Agora vai?

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Para pensar

“Tenham paciência: o futuro é hoje.”

Chico Anysio

Para refletir

“O que faz andar o barco não é a vela enfunada, mas o vento que não se vê...”

Platão

Agora vai?

Durante a sessão desta terça-feira, 9, na Câmara Municipal, foi aprovado requerimento de audiência pública proposto pela base de governo para que o Comitê Gestor da Saúde preste esclarecimentos aos vereadores, e também à parcela da população que tiver condições de comparecer ao plenário às 14h de uma segunda-feira, “sem hora para terminar”.

Falando francamente, a medida demorou para acontecer, e podia ter sido mais efetiva.

Mas é melhor do que nada.

Liberdade?

Resta ver se os principais nomes do comitê irão comparecer, se os vereadores de oposição terão oportunidade de apresentar seus muitos questionamentos, e se as perguntas serão respondidas a contento.

Esperemos que sim, até mesmo por uma questão de inteligência.

A despeito da prepotência de alguns personagens, cedo ou tarde cai a ficha de que não se pode calar a voz da população ou da imprensa.

E quanto mais demora o diálogo, mais alto fica o incêndio.

Judicializando

Se a postura tivesse sido de diálogo desde o início, talvez os vereadores Wellington Moreira, Professor Pierre, Marcinho, Johnny Maycon e Zezinho do Caminhão não tivessem chegado ao ponto de protocolar inquérito civil junto aos Ministérios Públicos Federal e Estadual na manhã desta terça-feira, 9, no qual denunciam situações constatadas em fiscalização feita no Hospital Municipal Raul Sertã na última semana.

Enfrentar de frente

Sem grande dificuldade o Massimo poderia dedicar a coluna inteira a listar problemas já confirmados na pasta da Saúde.

O próprio documento formulado pelos vereadores citados elenca um rosário de situações que precisam ser resolvidas com celeridade - mas do jeito certo e de forma transparente.

Isso, no entanto, não seria producente.

O que não podemos é fingir que está tudo bem, nem tampouco dar risada diante de denúncias sérias e do sofrimento alheio.

Emendas

A notícia é fresquinha, e foi devidamente apurada.

Segundo o Fundo Nacional de Saúde (FNS) será publicada uma nova portaria interministerial determinando um novo ciclo das emendas.

Na prática, isso quer dizer que as cidades terão um tempo a mais para concluir os projetos.

A informação que chega é de que este novo ciclo deve ser no meio do ano.

Paralelamente…

Na manhã desta quarta-feira, 10, o prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, procurou o deputado federal Glauber Braga, no gabinete do parlamentar, em Brasília.

Na pauta do encontro, claro, questões relacionadas às emendas de Glauber para Nova Friburgo.

Aspas

De acordo com a assessoria de Glauber, “o encontro foi o mais republicano possível”.

"O que importa é a cidade de Nova Friburgo. No que depender de mim e do nosso mandato, farei o possível para auxiliar da melhor forma possível. A cidade não pode perder recursos, ainda mais para a saúde, porém a prorrogação dos prazos agora depende dos Ministérios", afirmou o parlamentar.

Ou seja...

Conforme a coluna explicou ontem, e ao contrário do que andou sendo noticiado por aí, as três rubricas de Glauber Braga para a Saúde municipal ainda não estão perdidas.

Ainda assim, os desafios à frente da Secretaria de Saúde para que possa receber os recursos não são pequenos.

Aguardemos pelos fatos, portanto.

Por falar nele...

E já que falamos em Glauber, a informação que chega é de que tanto ele quanto o deputado Jean Wyllys sobem a serra na próxima sexta-feira, 12, e participam de debate no Sindicato dos Têxteis a partir das 18h “sobre reformas e a conjuntura nacional”.

União ferroviária

Segue ganhando força a mobilização em torno da preservação ferroviária em Nova Friburgo.

A VOZ DA SERRA publica hoje matéria cobrindo o encontro realizado na semana passada entre representantes do governo municipal e do núcleo friburguense da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária.

Durante o encontro, em essência, todos uniram forças em torno dos objetivos de cada um.

O Museu do Trem por parte da Prefeitura, e o retorno do trem turístico por parte da AFPF.

Confere lá!

Oportunidade

O amigo jornalista, escritor, dramaturgo e roteirista David Massena aceitou o convite para passar um pouco de sua experiência criativa aos mais jovens, através do curso de roteiros intitulado “A arte e a técnica de imaginar, perceber, contar e escrever para a TV, cinema e novas mídias”, ministrado através da Universidade Estácio de Sá.

As aulas vão de 13 de maio a 10 de junho, sempre aos sábados, das 9h às 16h.

Outras informações podem ser obtidas através do endereço: http://extensao.estacio.br.

O Massimo, claro, recomenda fortemente.

Respostas

Até o fechamento desta edição, o colunista havia recebido respostas corretas para o desafio de ontem enviadas por Angelo Rangel, Silvio Poeta, Cláudio Damião, Fernando José, Gustavo Cardoso Lara, Maria Helena Rodrigues de Souza, Gilberto Éboli, Ilse Schreiber Carestiato, Stenio de Oliveira Soares, Márcia Leal Matos e Rosemarie Künzel, que explicou: “Esta é a entrada do cemitério Jardim da Paz, cemitério luterano, um lugar lindo que realmente transmite paz aos que visitam seus espaços. Nele está instalado o Crematório de Nova Friburgo. O primeiro sepultamento foi em maio de 1824, do filho recém-nascido Pastor Sauerbronn. Todos deveriam conhecê-lo.”

Parabéns a todos que acertaram.

Pergunta

Mas, como a vida não espera, é hora de mirarmos um novo desafio.

Aos grandes conhecedores de Nova Friburgo o colunista pergunta: onde foi que o talentoso Henrique Pinheiro fez essa bela foto?

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.