Boas sementes

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Para pensar

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.”

Michael Jordan

Para refletir

“Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo.”

Provérbio africano

Boas sementes

Semana passada a coluna registrou a ida do prefeito Renato Bravo a Brasília, e AVS trouxe a seus leitores, em matéria de capa no último fim de semana, a maior parte dos detalhes sobre a viagem e os encontros realizados, bem como as demandas apresentadas à esfera federal de governo.

Cabem, no entanto, alguns comentários sobre as perspectivas abertas por esta primeira peregrinação ao centro do poder nacional.

Senado (1)

Basicamente, Bravo esteve em Brasília de segunda a quarta-feira.

Lá ele encontrou-se com dois senadores: Eduardo Lopes (PRB-RJ), suplente de Marcelo Crivella; e Ana Amélia (PP-RS).

Informações oficiais dão conta de que Lopes “acatou as sugestões do prefeito Renato para a liberação de verbas, junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que servirão à reforma de escolas e quadras”.

Aspas (1)

“Fui muito bem recebido pelo senador e quero iniciar essas obras de reformas nas escolas e quadras municipais ainda este ano”, anunciou Bravo.

Senado (2)

Já com a senadora Ana Amélia (PP-RS), o prefeito discutiu formas de estimular a participação da mulher na política, e pleiteou verbas para a Agricultura, com ênfase na agricultura familiar.

“Vamos nos encontrar novamente em março para viabilizar as verbas necessárias ao fomento da agricultura friburguense”, afirmou o prefeito.

Ministérios (1)

Conforme antecipado pela coluna, Bravo também teve audiência com o ministro da Cultura, Roberto Freire, que o recebeu a pedido do deputado estadual Comte Bittencourt.

Aspas (2)

“Pude apresentar [ao ministro] o nosso projeto para os 200 anos de Nova Friburgo, e inclusive convidá-lo a participar de nossas programações.”

Durante o encontro, Renato também apresentou a necessidade da retomada das obras da Praça das Colônias, no Suspiro.

Bravo também dividiu com Roberto Freire a ideia de construir em Nova Friburgo o Museu de Arte Sacra, surgida a partir de conversas mantidas com o bispo diocesano, Dom Edney Gouveia Mattoso.

Ministérios (2)

O prefeito teve novo encontro com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, “em busca de mais recursos para sanar as problemáticas questões que envolvem o setor em Nova Friburgo”.

Através do senador Eduardo Lopes, Bravo convidou o ministro de Desenvolvimento Econômico, Marcos Pereira, a vir até Nova Friburgo para um encontro com o setor empresarial local.

O objetivo do encontro, caso venha a acontecer, é fomentar a exportação de produtos friburguenses.

Ministérios (3)

Já no Ministério das Cidades, Renato firmou a continuidade do trabalho realizado pela equipe técnica japonesa do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais (Gides).

Por fim, o prefeito visitou Secretaria Nacional de Políticas Públicas onde, em companhia de Michelle Silvares, do Comitê de Gestão da Saúde, recebeu orientações sobre etapas a serem cumpridas para a obtenção de verbas.

Câmara (1)

Por fim, Bravo encontrou-se com três dos deputados federais fluminenses: Hugo Leal (PSB), Júlio Lopes (PP) e o friburguense Glauber Braga (Psol).

A Hugo Leal foi solicitada a criação do projeto Maio Amarelo, sobre educação e segurança no trânsito, e também foram apresentadas sugestões de emenda cujo teor não foi divulgado.

Câmara (2)

Já ao deputado Julio Lopes foram reivindicados recursos para a finalização das obras no Hospital Municipal Raul Sertã, especificamente ao que se refere às alas do CTI e Centro Cirúrgico.

“Essas obras foram iniciadas e não concluídas, e pretendemos executá-las o mais rápido possível, para que a nossa população possa ser bem atendida de fato”, afirmou Renato.

Câmara (3)

A descrição do encontro com Glauber parece ser a mais importante, ainda que seja também a mais vaga.

“Reafirmamos emendas e parcerias, que reforçarão o nosso trabalho em conjunto pela cidade que amamos”, declarou o prefeito.

O release diz ainda que o prefeito e Glauber têm “mantido excelente entendimento em prol do município”.

Como deve ser

O Massimo torce para que a afirmação se comprove ao longo dos próximos anos, e aproveita para registrar que é mesmo isso que se espera dos dois candidatos mais bem votados na mais recente eleição municipal.

Os interesses da população devem estar sempre em primeiro lugar, e eventuais emendas que venham a se perder serão inevitavelmente prejudiciais a todo mundo.

Que os gabinetes possam trabalhar de maneira afinada, portanto, para além de qualquer rivalidade política, que tem período e condições certas para se manifestar.

Frio ou calor?

Lilian Fernandes, relações públicas da empresa responsável pela manutenção dos termômetros digitais da cidade, entrou em contato com a coluna para prestar informações sobre um dos aparelhos, que encontra-se momentaneamente desativado.

Aspas (3)
“Venho através desta mensagem informar que o mesmo sofreu um dano, e por este motivo se encontra inoperante. Mediante a esta situação, já fizemos a encomenda de um novo operacional e em breve ele retornará a seu normal funcionamento.
Assim que tivermos mais notícias repassarei as informações.”

Beleza registrada (1)

Que a região de Lumiar é linda, todo frequentador já está cansado de saber.

Cabe, no entanto, a cada um de nós compartilhar os atrativos de nossa terra, a fim de que possamos estimular um turismo consciente e sustentável, que traga oportunidades e riquezas à população, e nos ajude a preservar com mais respeito os tesouros de nossa natureza.

Beleza registrada (2)

O Massimo faz a sua parte neste início de semana, ao publicar bela imagem de nosso 5º distrito, clicada pela parceira Regina Lo Bianco no último fim de semana.

O colunista registra com a mesma satisfação o sucesso na internet dos vídeos promovidos pela produtora film4r, o último dos quais dedicado justamente a Lumiar e Encontro dos Rios.

Beleza registrada (3)

O caminho é exatamente este.

Cuidar, embelezar, registrar e divulgar do jeito certo, ao público que se pretende atrair.

Por sua natureza e sua história, Nova Friburgo merece sim ter destaque nacional e internacional.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.