Colunas
Bom começo
terça-feira, 06 de janeiro de 2015
A foto que ilustra a coluna de hoje, assinada pela querida fotógrafa Amanda Tinoco, nos dá um bom exemplo de como uma obra simples pode propiciar excelentes resultados.
O novo canteiro, sem dúvida alguma, ficou bem melhor do que a calçada destruída pela raiz da tradicional árvore.
Resta agora seguir com a reforma urbanística para o restante da cidade...
PRIMEIRO AS MÁS... (1)
A Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) entrou em contato com a coluna para passar alguns números levantados pela Polícia Militar a respeito dos acidentes rodoviários ocorridos na virada do ano em Friburgo, e também no Brasil.
PRIMEIRO AS MÁS... (2)
Começando pela pior das informações, apenas entre os dias 27 de dezembro e 1º de janeiro, e tendo por base somente as rodovias federais, nada menos que 127 vidas foram perdidas.
Uma estatística macabra e inaceitável de praticamente um óbito a cada hora.
PRIMEIRO AS MÁS... (3)
Somente na RJ-116, entre Itaboraí e Macuco, foram registrados 42 acidentes de trânsito, com 31 feridos.
DEPOIS AS MENOS MÁS
Em Nova Friburgo, por outro lado, o número de acidentes caiu sensivelmente.
Entre os dias 24 de dezembro de 2014 e 4 de janeiro de 2015 foram registrados 11 acidentes com vítima (uma delas fatal) e seis sem vítima (total de 17).
No mesmo período do ano anterior ocorreram 18 acidentes com vítima e 15 sem vítima (total de 33), configurando uma redução superior a 48% no número de sinistros de um ano para o outro.
NOTA TRISTE
A nota triste, claro, fica por conta do falecimento do motociclista Leonardo de Castro, 22 anos, próximo a Debossan, na tarde do último domingo, 4.
No mesmo período, entre o fim de 2013 e o início de 2014, nenhuma vida foi perdida nas estradas que cortam Nova Friburgo.
CAUSA E CONSEQUÊNCIA
Apesar dos números continuarem elevados, a expressiva redução não deixa de ser um sinal de esperança.
A cúpula da Smomu atribui a variação a uma maior conscientização por parte dos condutores, às operações de Lei Seca e IPVA, e às parcerias com Detran e Polícia Militar, e também com a sociedade organizada, através de instituições como o Conseg e o Codenf.
O sucesso de campanhas como a semana do trânsito também foi lembrado.
MAIS NÚMEROS (1)
Os agentes da Operação Lei Seca, da Secretaria Estadual de Governo, abordaram 14.001 motoristas nas ações especiais durante as festas de fim de ano.
Entre os dias 24 e 28 de dezembro e 31 de dezembro e 4 de janeiro, 3.207 condutores foram multados, 584 veículos foram rebocados e 854 motoristas tiveram a CNH recolhida.
MAIS NÚMEROS (2)
Entre os condutores, 125 sofreram sanções administrativas.
Desses, 50 também sofreram sanções criminais.
Ao todo, os agentes fizeram 12.149 testes com o bafômetro.
PÉS NO CHÃO
As mesmas vozes que celebram a redução de incidentes, todavia, são as primeiras a afirmarem que estes números ainda estão muito longe do desejável.
De fato, um dos grandes desafios para o futuro é encontrar a fórmula capaz de conciliar os interesses econômicos e financeiros das famílias dependentes da indústria automobilística, com os avanços necessários em mobilidade, ecologia e até mesmo saúde pública, que passam por investimentos e estímulos ao transporte coletivo.
BOM EXEMPLO (1)
O Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) deu bom exemplo às instituições que fiscaliza e devolveu, ao final do ano, R$ 13 milhões do seu orçamento de 2014 para os cofres do governo estadual.
BOM EXEMPLO (2)
Os R$ 13 milhões foram economizados dos recursos destinados à área de despesas com pessoal e encargos sociais.
O montante poderá ser utilizado pelo governador Luiz Fernando Pezão em qualquer órgão estadual vinculado à sua administração.
COMISSÃO DE AVALIAÇÃO (1)
Foi publicada no dia 31 de dezembro a Portaria nº. 1.646, de 29 de dezembro de 2014, através da qual o prefeito Rogério Cabral designou "sem ônus para a Municipalidade, os servidores que constituirão a Comissão de Avaliação, a qual será responsável pelo acompanhamento e fiscalização da execução dos contratos de gestão celebrados por organizações sociais (OS) no âmbito de sua competência”.
COMISSÃO DE AVALIAÇÃO (2)
Compõem a comissão Sueli Scotelaro Porto – Matrícula 299.496; Pedro Gouveia Teixeira – Matrícula 299.353; Rômulo Carriello – Matrícula 207.288; Gustavo Dutra Barroso (Vereador); Alexandre Azevedo da Cruz (Vereador); e Roberto Monnerat (Conselheiro Municipal de Saúde).
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário