Colunas
IMPRESSÕES - 14/02/2015
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015
Alegria, alegria
O carnaval está às nossas portas e a palavra de ordem é alegria. Nos dicionários, a palavra quer dizer contentamento, júbilo, prazer moral; regozijo, divertimento, festa, acontecimento feliz. Porém, seu significado vai mais longe, quando é definido por escritores, poetas, pensadores. Além da filologia, ela está dentro de nós. O que pensam eles sobre a alegria?
"Perdido seja para nós aquele dia em que não se dançou nenhuma vez! E falsa seja para nós toda a verdade que não tenha sido acompanhada de uma risada.” (Nietzsche)
"Toda a poesia — e a canção é uma poesia ajudada — reflete o que a alma não tem. Por isso, a canção dos povos tristes é alegre e a canção dos povos alegres é triste.” (Fernando Pessoa)
" A vida é muito importante para ser levada a sério.” (Oscar Wilde)
"A alegria evita mil males e prolonga a vida.” (Shakespeare)
"Há poucas coisas tão fatalmente contagiosas como a alegria das pessoas sérias.” (Julio Dinis)
"A alegria é a verdadeira prova dos nove.” (Oswald de Andrade)
"Esperar uma alegria também é uma alegria.” (Byron)
"É melhor ser alegre que ser triste. A alegria é a melhor coisa que existe.” (Vinicius de Moraes)
"A alegria não está nas coisas, está em nós.” (Goethe)
Fábula
Alegria – um dos atributos peculiares de Vênus, a deusa do amor, filha do céu e da terra.
Felicidade – divindade alegórica, a qual se construiu um templo em Roma,. Representava-se na figura de uma rainha assentada em seu trono, com um caduceu em uma mão e na outra o corno da abundância. E também se apresenta de pé com uma lança na mão.
Friburgo para pessoas
A derrubada dos eucaliptos na Praça Getúlio Vargas, além de causar consternação a muitos cidadãos, levantou também uma questão que não vem sendo bem gerenciada pelos nossos administradores, qual seja, a melhor forma de se viver em Nova Friburgo. A cidade está preparada para conviver com seus habitantes? E seus habitantes, estão satisfeitos com a cidade em que vivem?
A resposta não é simples, pois afinal os planejadores suam os cabelos para dar uma fisionomia humana aos centros urbanos, enquanto outros ainda não se deram conta desta necessidade cada vez mais importante para vivermos em harmonia numa sociedade que cresce ano a ano e exige mais e mais dos seus governantes.
Para Nova Friburgo, a necessidade já chegou. Crescimento desordenado, mobilidade urbana, meio ambiente, moradia, lazer, saúde e educação são algumas carências que ainda não foram superadas. Enquanto isso, a população sofre o martírio da espera. Precisamos mudar este quadro. O que podemos fazer, além do governo? Quais são as nossas alternativas? Um desafio de todos nós. Afinal, como diz o Dalai Lama, "a responsabilidade de todos é o único caminho para a sobrevivência humana”. Vamos dar uma virada sustentável na cidade.
O que pode ser feito?
Use conscientemente a água
Consuma energia limpa
Adote projetos sociais de voluntariado
Utilize transporte alternativo com uso de ciclovias e ciclofaixas
Recupere as áreas degradadas
Recicle o lixo doméstico
Combata o desperdício
Preserve os espaços públicos
Cultive alimentos sem agrotóxicos, fertilizantes e pesticidas
Plante árvores
Amplie sua consciência ligada à qualidade de vida
Linha do Tempo
"A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba".
João Guimarães Rosa, escritor
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário