Abade de monastério budista francês visita Friburgo

sábado, 08 de julho de 2017

Para pensar

“Não adianta pensar só em si. Dialogar com o entorno, a escola, o bairro, o outro, não é ser ativista. É ser cidadão. Só a coletividade salva.”

Ilona Szabó de Carvalho

Para refletir

“A pessoa que trabalha duro ganha a inimizade do desocupado."

Provérbio do candomblé

No horizonte

A meteorologia nos ensina que é possível prever com alguma precisão as condições climáticas dentro de determinado período de tempo, a partir daquilo que nos diz a movimentação da natureza hoje.

Na política, às vezes acontece coisa parecida.

Hiato?

Atualmente com sólida representação nas câmaras federal e estadual, Nova Friburgo pode ficar sem deputado em Brasília ou na Alerj daqui a um punhado de anos.

Apenas pode, não é nada certo ainda.

Excesso

No Rio, por dois motivos distintos.

Primeiro, porque o possível excesso de candidatos fortes a uma cadeira na Alerj pode acabar dividindo o eleitorado e comprometendo a eleição de algum nome local.

E, depois, graças à própria corrida pela Prefeitura, que se dará no meio dos mandatos estaduais e deve mobilizar diversos personagens entre o mesmo grupo de candidatos.

Ainda é cedo para se falar nisso, mas a tendência está bem identificada.

Falta

Já em Brasília, a eventual carência de representatividade na Câmara pode se dar por motivo diverso.

É que o deputado Glauber Braga talvez não seja candidato a um quarto mandato no Congresso Nacional.

O líder da bancada psolista goza de bastante crédito junto a seus pares, e, a depender de uma ou outra confirmação, pode ser indicado para concorrer a cargo mais alto.

Bem mais alto.

A conferir.

Por aqui

Por aqui, em nossa esfera municipal, também são esperadas mudanças num futuro muito mais próximo.

A representação do governo na Câmara, por exemplo, deve se dar por outras vias.

O ex-presidente da Casa, Marcio Damazio, graças ao bom relacionamento que mantém com base e oposição, tem sido muito lembrado nos bastidores.

Voando alto

Quem voar pela Gol ao longo do próximo mês verá na capa da revista publicada pela companhia aérea o belo sorriso de Ilona Szabó, friburguense que cada vez mais se consolida como a principal liderança intelectual da juventude brasileira na atualidade.

E, no que depender da densidade da matéria, todo mundo irá aterrissar com excesso de bagagem, incluindo reflexões como aquela reproduzida no “para pensar” de hoje.

Bons ventos divulguem suas ideias, menina!

Hemocentro (1)

Já faz alguns dias, mas o registro é importante.

Na noite de 27 de junho, o projeto de Indicação Legislativa que visa aumentar o horário de atendimento no Hemocentro de Nova Friburgo, proposto pelo vereador Alcir Fonseca, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal.

A Indicação sugere a ampliação do horário, que hoje é de 8h às 11h30, para até as 18h de segunda à sexta, bem como possibilitar o funcionamento aos sábados e domingos das 8h às 11h30.

Hemocentro (2)

O projeto busca “possibilitar a doação entre trabalhadores, estudantes e todos aqueles que desejam doar mas não têm tempo durante a semana no horário atual”.

“Agora contamos com a sensibilidade de nosso prefeito Renato Bravo para que essa Indicação retorne à Câmara como Projeto de Lei para ser votado e aprovado pelos vereadores e em seguida sancionado pelo executivo para se tornar realidade”, afirmou Alcir.

Pente fino

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, na sessão desta quinta-feira, 6, minucioso requerimento de informação protocolado pelo gabinete do vereador Professor Pierre, contendo 30 perguntas direcionadas ao “chefe do Executivo e aos respectivos setores competentes, acerca da transferência do controle societário da empresa concessionária de transporte público Friburgo Auto-Ônibus Ltda e do cumprimento do contrato de concessão”.

Foi uma grata surpresa a Câmara ter aprovado tal iniciativa, e agora resta aguardar que o governo compartilhe as informações que possui a respeito da operação.

A coluna, inclusive, abre espaço para qualquer divulgação a este respeito.

Véu da noiva

Por iniciativa da Comissão de Turismo da Câmara Municipal, o vereador Naim Pedro reuniu-se com o deputado estadual André Corrêa nesta quinta-feira, 6, a fim de buscar apoio para a revitalização da cachoeira Véu da Noiva.

Tendo sido secretário estadual de Ambiente, o parlamentar possui grande influência nesta área.

A comissão de Turismo conta ainda com os vereadores Luiz Carlos Neves e Professor Pierre.

Caps

A Comissão de Apoio aos Servidores Públicos realiza nesta segunda-feira, 10, Audiência Pública na qual serão ouvidas as demandas de funcionários de todos os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em Nova Friburgo.

A reunião tem início previsto para 17h, na própria Câmara.

Nova sede

A Serra Jr. Engenharia, empresa júnior do Instituto politécnico do Rio de Janeiro, inaugurou nesta semana seu novo espaço, que nas palavras do professor Marcelo Verly, é “mais amplo, mais adequado, oferece estrutura melhor e mais autonomia” para os jovens empreendedores.

A foto registra o momento, tendo ao centro Marcos Vinícius Correa e Clarice Lessa, respectivamente ex-presidente e a atual presidente da empresa.

Ópera em Petrópolis

Os colegas de Petrópolis pediram apoio na divulgação, e o Massimo atende, claro.

A ópera "Viva la mamma", 20ª montagem do projeto Ópera na UFRJ, será apresentada no 17º Festival de Inverno de Petrópolis, domingo, 9, às 16h, no Teatro Municipal Dom Pedro, com solistas, coro e orquestra sinfônica da Universidade.

O enredo é muito divertido, a classificação é livre e a entrada é franca.

Palestra

Nova Friburgo recebe nesta terça-feira, 11, uma palestra que deve atrair a atenção não apenas de budistas, mas de diversos interessados em ciências humanas também.

Geshe Jamphel, abade e professor do Monastério de Nalanda no sul da França, visita o Brasil pela primeira vez.

Por aqui, ele dará palestra gratuita a partir das 19h30 no Estúdio de Yoga Samsara, onde também responderá a perguntas dos presentes, traduzidas por Suzana Monteiro.

Certamente um evento muito interessante!

Respostas

Aparentemente o leitor Marcelo Machado pegou pesado na dificuldade da foto enviada, mostrando o belo vaso que a coluna publicou na sexta-feira.

Até o fechamento desta edição apenas Silvio Poeta havia acertado o local.

O parceiro Cristielton Viana também arriscou, e passou perto.

Assim, a coluna dá aos leitores mais alguns dias para que tentem descobrir onde está localizado o belo ornamento, e o desafio volta com novas fotos a partir de terça-feira.

Um ótimo fim de semana a todos!

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.