Colunas
Rolha de muitos quilates
sábado, 24 de junho de 2017
Edição de 24 e 25 de junho de 1967
- Presidentes de Assembleias no Legislativo Fluminense. Assembleia fluminense recebeu a visita de representantes de 12 legislativos do Brasil, que pertencem à União Parlamentar Interestadual. Fidalgamente recebidos pelos presidentes Álvaro Fernandes e demais componentes da Comissão Executiva com os quais almoçaram, mais tarde os visitantes ilustres foram homenageados em plenário, inclusive sendo chamados para compor a Mesa dos trabalhos.
- Colégio Estadual em Friburgo. O deputado Álvaro de Almeida está na pista dos interesses do nosso ensino. Íntegra da proposição que foi recebida com alvíssaras pela nossa opinião pública: “No governo que antecedeu o atual foi criado por decreto do então governador Theotônio de Araújo, um Colégio Estadual em Nova Friburgo. Cidade industrial, com uma grande população operária, crescendo vertiginosamente, Nova Friburgo necessita, com urgência, da ajuda dos poderes federal e estadual para a melhoria do seu sistema de ensino. Grande vultos da administração e da política nacional e estadual tiveram suas inteligências buriladas na grande cidade serrana.
- Novo presidente do Lions Clube. Toma posse no alto cargo de presidente do Lions Clube de Nova Friburgo, às vinte horas do próximo dia 1º de julho, o Tenente Manoel Carneiro de Menezes, que atualmente chefia o Departamento de Turismo e Certames da nossa municipalidade. O jantar festivo, durante o qual será empossada toda a dirigência do conceituado clube de serviços comunais, terá lugar no Hotel Bucsky.
- Álvaro de Almeida -- Casa de Euclides da Cunha. O governo fluminense houve por bem criar, na cidade de Cantagalo, a casa de Euclides da Cunha. Foi um meio de se conservar e cultuar uma das glórias da cultura e da inteligência de nosso estado que muitos por este Brasil afora julgam ter nascido no Estado de São Paulo. Mas, pelo que sabemos, construído o prédio e nomeados os funcionários, nada mais se fez, não havendo sequer necessário mobiliário para compor aquela casa.
- Professora Malheiros: vice-diretor do ensino superior do Ministério da Educação. O nosso conterrâneo professor Luiz Gonzaga Malheiros acaba de ser nomeado para um alto cargo federal, qual seja, o de vice-diretor do ensino superior do Ministério da Educação e Cultura.
PÍLULAS
- Um governo que procura sonegar informações das suas atividades aos representantes do povo peca pela base, não só relativamente aos ditames democráticos mas, principalmente, pelo elementar dever de não colocar panos quentes nos seus auxiliares diretos, quando os mesmos prostituem os cargos e enlameiam a reputação da administração.
- Há tanta coisa nublada em matéria de responsabilidade na Educação, que até o momento não foram respondidos os requerimentos de informações do deputado Álvaro de Almeida, no que respeita ao “engolimento” de 17 lugares para professoras contratadas e que foram preenchidos sem as formalidades legais. Onde está o inquérito? Cadê a apuração dos fatos? Garantimos que a coisa não ficará esquecida…
- O pavor dos órgãos administrativos em fornecer explicações sobre certas “marmeladas” é de tal envergadura que entre os dispositivos impugnados junto ao supremo Tribunal pelo governo fluminense está incluindo o altamente moralizado que obriga os secretários de Estado a, no prazo de trinta dias, dizer sobre tudo que lhes for perguntado pelos delegados do povo. Rolha deste quilate só pode partir de desavergonhados fascistas…
- Sempre que os administradores fogem das explicações que lhes compete, o povo tem o direito de duvidar das suas idoneidades. É o que está acontecendo…
COLUNAS
- Em Sociais AVS registra o matrimônio de: “em questão de horas estarão chegando em Atenas, capital da Grécia, a senhora Norma Pimentel Katsilis e o senhor Michel Katsilis. Em Valão do Barro, na Igreja de Nossa Senhora do Livramento, serão unidos pelo matrimônio, no dia 24 próximo, o par Ilma - Marailton. Na capela do Colégio Anchieta, será realizado no dia 8 de julho o enlace matrimonial do senhor Roberto Vila com a senhora Alba Maria Branco.
- Em Sociais, AVS registra os aniversários de: Ernesto Victor Hamelmann, Nair Bravo Mastrângelo (25); Dilermando Lemos, América Gripp Lemos, Madre Lúcia Braune, Frederico Rosenthal, Alice Pinto da Costa (28); Prudêncio Rodrigues Miranda (29); Maria das Graças, Henrique Malheiros, Therezinha Ventura Couto (30); e Yêda King (1º).
- Pedro Cúrio em Ordem do Dia assina Movimento Bibliográfico: Seis dramas de Ibsen estão reunidos num só volume, na coleção de clássicos de bolso, das edições de ouro, traduzidos por Vital de Oliveira e prefaciados por Otto Maria Carpeaux, além de interessantes ilustrações. Ciência do Direito filosofia e metodologia jurídica do laureado professor Edgar Bodenheimer, da Universidade de Utah, que a editora Forense publicou, traduzida pelo Desembargador Enéas Marzano, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
- W. Robson em Nova Friburgo na Sociedade assina “E só!”: O desfile Bangú, realizado sábado último na SEF, constitui-se autêntica atração social. Viveu o clube do alto daquela serra, uma esplendorosa noite de elegância e beleza, estrelada pela encantadora jovialidade de Angela Kramer (maravilhosa), Maria Cecília Bachini (personalíssima), Vera Lúcia Lima (atraente), Tamara Cintra (impecável), Isidora Lucimar Oliveira (correta), Eliane Raposo (mimosa), Wilma Villaça (ótima) e Eliane Abicalil (agradabilíssima).
- Em Retalhos, J.B da Silva destaca: Maria Helena e Getúlio, o compromisso dia 15, na capela dos namorados, para satisfação de suas familiares e… própria. Agradecimento pelo convite e votos de perene felicidade. Ainda no assunto casamento, o de Nelson e Laura Maria foi certamente o acontecimento social do ano. Catedral superlotada, prova de quanto são estimados.
Há 50 anos
Há 50 anos
Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário