IMPRESSÕES - 15/11/2014

sexta-feira, 14 de novembro de 2014
Foto de capa

Uma artista que mexe com o Rio

Não tem como não se render às cores vibrantes da artista plástica Denise Berbert, friburguense com jeitão mundial, que faz nova exposição na Aliança Francesa de Niterói. Sucesso de público e crítica, a artista dá novos tons a imagens folclóricas da paisagem carioca, colorindo ícones como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a mulata curvilínea, as bicicletas, os Arcos da Lapa, os guarda-sóis. Um trabalho que lhe rendeu exposições na França e na Alemanha. E promete continuar assim, colorindo a paisagem brasileira

 

Olhar eletrônico 

Esta simpática engenhoca tem feito fotografias maravilhosas e inéditas de Nova Friburgo. Trata-se de um drone, uma das maiores revoluções da era tecnológica, utilizada anteriormente para fins militares, mas que foi abraçada pela sociedade para as mais diversas atividades. Em Nova Friburgo, o fotógrafo e cinegrafista André Alonso e seu drone têm feito imagens belíssimas que mostram não apenas a cidade mas registra eventos sociais os mais diversos.

 

Linha do tempo

Rubem Alves, Ariano Suassuna, João Ubaldo Ribeiro, Gabriel Garcia Marquez, Manoel de Barros. O ator Robin Williams selecionou muito bem o elenco para a encenação celestial de A Sociedade dos Poetas Mortos.

 

Fábula

Verdade – divindade alegórica, filha de Saturno e mãe da Virtude. Representa-se na figura de uma mulher com ar majestoso e vestida com simplicidade.

Virtude – divindade alegórica, filha da Verdade. Representa-se na figura de uma mulher, com ar natural, vestida de branco. Quando se considera como a Força, é representada na figura de um velho com uma maçã na mão. 


Beijo famoso 

Essa imagem, feita pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt, registra a euforia americana com o fim da II Guerra Mundial. Esse jovem marinheiro estava beijando todas as mulheres que encontrava pela praça, fosse ela "uma avó, magricela, gordinha...”


O pintor da solidão

Edward Hopper (1882-1967) foi um pintor, artista gráfico e ilustrador norte-americano conhecido por suas misteriosas pinturas de representações realistas da solidão na contemporaneidade. Em ambos os cenários urbanos e rurais, as suas representações de reposição fielmente recriadas refletem a sua visão pessoal da vida moderna americana. A melhor pintura conhecida de Hopper, "Aves da Noite” (1942), na foto acima, mostra clientes sentados em um balcão de um restaurante. O severo jogo de luz do restaurante mostra a noite pacífica do lado de fora. Os clientes, sentados nos tamboretes ao redor do balcão, aparecem isolados. 


Crianças palestinas

Khaled Juma, autor e poeta palestino, faz tributo às crianças da Faixa de Gaza – onde pelo menos 506 delas foram mortas desde que Israel começou seus últimos bombardeios.


"Oh crianças travessas de Gaza”

"Vocês que constantemente me perturbam com seus gritos debaixo da minha janela”

"Vocês que enchem todas as manhãs com suas correrias e bagunças”

"Vocês que quebraram meu vaso e roubaram a solitária flor da minha varanda”

"Voltem”

"E gritem o quanto quiserem”

"E quebrem todos os vasos”

"Roubem todas as flores”

"Voltem…”

"Apenas voltem…”



TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.