Preço da carne bovina caminha para a estratosfera

sábado, 11 de janeiro de 2020

Edição de 10 e 11 de janeiro de 1970
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchetes: 

  • Carne de vaca caminha para a estratosfera - Item teve aumento de mais de 200 cruzeiros velhos no quilo sem qualquer aviso e demonstração de autorização das autoridades. Existe algum órgão de controle de preços? Para quem e para onde o povo pode apresentar suas queixas e reclamações.
  • Enorme atividade prenuncia o melhor Carnaval de todos os tempos - Tanto o Nova Friburgo Country Clube, como a Sociedade Esportiva Friburguense e o Clube de Xadrez já estão em regime de 24 horas de trabalho para a ornamentação dos salões para os bailes carnavalescos.
  • Aviso urgente da prefeitura - mudanças no calendário fiscal - A Prefeitura de Nova Friburgo introduziu modificações no seu sistema de arrecadação, relativo aos impostos prediais – territoriais e taxas de serviços urbanos, adotando o seguinte calendário fiscal para o exercício financeiro de 1970 acabando, portanto, com o pagamento mensal. Os tributos devem ser quitados agora trimestralmente: 1º trimestre (janeiro, fevereiro e março), pagamento até o dia 31 de janeiro – sem multa, sem correção monetária e sem juros de mora; 2º trimestre (abril, maio e junho), pagamento até 30 de abril; 3º trimestre (julho, agosto e setembro), até 31 de julho; 4º trimestre (outubro, novembro e dezembro), até 31 de outubro. As modificações visam facilitar o contribuinte e gerar economia, já que as guias de imposto tem um alto preço unitário que, no ano passado, chegou a Ncr$ 0,30 ou Ncr$ 300 havendo necessidade de emitir cerca de 300 mil guias, 12 para cada imóvel (casa ou terreno), independente das fichas individuais de cada contribuinte, nas quais é feito o lançamento de quitação do imposto pago.
  • Geremias chama os dignos - O governador do Estado do Rio de Janeiro, Geremias de Mattos  Fontes preconizou a valorização da função política no Estado com o lançamento de homens dignos para a representação popular, frisando que caberá ao povo acertar, escolhendo os melhores a fim de que o Estado do Rio e o Brasil possam encontrar a normalidade política e acelerar o seu desenvolvimento. “Vivemos uma época em que há necessidade do povo escolher homens que coloquem o interesse público acima dos seus próprios interesses”, destaca o governador. 
  • Sociedade Musical Campesina Friburgo celebra seu centenário - Agremiação celebrou 100 anos no último dia 6 e festejou em alto estilo com uma série de atividades e apresentações que movimentaram a cidade. 

Pílulas

  • Continuamos a sentir algo um tanto ou quanto estranho no que respeita a falta de fiscalização, por parte dos órgãos controladores da qualidade, do peso e dos preços dos gêneros alimentícios e dos artigos essenciais aos lares. Cada qual faz o que quer, quando quer e vende pelo valor que entende. Uma balbúrdia. No que respeita aos veículos, continua a imperar a falta de respeito aos direitos dos transeuntes, não há limitações para as desenfreadas velocidades e o que é também grave: uso indevido e ilimitado das buzinas com barulheira infernalíssima das descargas abertas, notadamente nas partidas dos ônibus dos pontos. E, viva o barulho. E, viva o não cumprido Código do Trânsito.
  • Foi retirada a máquina do trem de ferro de nosso principal jardim e a “moçada” apelou para o ministro da Viação. Foram retirados alguns poucos eucaliptos da mesma praça, e a “velharia” apelou para o ministro da Agricultura. Será que os “pândegos” – tanto a moçada quanto a velharia – ainda pensam que Friburgo não tem dono, que qualquer um vai metendo o bedelho por aqui, como se isso fosse casa da sogra? Salvo uns raros casos de pessoas bem intencionadas, o resto é politiquice de inexpressivos, piegas de saudosistas muito distanciados da realidade e, de inocentes úteis, para não dizer bocós.

Sociais

  • AVS registra os aniversários de: Rubem Leal Pinto, Lúcia Martinez e Márcio Lugon (10); Pedro Paulo Cúrio, Oswaldo Zariffe e Cristina Sichel (11); Waldir de Moraes Bezerra (12); João Hélio Rocha, Elias Marra da Silva e Reginaldo Amim (13); Heloísa Valle (14); Lêda Felga (15).

 

Foto da galeria
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.