Morrem Aristão Pinto e Carlito Braune

sábado, 03 de agosto de 2019

Edição de 3 e 4 de agosto de 1969.
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchetes:

  • Morreu Aristão Pinto - Enorme foi o impacto emocional da população friburguense com a notícia do falecimento de Aristão Pinto, ocorrido em 30 de julho. Acometido de endema pulmonar, mesmo recebendo todos os recursos da ciência o extinto poucas horas teve de vida. Cidadão probo, muito dedicado à sua comunidade e chefe de família exemplar, Aristão Pinto deixou viúva a senhora Adelina Leal Pinto e três filhos, Eugênio, Yvette e Rubens. Aristão Pinto foi um friburguense que sempre honrou seu torrão natal e engrandeceu as classes produtoras. Na passagem do cortejo, o comércio cerrou as portas e um avultadíssimo número de pessoas acompanhou o funeral.
  • Surpresa: a morte de Carlito Braune - A cidade sentiu profunda emoção ao receber a notícia da morte repentina de um de seus melhores filhos - Carlos Alberto Braune, o Carlito, que em Itaipava, para onde fôra com seu filho Ivo e familiares, num campo de tênis disputara duas partidas, sentára-se no banco e, pouco depois, caíra, fulminado por enfarte. A surprêsa da morte do campeão de tênis a todos comoveu. Filho do inesquecível Alberto Braune, herdára do pai as virtudes de amor pela terra friburguense, a bravura cívica, a defesa do bêrço natal até pelas armas, na Revolução de 30, assumindo o governo do município como prefeito. Pelo seu feitio acolhedor, era querido de todos, prestativo, elemento indispensável nas festas de Maio, no setor esportivo, fino e elegante nas suas atitudes, cooperando com o prefeito Dante Laginestra na administração municipal como correligionário do PSD, a frente das iniciativas em benefício de sua terra. Ingressou no funcionalismo do Estado como Coletor em Friburgo. Casando-se, em segunda núpcias com a prof. Leomar Braune, sua prima, deixou filhos – Ivo, Ivone e Carlos. Do primeiro casamento – Madre Lúcia, Marina, Paulo, Luiz e Haroldo. O corpo foi velado no salão nobre da Câmara Municipal. 
  • Os telefones da nossa redação tilintam a todo o momento - São inúmeras reclamações dramáticas sobre os preços das mercadorias e utilidades. Por mais que tenhamos procurado, jamais conseguimos saber a qual repartição em nosso município, compete fiscalizar, atender reclamações etc, sobre o momentoso assunto acima focalizado. A verdade é que precisa um basta ao estado de coisas.
  • Crescendo os assaltos - Os roubos se sucedem na nossa cidade. Paira no ar dúvidas e apreensões. É necessário dotar a polícia local, nos meios necessários a uma desejável eficiência no que diz respeito ao combate aos ladrões, aos marginais da sociedade aos que intranquilizam de qualquer modo a nossa laboriosa população.

Pílulas:

  • Dercy Gonçalves no seu fabuloso programa na TV Globo – líder de audiência, fez com propriedade, a seu modo é certo, o corpo de delito do mais convencido e incapaz diretor de DER do Brasil, o doutor engenheiro ex-prefeito de Friburgo. Repetimos mais uma vez: é inacreditável que o ilustre, altivo e ativo chefe do Executivo do nosso estado, mantenha em seu estafe o homem que figurou duas vezes no livro Festival de Besteiras de Sérgio Pôrto, que conseguiu, também outro recorde, qual seja o de receber o voto de desconfiança da Assembléia Legislativa, sendo de notar-se que a bancada arenista, a mesma que apoiava o governador Geremias, votou a medida, pela quase totalidade dos seus membros, que foi de inspiração do líder do mesmo Partido. O caboclo protetor do “bicho” é muito forte mesmo…
  • Ainda sobre o programa de Dercy, com aquela linguagem característica, a grande atriz, relembrando a presença do governador Geremias em alguns dos seus “shows” castigou o doutor engenheiro ex-prefeito com apôdos, para nós os mais felizes e até discretos, pois em matéria de “sova” a também para nós imprestável personalidade, merece o máximo permitido nas normas impostas à imprensa.
  • Alvaro de Almeida concorrerá mesmo a à presidência da Assembléia Legislativa, quando a mesma for reaberta e se houver eleição para renovação da Mesa Diretora. Concorrerá, é lógico como MDB, como do lado de cá, com a condição de quem como primeiro Secretário em ano anterior, honrou sobremodo o mandato, dando feição empresarial aos assuntos administrativos da Casa do Povo.

Sociais:

  • AVS registra os aniversários de: Mario Carpenter Mayer (3); Evanir Costa, Prudência Cardoso Abreu (4); Alberto da Rosa Pinheiro, Luiz de Oliveira Rocha (6); Maria do Carmo Nader (7); Eudalis Éboli Tavares (8); Geny Amélia (10).
Foto da galeria
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.