Colunas
Sigamos o exemplo
sábado, 29 de julho de 2017
Edição de 29 e 30 de julho de 1967
- O MDB firma acordo com político parlamentar com a administração Geremias Mattos Fontes, fazendo parte do protocolo aprovado a participação emedebista no secretariado.
- Trajano de Morais: O deputado Ordener Velloso e o prefeito João de Morais Souza estiveram no gabinete do secretário de saúde para reiterarem ao doutor titular daquela pasta a designação de um médico para o posto de saúde do município de Trajano de Morais.
- Ligação Norte - sul. Mercê de sua posição geográfica, Nova Friburgo vai tornar-se, em breve, o principal eixo rodoviário do Estado. Aqui cruzarão importantes estradas-troncos, demandando todas as direções: o norte do estado, rumo ao Espírito Santo e Bahia; o leste, vertendo para a costa do sol; o sul, na direção do Rio e Niterói; o oeste, buscando de um lado Teresópolis e do Outro Minas Gerais. Não há outra passagem se não o vale onde está a cidade; a circulação terá que ser por aqui.
- Intercâmbio musical. Retribuindo a visita, que lhe fez a Lira Guarany nas festas do seu centenário, a Euterpe Friburguense irá a Campos, sob a batuta de Amadeu Teixeira, seu regente. As bandas musicais de amadores são a alegria das cidades do interior. Friburgo é a terra da música e os 104 anos de existência da laureada Euterpe são a prova de que cultivamos com carinho a arte que imortalizou Carlos Gomes, a Campesina, que festejará seu centenário em 1970, e a Euterpe, formam uma dupla da maior penetração no mundo da música.
PÍLULAS
- A comissão designada pelo secretário Élio Solon de Pontes para apurar o momentoso assunto da graciosa distribuição de contratos de professoras, já iniciou o seu trabalho. Como anunciamos, estaremos nos “calcanhares” da dita cuja comissão e prontos para a tarefa a que nos obrigamos desde o início do affaire.
- Os meios políticos do município estão sendo movimentados para o embate das urnas, em novembro do próximo ano. Fala-se numa quase impossível coligação de homens, a esta altura sem maiores vínculos partidários com o propósito único de vencer o candidato do atual prefeito. Assim é que, está cogitada uma chapa para o prefeito uma legenda e duas sub-legendas, que seria integrada por três dos nomes abaixo: Paulo Cordeiro, Feliciano Costa, Vanor Tassara Moreira, Ariosto Bento de Mello, João Aguilera Campos e César Guinle.
- O fato é que, nos redutos dos arenistas o assunto sucessão municipal é a constante. Dos nomes acima apontados, apenas três concorrerão. Os demais não disputarão a vice, cuja vaga está, em princípio, destinada a elemento emedebista. Não se trata, porém, de nenhuma coligação partidária.
COLUNAS
- Pedro Cúrio em “Ordem do Dia” assina: Sigamos o exemplo. “A preocupação predominante dos americanos é educar e instruir a mocidade de hoje. Todas as forças econômicas do país são convocadas para a batalha do saneamento intelectual dos seus filhos. Segundo o deputado federal, Gonzaga da Gama, recém chegado de lá, a nação americana está mobilizando os industriais capitalistas e financistas no sentido de cooperarem na missão primordial de facilitar e ajudar a mocidade idealista e desprovida de recursos. Nas escolas, colégios acadêmicos e universidades americanas não se conhece o que seja excedente, pois as portas estão sempre abertas aos estudiosos. Sigamos o exemplo.
- W. Robson em “Nova Friburgo na Sociedade” assina: Um trapo de mulher. Os olhos do mundo, destacadamente os jornalistas mais que quaisquer outros olhos, não podem, não devem e não tem o direito de apenas pararem sobre o alvo belo da vida. Deus, acreditamos, não nos deu este maravilhoso sentido, tão somente para ficarmos extasiados ante a beleza em forma delicada de flor, dos encantos de uma juventude saudável ou de uma mulher atraente. Se ontem engalanaram-se com os encantos de lindas moças num desfile Bangú, hoje, com imensa piedade veem e mostram a todos vocês uma andrajosa mulher trapo que desfila na miserável passarela da demência, tendo como palco as ruas da cidade e como cenários as portas imundas dos botequins e o gelo que corta as nossas noites.
- Em Retalhos J. B da Silva destaca: Uma visita ao amigo Worms e aos sogros, acamados, após intervenções. Retorno rápido é o que lhes desejamos. Colônia espanhola em festas, com São Tiago Maior. P. Salvador, emocionado, rezou pela paz na Espanha e no Brasil. Na única, um conhaque legítimo -- fundador -- e a promessa de, no ano seguinte, uma festança, caso não morra o presidente. CGM, conhecido como CM é mau pagador. Está devendo um jantar ao Fernando Vassallo, Manelito e JB, há mais de cinco anos...E não demonstra a mínima vontade de saldar o compromisso.
Há 50 anos
Há 50 anos
Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário