Lumiar em livro

sexta-feira, 07 de novembro de 2014
Foto de capa

História e histórias dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra estão no livro "Aqui Lumiar: memória e vida social em vozes locais”, do jornalista Mauricio Sianes, contando a história dos dois distritos rurais descrevendo as relações sociais dominantes na região. Maurício é carioca e desde 2006 mora no 5º distrito. Trabalhou em A VOZ DA SERRA, é mestre em Sociologia e professor da Universidade Candido Mendes campus Nova Friburgo. O livro será lançado no dia 14 de novembro na sede da Banda Euterpe Lumiarense; no dia 19 na Banda Euterpe Friburguense e no dia 6 de dezembro na Usina Cultural Energisa.

 

Quase humano

Uma combinação da palavra "androide” e "kodomo” (criança em japonês) deu origem ao robô Kodomoroid, uma inovação tecnológica elaborada pelo norte-americano Robbie Allen, fundador da Automated Insights, que desenvolveu uma correlação possível entre a robótica e o processo mental da escrita, criando o primeiro robô jornalista. A previsão de seus criadores é que, a partir de 2025, 90% das notícias acessíveis ao grande público serão produzidas por robôs, oferecendo grande capacidade de armazenamento de informação e de versatilidade de idiomas. 

Na apresentação aos jornalistas em Tóquio, Kodomoroid leu duas notícias, numa linguagem perfeita e sem atropelos, pestanejando e acenando a cabeça, sem aparentar "nervosismo”, com um aspecto quase humano.

Comparando com um jornalista humano, enquanto este tem uma jornada de trabalho limitada, o robô trabalha 24 horas por dia, fala 124 idiomas e tem apenas 65cm de altura. Só resta saber se ele ganhará o Prêmio Pulitzer ou o Esso de Jornalismo.


Linha do tempo 

Os urologistas não costumam mandar notícias. Portanto, não se preocupem em ligar para marcar a próxima consulta. Um ano depois, certo?


História poética

Discórdia — Deusa que Júpiter expulsou do céu, devido às contínuas desordens que suscitava entre os deuses. Tanta cólera concebeu que não a convidaram para o casamento de Peléo e Thetis. Inconformada, decidiu vingar-se lançando sobre a mesa um pomo de ouro escrito com as seguintes palavras: "à mais formosa”. Juno, Pallas e Vênus disputaram o pomo, até que Paris, por ordem de Júpiter, pôs termo à disputa em favor de Vênus e deu início a um sem-número de infelicidades. A discórdia é representada com uma cabeça de serpente com uma tocha acesa em uma das mãos e na outra uma cobra e um punhal, com os olhos espantados, a boca espumante e as mãos ensanguentadas.

(extraído do Dicionário da Fábula, Livraria Garnier, Paris)

 

(Foto: Amanda Tinoco) 


Bilhete azul 

Há inúmeras formas criativas de se dizer o óbvio: "sacrificar-se pela equipe”, "receber o bilhete azul”, "tirar um tempo para se reorganizar”, "ir em busca de novos desafios”.

Na verdade, todas essas expressões querem dizer a mesma coisa — justamente aquela que ninguém quer dizer: "Fui demitido”.

O site de perguntas e respostas Quora revelou alguns eufemismos mais criativos que elas já ouviram para "demissão”. Eis algumas das respostas.

"Não sei como esse escritório funcionaria sem você! Mas a partir de segunda-feira, eu vou descobrir”; 

"Eu tive que dar um tiro em outro refém hoje. O resto da equipe estava começando a ficar relaxada”.

"Nós decidimos que seu perfil e seus talentos são ideais para o setor de freelancers”.

"Vamos realinhar os recursos para a estratégia corporativa’”, 

"Reciclar nosso pool de criatividade”

"Repensar o futuro”.

"Nossa empresa precisa ter um tamanho mais inteligente”.


Anjo de Kobani

Nos últimos dias, milhares de pessoas compartilharam nas redes sociais comentários sobre "Rehana”, bem como imagens supostamente identificando a mulher apelidada de "Anjo de Kobani”. 

De acordo com relatos, a jovem é uma guerrilheira curda cujas façanhas parecem notáveis mesmo para a reputação dos valente Pershmerga — como são chamados os guerrilheiros curdos. Ela seria responsável pela morte de mais de 100 combatentes do ‘Estado Islâmico’ na batalha pelo controle da cidade síria e teria se engajado na luta após a morte de seu pai pelo EI.








TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.