregá-lo pessoalmente, em nome de toda a Casa Legislativa friburguense.

Aspas (2)

“Sou produtor rural, frequento associações de moradores e produtores, e sei bem que muito preocupa a reforma previdenciária também ao produtor rural. Por este motivo propus este requerimento, que pretendo entregar pessoalmente ao presidente da Câmara federal, deputado Rodrigo Maia. Busco assim garantir todos os direitos existentes para a aposentadoria do produtor rural”, explicou Damazio.

É hoje

Que está sendo travada uma dura batalha nos bastidores da Saúde, o leitor habitual da coluna já está cansado de saber.

Pois bem. O vereador Professor Pierre, que tem sido uma das vozes corajosas a denunciar o plano de uma minoria para promover a terceirização indiscriminada da Saúde municipal, promete fazer na sessão desta noite um discurso repleto de informações colhidas em fontes primárias.

O colunista recomenda fortemente que a população acompanhe este e outros pronunciamentos, ao vivo, pela TV Câmara, ou através das redes sociais.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.