O Plano Nacional de Saúde será inaugurado em Friburgo

sábado, 07 de julho de 2018

Edição 7 e 8 de agosto de 1968
Pesquisado por Guilherme Alt

Manchete:

  • O Plano Nacional de Saúde será iniciado em Friburgo, no dia primeiro de agosto: Em nossa cidade, o grupo de técnicos do Ministério da Saúde que vai superintender a campanha. Daqui partirão os ensinamentos e as derradeiras instruções para a execução da medida em todo o território nacional. Vários grupos de trabalho chefiados pelo Ministro da Saúde, operarão em consonância com a nova lei: verdadeira revolução nos processos de assistência médica brasileira. A Sociedade Nacional de Medicina já deu o seu assentimento ao plano e cooperará intimamente com as autoridades.
  • O Legislativo inicia seus trabalhos em novo ambiente: Entregue a clarividência da presidenta Laura Milheiros de Freitas, a Câmara Municipal de Nova Friburgo iniciou no último dia 3, mais um período de sessões normais e previstas na Lei Orgânica. Bem cuidadas e totalmente pintadas as salas do Legislativo, inclusive o seu plenário, apresentam um aspecto agradável, demonstrando a ativa e inteligente  dirigente da Casa do Povo um grande cuidado para as coisas do poder cúpula da democracia.
  • Hoje, em Friburgo, o almirante Amaral Peixoto, autêntico líder da política nacional: Hoje, sábado, por volta das 12h, chegará a nossa cidade, o líder da política nacional e fluminense, almirante-deputado Ernani do Amaral Peixoto, personalidades das mais ilustres, grande reserva moral da pátria e chefe inconteste do MDB. O comandante das vitórias que disputará nas eleições vindouras a governadoria do nosso Estado, aqui estará especialmente para rever os seus amigos e correligionários.

Pílulas:

  • O Banco do Estado do Rio já está sendo um dos setores visados como ponto de apoio para a futura eleição. Fala-se em entrada e saída de diretores como se o mencionado estabelecimento de crédito fosse a “Casa da Mãe Joana”. Embora o governo detenha maioria de ações particulares existem e já pensam em iniciar o processo com o intuito de colocar os pontos nos is.
  • Depois da denúncia do derrame de dinheiro em publicidade pré-moldada para efeito da sucessão de Geremias (de Mattos Fontes) no governo do estado, e candidatura do mesmo ao senado, o Banco do Estado do Rio de Janeiro vai eleger um novo diretor, por imposição e pressão políticas. Trata-se do ex-deputado Hadad que todos dizem que fracassou no organismo que deveria construir casas próprias. Aliás, nesta história de habitação popular, a coisa está fervendo. O fracasso do cidadão que reportamos, está sendo considerado, e é , realmente, desprimoroso para o atual governante da Velha Província, cujo estafe administrativo, na sua grande maioria, é de terceira classe.
  • O enorme “trem” de obras públicas que está sendo realizado no 5º distrito, parece estar “enlouquecendo” a moçada do prefeito Amâncio de Azevedo. Sem qualquer noção do ridículo, o inefável doutor engenheiro ex-prefeito de nossa terra, que assistia a inauguração no local, de uma fábrica de botões, saiu-se com esta: “Em 1951, o nosso pessoal construiu neste lugar, uma estrada via Amparo, que até hoje muito serve aos moradores desta vila. A turma que ouvia o sebento discursinho não conseguiu conter os risos: do homem e das coisas ditas.
  • Findo o programa de obras em Lumiar, a municipalidade tratará da Vila de São Pedro, a última, também orgulho do 5º distrito do nosso município. A grande “comichão” que os adversários do atual executivo friburguense estão sentindo, é que o dr. Amâncio de Azevedo não prometeu, mas vai revolucionar aquele local, embelezando-o e mudando totalmente a sua fisionomia. E, não vai demorar muito...

Sociais

  • AVS registra os aniversários de: Néa Schuabb, Danilo José Bizzotto, Norberto Rocha Neto (7); Elizabeth Veroneze, Marília Azevedo, Ivo Scarini (8); Cora Ventura, Padre Antônio Malheiros (9); Elizabeth Corso, Wilson de Mello (11); Eulália Faria Soares, Paulo Verbicário (12); Maria de Lourdes Teixeira (13).

Colunas:

  • Em “Ordem do Dia” Pedro Cúrio assina “Centenário da Matriz (quarto da série)”. Foi realizada na Câmara Municipal, a primeira reunião da Comissão Protetora para a construção de uma Igreja Matriz, sob presidência do vigário, padre Jacob Joye, com a presença dos senhores João Marinho, presidente da Câmara: Manoel João de Oliveira e outros. Conforme está do regulamento foi autorizado que o Padre Jacob Joye comprasse os livros para escritur a receita e despesa
  • Em “Nova Friburgo na Sociedade”, W. Robson assina “O linguajar das mãos”. “Meu Deus, o que está havendo com nossos filhos? Nós, que sempre vos criamos dentro de vossas santas leis vêmo-los, agora, sob a intolerável lei do cão. Eles, que sempre os encaminhamos na trilha da docilidade, esqueceram nossos conselhos, extraídos das vossas belas lições, onde o amai ao próximo como a si mesmo, pontifica o sublime amor.
Foto da galeria
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.