Colunas
Marmelada
sábado, 22 de julho de 2017
Edição de 22 e 23 de julho de 1967
- Alvaro de Almeida e Waldir Costa, na visita que fizeram ao vizinho município de Cordeiro, no passado domingo, foram alvos de atenções especiais. Os dois prestigiados homens públicos que representam Friburgo, na Assembleia Legislativa, mantiveram contato com as figuras mais expressivas daquela região, ocasião em que reafirmaram a disposição de disputarem, no futuro pleito, a Câmara Federal e a Deputação Estadual, respectivamente.
- Sistema Municipal de Educação. Agora que vamos dar um corajoso passo à frente para desenvolver o ensino no Município, urge organizar no nosso sistema de educação, um sistema autêntico, genuinamente municipal. Mas em que consistiria este sistema? As metas são: incrementar o ensino pré-primário; ministrar educação a todas as crianças; aumentar e diversificar a rede de ensino médio; e implementar cursos superiores.
- Inquérito na Inspetoria de Ensino de Nova Friburgo. Já estávamos desanimados com as providências da Secretaria de educação a respeito da apuração de crimes funcionais ocorridos na inspetoria local do ensino estadual, por denúncia do deputado Álvaro de Almeida e deste jornal. É que o “affaire” surgiu há mais de 120 dias…
- A criação de um Colégio Estadual em Nova Friburgo constitui obrigação do governo fluminense e trabalhar para a imediata consecução da referida medida deve representar ponto de honra dos homens públicos da nossa terra. Nada de pleitear para o dia em que Friburgo comemorará o seu 150º aniversário -- 16 de maio de 1968 -- o presente tão ansiado pela população.
- Vereador Antonio Carlos Gonçalves. O dinâmico prefeito de Cantagalo, João de Abreu Burguês, acaba de dar mais um grande passo em favor de seu profícuo governo, convidando para o seu gabinete o conhecido homem público da terra de Euclides da Cunha, vereador Antonio Carlos Gonçalves. Idealista, capaz e conhecedor dos problemas municipais e os da população cantagalense, Antonio Carlos Gonçalves dinamizará, estamos certos, o aparelhamento administrativo do grande município em que nasceu e para o qual sempre deu o máximo de esforço e de dedicação.
Píluas
- Inquérito administrativo está instaurado por determinação do professor Elio Solon de Pontes, para apuração da marmelada que resultou no engolimento de dezessete vagas de professoras contratadas na região de Friburgo. Quando já estávamos descrentes de providências por parte do secretário de Educação, eis que surge a designada Comissão que apurará a denúncia do deputado Álvaro de Almeida, o que resulta na reabertura de um novo crédito de confiança, de nossa parte, ao homem que iniciou o jornalismo neste semanário e que hoje ocupa lugar de destaque no governo do estado do Rio de Janeiro.
- Enorme responsabilidade pesa nos ombros das três personalidades que deverão apurar os fatos funcionalmente criminosos acima aludidos. Temos detalhes das ocorrências e as faremos públicas nas devidas oportunidades.
- O Nova Suíça Country Clube promoveu animadíssimo concurso Hípico de carácter nacional, aqui comparecendo delegações de vários estados. As competições duram três dias. O título ficou com o Guanabarino Hermes Vasconcelos Filho, que, em todo o certame, montou o cavalo Duple Grey. O segundo lugar foi conquistado por Hermenegildo Vila Freitas, do Clube Hípico de Juiz de fora, montando San Martin.
- Em outro local publicamos a programação da Semana de Eugenia. Iniciativa de alta indagação, com palestras de autênticos médicos.
- João Caputo reeleito presidente do Clube de Xadrez: Garantia de crescentes progressos para a das agremiação “Palmeiras dengosas”.
- O atual presidente da Associação Comercial de Friburgo, José Vieira, colheu magníficos louros com a festa que promoveu no “Dia do Comerciante”. A simpática organização classista está agora entregue a um cidadão gabaritado para as funções e que com apropriado sopro livrou-se da apatia e do mofo que a dominava.
Socais
- AVS registra os aniversários de: Abílio Sobrino Gândara (19); Humbelina Lemos (20); Maria Lemos Bravo, Kátia Rocha, Francisco Romano Motta (22); Lucia Souza, Carlos Cúrio (23); Paulo Humberto Chaves, Flávio Folly, Jayro Winter (24); Henrique Malheiros (25); Paulo Braune, Edith Cardinalli (26); Nelly Schuabb, Edson Roberto Tavares (27); Geraldina Lemos, Madre Lúcia Braune e Aurora Ventura Fernandes (28).
- Núpcias: Realizou-se ontem, 21, na capela de Santo Antônio, a cerimônia religiosa do casamento da senhorinha Zaira Maria Thedim e Janis Ivars
- Pedro Cúrio em “Ordem do Dia” assina “Casa de Euclides da Cunha”. Nunca vimos uma homenagem póstuma tão sem significação, embora as louváveis intenções do ex-governador, Paulo Torres, como foi a construção de um bonito e custoso imóvel na sede do município de Cantagalo, com o pomposo título acima, sem que, entretanto, até hoje, nada tenha que recorde a passagem do autor de “Os Sertões” por aquela cidade e local…
- W. Robson em Nova Friburgo na Sociedade assina “O mais lido!”. Quando o departamento de turismo local resolver distinguir os que lutam por Friburgo dentro de Friburgo. Quando alguém se preocupar com a atraente tarefa de escrever a bonita história da imprensa friburguense, tão bela em suas conquistas, tão respeitável em sua meta, tão admirável em sua brava luta por uma honesta sobrevivência, um jornalista dentre outros tem que ser laureado, deve ser distinguido e aplaudido por todo o município e integrantes dessa democrática trincheira, sempre a serviço dos oprimidos, e que se chama jornal.
- Em Retalhos, J.B da Silva destaca: “Ser ou não ser”, eis a definir! O homem deve ser “homem”, em tudo. Inclusive nos sentimentos e práticas religiosas. Inclusive no seu amor aos interesses da Pátria e suas ações quanto a família. Dois novos colegas se assentaram no Legislativo, bancada do MDB, Walter Azevedo e João Vicente Figueira. De camadas diferentes, cada um expressa bem o pensamento das mesmas. E para relembrar, terminamos da mesma forma de quando o início: “O FIM: não a morte ainda, que é o fim do fim. Um intervalo, uma trégua, apenas, para novo alento!”.
Há 50 anos
Há 50 anos
Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário