Colunas
Bicentenário de Nova Friburgo: 16 de maio ou 3 de janeiro?
quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
Recordemos que caminhamos para o 200° aniversário da cidade. A data da fundação de Nova Friburgo é motivo de polêmica entre alguns historiadores. Teria sido na data da assinatura do decreto estabelecendo uma colônia de suíços na Fazenda do Morro Queimado, em 16 de maio de 1818, ou na data em que a colônia recebe o “status” de vila, em 3 de janeiro de 1820? Em 1967, essa discussão foi levantada em razão da proximidade do 150° aniversário da cidade. Ele seria celebrado em 16 de maio de 1968 ou em 3 de janeiro de 1970? Envolveram-se na discussão a Academia Friburguense de Letras, o prefeito, a imprensa e a sociedade em geral. Um instituto histórico foi consultado para dirimir o conflito que deu o parecer favorável ao dia 3 de janeiro de 1820. Mas na ocasião, esse parecer não foi acatado pois o dia 16 de maio já estava consagrado como a data de festividade da cidade.
O importante jornalista Pedro Cúrio escreveu o seguinte editorial: “Preferimos qualificar as festividades destes dias como festividades friburguenses, do que comemorativas da fundação de Nova Friburgo (...) a comissão cometeu um erro de data (...). Nesta data, em 1818, D. João VI aprovou o contrato comercial com Sebastian Nicolas Gachet, a fim de estabelecer uma colônia de Suíços na Fazenda de Morro Queimado, no distrito de Cantagalo, obrigações essas já assinadas em 11 de maio. (...) Em 3 de janeiro de 1820 sim, foi que D. João VI baixou o Alvará criando a Vila de Nova Friburgo...” Cúrio afirmava que em 16 de maio de 1818, D. João VI informava ao desembargador do Paço, Monsenhor Pedro Machado de Miranda Malheiros, que aceitava as proposições para o estabelecimento de uma colônia de suíços e aprovava as “condições”, composta de vinte e quatro artigos, para o estabelecimento da colônia de suíços: “Urge, porém, que o erro histórico não se repita, num menosprezo pela realidade dos fatos”, finaliza Pedro Cúrio essa questão na ocasião em que passou a pesquisar para escrever o seu livro “Como surgiu Nova Friburgo”.
Se formos voltar no tempo, ao final do século XIX, de fato 16 de maio não era uma data significativa na mentalidade do friburguense oitocentista. A data onde se estabelece o nascimento de Nova Friburgo era o dia 3 de janeiro de 1820, quando a colônia recebeu o “status” de vila. O jornalista José Antonio de Souza Cardoso, no artigo publicado em O Friburguense, no editorial “Datas Memoráveis”, em 1893, via de fato o dia 3 de janeiro como uma data muito importante somente comparável ao dia 8 de janeiro de 1890, quando Nova Friburgo atingiu sua maioridade, passando de vila a cidade. Segundo ele, foi no dia 3 de janeiro de 1820 que “Nova Friburgo entrou para o mapa das poucas vilas que então existiam, dando aos habitantes vantagens e regalias que até então não possuíam, e que, antes, para gozá-los, tinham de atravessar uma multidão de serras e maus caminhos, afrontando grandes perigos, fazendo enormes dispêndios e suportando inúmeros incômodos”. Esta data foi tão importante que se tornou nome de rua em Nova Friburgo, a Rua 3 de Janeiro, atual Monsenhor Miranda.
Para o historiador Martin Nicoulin, não convém escolher 16 de maio de 1818 ou 3 de janeiro de 1820 como data de fundação de Nova Friburgo. Segundo ele, Nova Friburgo somente nasceu de fato nos dias 17 e 18 de abril de 1820, quando ocorreu o encontro dos primeiros habitantes da vila para celebrar a sua fundação. Logo, temos aí opiniões divergentes quanto a data de celebração do aniversário de Nova Friburgo.
Na minha opinião, a data para a comemoração seria de fato o dia 3 de janeiro de 1820. Afinal o decreto de 16 maio de 1818, assinado por D. João VI, cria a colônia de suíços no Brasil, e não o município de Nova Friburgo. E cumpre destacar que colônia de suíços permaneceria vinculada à jurisdição de Cantagalo caso Nova Friburgo não tivesse sido elevada à categoria de vila. Nova Friburgo não existia oficialmente em 16 de maio e somente quando se instituiu o termo de Nova Friburgo, dotando-a de uma Câmara Municipal, pelouros de justiça e patrimônio próprio. Logo, foi no dia 3 de janeiro de 1820 que surgiu o município. Bem se é uma discussão estéril ou não a verdadeira data da fundação de Nova Friburgo cabe a comissão dos preparativos dos 200 anos decidir, ouvindo setores da sociedade. O meu objetivo não é levantar polêmica, mas tão-somente fazer o registro dessa questão que faz parte de nossa história.
Um feliz ano novo a todos os leitores de A VOZ DA SERRA!
Janaína Botelho é professora de História do Direito na Universidade Candido Mendes e autora do livro “História e Memória de Nova Friburgo”. historianovafriburgo@gmail.com
![Janaína Botelho Janaína Botelho](https://acervo.avozdaserra.com.br/sites/default/files/styles/foto_do_perfil/public/colunistas/janaina-botelho.jpg?itok=viiurzV-)
Janaína Botelho
História e Memória
A professora e autora Janaína Botelho assina História e Memória de Nova Friburgo, todas as quintas, onde divide com os leitores de AVS os resultados de sua intensa pesquisa sobre os costumes e comportamentos da cidade e região desde o século XVIII.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário