No frigir dos ovos

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Edição de 1º e 2 de julho de 1967

  • Nova Friburgo Cidade universitária: “Prometi falar-lhes hoje sobre os cursos de Medicina e Odontologia que nós friburguenses iremos criar em nossa terra, na determinação inabalável de tornar Nova Friburgo uma cidade universitária. Neste setor, nossa luta se processa em três frentes. A primeira consiste em interessar o Ministério da Marinha, através da direção do Sanatório Naval, na instalação de um Centro Universitário de Ciências Biológicas no prédio onde funcionou o H. T. Se conseguirmos isso, poderemos ter ali faculdades ou cursos de Medicina, Odontologia, Veterinária, Farmácia e Bioquímica e de preparação de professores de química, história, etc. O nosso prefeito, o Dr. Amancio, irá fazer os contatos necessários com o diretor do Sanatório Naval, como passo preliminar.
  • O povo precisa saber o que está realmente acontecendo no setor da construção da nova rede de água. As altas tarifas continuam a ser exigidas da população consumidora. Nenhuma obra da adutora e da estação de tratamento está em andamento. Um denso véu encobre todo um amontoado de precipitações e de irresponsabilidade que precisam chegar ao conhecimento dos munícipes. Quanto já arrecadou o serviço autônomo de água e esgoto e quanto empregou nas obras?
  • Instala-se em Friburgo: Grupo Segurador Nictheroy. Nossa cidade, cuja indústria se caracteriza por um dinamismo comparável ao das grandes metrópoles, só tem motivos para regozijar-se com a instalação, entre nós, da Companhia de Seguros Nictheroy, grupo segurador que, há mais de 40 anos, opera em território fluminense, tendo sua matriz na capital do estado.

PÍLULAS

  • Tomem Nota… É condição “sine qua non” para um entendimento com o governo Geremias, por parte do MDB, condições altas, melhor dizendo, nada de segundo escalão e sim participação no Secretariado. Se isto não acontecer, não haverá paz política. Há um grupo resolvido a tudo, grupo homogêneo, de valor próprio, de prestígio pessoal e eleitoral e com “fôlego de gato”. Não negamos a possibilidade de contumazes adesistas, “aceitar” migalhas e trair até a comadre de suas madrinhas. Tudo é possível então, menos paz política para Geremias.
  • No frigir dos ovos… Esta história do governo estadual tudo, inclusive a consciência dos deputados seus oposicionistas, não é tão fácil assim. É possível que o secretário Luiz Brás tenha convencido ao seu atual chefe e senhor a palmilhar o caminho insustentável para uma administração e para um dirigente de dignidade real. Mas, no frigir dos ovos, a história não passará de uma prostituição de cargo e de mandato, em benefício de um ilusório conchavo.  Não haja ilusão: no final, os promotores de imbróglio estarão mais sujos que poleiro de galinheiro.
  • Não há outra saída… O secretário Élio Solon de Pontes até agora foi por nós considerado como homem íntegro, justiceiro e cumpridor dos seus deveres. A sua “tergiversação” em torno das 17 vagas de professoras, cujo “engolimento” é do seu conhecimento extra-oficial, com o máximo de detalhes e oficialmente por via do pedido de inquéritos está causando espécie. Soubemos que poderosíssimas forças políticas dominantes no Ingá, estão exigindo o seu silêncio.
  • Redator de plantão. Comunicamos a quem interessar possa que a coluna “Pílulas” é e sempre foi de autoria e de responsabilidade total, absoluta e jamais negada, do nosso diretor redator responsável. Desavergonhados intrigantes de quando em vez tentam fazer crer a autoridade criticadas na mencionada seção, que a autoria da mesma é de determinadas pessoas, sempre ao molho e a saber das conveniências pessoais.

COLUNAS  

  • AVS registra as núpcias de: Ivete e Luiz Eduardo que, no dia 8 do corrente mês, sábado vindouro, na Catedral São João Batista desta cidade, será realizado o enlace matrimonial da bonita jovem Ivete e de Luiz Eduardo. Roberto e Alba Maria, também no próximo dia 8, às 17h, na Capela do Colégio Anchieta, realiza-se o enlace matrimonial dos jovens Alba Maria Branco - Roberto Villa.
  • AVS registra os aniversários de: Antônio Folly (2); Justino Flávio Folly (4); Liana Rosado Maia Ventura, esposa do Dr. Antônio Américo Rangel Ventura, Frederico Burchardt, Gilberto Nader, Mário Lyra Souza Lemos, Mário Sérgio Ventura (5); José Vieira, Aloysio de Moura (6); Dona Néa Schuabb Folly, Norberto Rocha, Carlos Chevrand, Danilo José Bizzotto (7); Ivo Scarini Marretto, Elizabeth Veronezze (8).
  • Pedro Cúrio em Ordem do dia assina “Movimento bibliográfico”. O romantismo constituiu p volume II, da série “A literatura brasileira”, da coleção Roteiro das grandes literaturas, que a conhecida editora Cultrix vem publicando com geral acolhimento no meio literário. Sugestões do colunista: Gandhi, editora Vozes; Introdução a Geografia Humana, editora Zahar; Filantropia, editora Record; Confidências de um médico, editora Bloch; e Direito Penal, editora Forense.
  • W. Robson em Nova Friburgo na Sociedade assina Menor Marginalizado. “Senhora Nilda Fogueira deu início a causa nobre, humana e patriótica, qual seja o problema do menor marginalizado. Tão sério e oportuna, que o senhor desembargador Presidente do Tribunal de Justiça por ela se empolgou, arregimentando os juízes de Direito das Comarcas fluminenses para o 1º encontro municipal em prol do justo movimento.
  • Só mesmo os indiferentes ao destino da nossa mocidade poderão friamente estar alheios à clarinada ouvida do Ingá, dada por uma dama que bem poderia se limitar ao bater das taças nas recepções governamentais, mas que preferiu bater aos corações dos homens responsáveis, convocando-os para esta jornada de elevado alcance social.
  • J. B. da Silva em Retalhos destaca: Das Famílias José Rodrigues da Silva e José da Silva Dias, convite para o enlace de André e Aparecida, em 29 de julho, Igreja Sant’ana. Gratos e felicidades. Um abraço aos amigos Fahed-Fádua Kazan, pelo casamento de William com Nazira Abicalil, marcado para 22 de julho, no santuário das Almas, em Niterói.

Anúncios:

  • Mais uma indústria Friburguense, Rua Augusto Spinelli, 7. Laranjais em festa
  • Caixa Almeida: a embalagem especializada que oferece perfeição e baixo custo
  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS: 50 anos

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.