A Pedra do Cão Sentado nos representa?

quinta-feira, 10 de março de 2016

Nova Friburgo caminha para os seus 200 anos em 2018. Ao longo de quase dois séculos passou por diversas representações: Morro Queimado, em referência à fazenda onde se instalou a vila de Nova Friburgo; Colônia dos Suíços; Suíça Brasileira; Paraíso Capitalista e finalmente capital da moda íntima. Há controvérsia sobre a representação do município como capital da moda íntima já que o setor metal-mecânico e de agronegócios emprega e gera muito mais riquezas do que o setor de lingerie.

Afinal, que imagem simboliza a cidade? Particularmente entendo que deveríamos abandonar a Pedra do Cão Sentado e substituirmos pelo nosso maciço de montanhas que possui maior grandeza. As nossas montanhas são o alinhamento mais importante do Brasil em termos geográficos, com 1.500 quilômetros de extensão. Logo, por que não esse panorama nos representar?

Nossa cadeia de montanhas forma uma paisagem bem mais atraente do que a simplória Pedra do Cão Sentado. E elas são muitas: Três Picos, Pico da Caledônia, Pedra do Capacete, Morro do Ronca-Pedra, Pedra Cabeça de Dragão, Pedra da Mariana, Pedra da Boa Vista, Pedra Garrafão, Pedra do Faraó, Pedra de São Caetano, Pedra da Babilônia, Pedra da Catarina Pai, Morro do Gato, Pedra do Chapéu da Bruxa, Pico da Sibéria, Pedra da Pirâmide, Pico do Von Veigl, Pedra Janela das Andorinhas, Duas Pedras, Pedra da Benfica, Pedra do Porcelet, Pedra da Catarina Mãe, Pedra do Eco, Pedra do Imperador, Pedra dos Maffort, Morro da Cruz, Pedra da Catarina Filho, Pedra Riscada, Pedra Eller, Janeladas Andorinhas, Morro São João, Pico do Filó, Pedra de Santa Luiz, Morro do Shangrilá e a Pedra do Cão Sentado.

Que representação desejamos de Nova Friburgo? Se adotássemos o nosso maciço, nossa cadeia de montanhas que são frequentemente objeto de caminhadas ou escaladas, não atrairíamos mais a atenção do que a simplória Pedra do Cão Sentado? O simpático cãozinho virou uma personagem nas mãos mágicas do cartunista Silvério, mas não representa o município. Se fôssemos adotar uma única montanha, historicamente duas concorreriam para representar o município: os Três Picos, no Campo do Coelho e as Duas Pedras, no bairro de mesmo nome. Os Três Picos, localizados na região outrora denominada de Terras Frias foram as primeiras montanhas avistadas pelos colonos suíços e alemães que chegavam de sua longa jornada de subida da Serra da Boa Vista.

Nas Terras Frias, o Barão de Nova Friburgo possuía a Fazenda São Lourenço e temos informações de que em fins do século 18 já havia ocupação dessa região. Já as Duas Pedras tem uma particularidade ainda mais interessante. Deu nome a Fazenda do Morro Queimado, sede da vila de Nova Friburgo. As montanhas das Duas Pedras eram chamadas de morro queimado devido a sua cor tisnada, acinzentada, típica das montanhas graníticas.

Das janelas da casa grande da Fazenda do Morro Queimado avistavam-se as imponentes Duas Pedras e tinham tanta visibilidade e importância que deu nome à propriedade. Normalmente as fazendas tinham ou o nome de um santo ou de um acidente geográfico. Logo, uma dessas duas montanhas representaria o nosso município por razões históricas. No entanto, seria muito mais interessante, se o conjunto delas nos representasse. Conforme o hino do município: “Estas serras de enorme estatura, alcançando as nuvens do céu são degraus colocados na altura, são escadas que vão para o céu.”

  • Foto da galeria

    Burmeister representou um maciço de montanhas

  • Foto da galeria

    Steinmann representou as Duas Pedras sobre a casa grande da Fazenda do Morro Queimado

TAGS:
Janaína Botelho

Janaína Botelho

História e Memória

A professora e autora Janaína Botelho assina História e Memória de Nova Friburgo, todas as quintas, onde divide com os leitores de AVS os resultados de sua intensa pesquisa sobre os costumes e comportamentos da cidade e região desde o século XVIII.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.