Agenda corrida

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Para pensar

“A ciência é a aproximação progressiva do homem com o mundo real.”

Max Planck

Para refletir

“Somos bons quando fazemos os outros melhores."

Provérbio russo

Agenda corrida (1)

Participação na abertura do I Fórum Estadual dos Segmentos Artísticos, audiência com o prefeito Renato Bravo e encontro com os vereadores antes e durante a sessão ordinária desta terça-feira, 20.

A passagem por Nova Friburgo de André Lazaroni, deputado estadual licenciado e atual Secretário estadual de Cultura, foi repleta de encontros e trocas de informações.

Agenda corrida (2)

Os detalhes a respeito dos dois primeiros compromissos podem ser vistos em matéria que A VOZ DA SERRA publica nesta edição.

Na Câmara, antes de integrar a mesa diretora e fazer um breve discurso a respeito da relação da secretaria com Nova Friburgo e a importância do marco dos duzentos anos da cidade, Lazaroni reuniu-se com todos os vereadores da cidade, num encontro que contou também com a presença do secretário municipal da pasta, Marcos Marins.

Entre outros assuntos, durante o encontro foram abordadas possíveis ações conjuntas para recuperar prédios históricos que possam abrigar projetos culturais do município.

Aspas

"Já temos uma importante relação de parceria com o secretário André Lazaroni, e a minha gestão no Legislativo Municipal está sempre aberta ao diálogo. Foi uma reunião produtiva visando o desenvolvimento artístico e cultural da Nova Friburgo", afirmou Alexandre Cruz.

Favorito

Ainda não houve uma confirmação oficial, mas o Massimo pode antecipar que a tendência é bastante forte.

O vereador Isaque Demani deve ser indicado em breve para presidir a Comissão Especial da Câmara responsável pela elaboração da nova Lei Orgânica Municipal, a ser entregue no bicentenário de Nova Friburgo.

O posto ficou vago na semana passada, quando o vereador Sérgio Louback anunciou que estava se desligando, em caráter irrevogável, desta e de todas as comissões que integrava.

Aliás...

Já que falamos na Câmara, são muitas as notícias a serem dadas envolvendo o Legislativo municipal.

AVS também publica nesta edição matéria a respeito da iminente união de esforços entre as câmaras de Nova Friburgo e Casimiro de Abreu no sentido de cobrar do governo estadual intervenções que tornem menos perigoso trafegar pela RJ-142.

Confere lá.

Pós-verdade

Não muito tempo atrás, houve quem enchesse a boca para dizer que a Câmara estava gastando R$ 55 mil com a compra de mobiliário.

Talvez seja oportuno lembrar que a mesma pessoa, dias antes, havia tentado uma boquinha no Legislativo, sem sucesso.

Verdade

Pois bem, terminado o processo de compra, o valor efetivamente empenhado irá ficar mais de R$ 22 mil abaixo da estimativa inicial.

Isso, claro, a indústria do “caça-cliques” não irá divulgar.

O leitor sabe bem que o colunista não poupa críticas ao que está errado, venha de onde vier.

Neste caso, no entanto, a única crítica cabível é ao lado mais marrom de nossa imprensa mesmo.

Basta!

Em resposta às denúncias tornadas públicas pela Associação de Moradores e Amigos da Ponte da Saudade (Amaps), em especial pelo comunicativo José Roberto Pacheco Folly, a respeito de furtos registrados em meio às obras do interminável Hospital de Oncologia da Região Serrana, a Câmara Municipal irá enviar um comunicado oficial às secretarias estaduais de Saúde e Obras solicitando medidas de proteção ao patrimônio público.

Não estão sós

A situação é revoltante, mas é preciso ter em mente que estes “ratos” não agem sozinhos.

Em cada notícia negativa que venha a ser dada sobre esta tão necessária unidade, há que se reservar parte importante da responsabilidade aos engravatados que tantas vezes fizeram uso eleitoral do sofrimento de quem precisa se deslocar em indizível sacrifício para enfrentar a pior doença de nosso tempo.

Vergonha é pouco.

Justa homenagem

Por iniciativa do vereador Sérgio Louback, e com apoio de todos os demais parlamentares, a Câmara irá entregar uma moção coletiva em louvor ao lendário lutador Márcio Monnerat, atualmente vivendo no Rio de Janeiro,

A cerimônia será realizada no dia 6 de julho, e deve reunir diversos praticantes de artes marciais no plenário.

Em família (1)

O Projeto de Resolução Legislativa 166/17, de autoria do vereador Janio, pretende dar ao prédio onde funciona a sede da Câmara Municipal de Nova Friburgo o nome do ex-prefeito Paulo Azevedo.

Polêmicas e controvérsias à parte, é claro que o político tem estatura histórica mais do que suficiente para credenciá-lo a tal homenagem.

Em família (2)

A questão principal é imaginar se o próprio Paulo aprovaria a mudança, uma vez que o nome atual do imóvel em questão é “Palácio Dr. Amâncio Mário de Azevedo”, em homenagem ao médico, vereador, vice-prefeito, prefeito, deputado estadual e deputado federal que era - vejam só - tio de Paulo Azevedo...

Sem sinal

Diversos leitores escreveram à coluna para reclamar do trânsito na manhã desta quarta-feira, 21, em razão de sinais de trânsito apagados no Centro, muitas das vezes sem a presença de um agente de trânsito para organizar o fluxo de veículos.

A coluna abre espaço aos técnicos da Smomu, caso queiram dar alguma explicação sobre o caso ou dar qualquer satisfação à população.

Respostas (1)

O Massimo recebeu diversas respostas certas para o desafio publicado nesta quarta.

Já Stenio de Oliveira Soares afirmou que “a foto é do chafariz localizado no Country Clube, local que pertenceu à família do Barão de Nova Friburgo, foi construído em 1860 e foi visitado pelo Imperador D. Pedro II”.

Márcia Leal Bastos - que também acertou o desafio anterior, da Praça Dermeval - escreveu: “A foto foi feita no lago, do lado oposto da chegada, onde se faz a volta depois de passar pela casa do Barão”.

Respostas (2)

Rosemarie Künzel cravou: “O Cisne e o menino que compõem essa linda escultura, formando o Chafariz, ficam localizados no centro do lago na ilha do Nova Friburgo Country Clube. Provavelmente, como as pontes do parque, essa peça deve ter sido forjada na França, já que esses lindos jardins foram projetados pelo paisagista francês Glaziou.”

A coluna registra ainda as respostas corretas enviadas pelos parceiros de sempre, Cláudio Damião, Silvio Poeta, Rose Aguiar, Gilberto Éboli, Manoel Pinto de Faria e o bravo Cristielton Viana.

Pergunta

O desafio é de todos, e a imagem de hoje foi feita e enviada pelo ex-vereador e atual subsecretário de Trabalho e Renda, Eder Carpi (Ceará).

Aos amigos, o Massimo pergunta: onde foi feita a foto?

E se alguém souber informar de quem é o busto, tanto melhor!

Abraços e boa sorte a todos.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.