A juventude friburguense desfila no Dia da Pátria rememorando o grito de Independência

sábado, 07 de setembro de 2019

Edição de 6 e 7 de setembro de 1969
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchete:

  • A juventude friburguense estará desfilando no Dia da Pátria – 7 de setembro - Estuante de civismo, na rememoração do grito de Independência assinalador das aspirações de um povo indomável que não tolera opressão, que luta contra a tirania e não se curva quando está em jogo o interêsse do Brasil.
  • Solenidades marcantes na instalação da nova sede da prefeitura, na Rua Alberto Braune - Sede é no local onde funcionou a estação de passageiros da Leopoldina. Após a inauguração, as modernas e funcionais repartições do Executivo friburguense serão franqueadas ao público para que todos possam verificar a importantíssima iniciativa do prefeito Amâncio Azevedo. Toda Friburgo vibra com a concretização do corajoso plano do prefeito, cujo plano foi considerado por muitos, como inviável.
  • Homenagens - Com a instalação da nova sede do governo municipal, deve receber o prefeito Amancio Azevedo as maiores e melhores homenagens, já que se trata da concretização de uma das maiores obras administrativas dos últimos tempos. É necessário que os friburguenses conheçam o que foi feito e como se apresenta agora o casarão que abrigou por muitos anos a Estação de Passageiros da Estrada de Ferro Leopoldina.
  • Lamentavelmente, não se falou mais no problema de Friburgo passar a possuir boa recepção de televisões - A cidade, continua a receber som e imagem de, apenas, duas estações de TV – Tupy e Rio – e assim mesmo de modo precaríssimo, o que nos coloca em situação de absoluta inferioridade perante a pequenas comunidades vizinhas.
  • Exoneração da chefe da Inspetoria do ensino estadual - O fato não causou e nem vai causar nenhuma crise política em Friburgo. A notícia nem como piada pode ser encarada. Além da Câmara Municipal estar em período de descanso, não acreditamos que seus elementos representativos fossem tratar de coisa peculiar a um inexpressivo grupinho. 
  • Agência Fluminense de Informações - O stand da AFI vem recebendo grande afluência de público, interessado em descobrir o funcionamento dos aparelhos de Telex ali instalados, que fazem parte do moderno equipamento de divulgação adquirido por aquele órgão do governo fluminense. No stand da AFI e da Imprensa Oficial, desempenham as funções de recepcionistas, as senhoritas Márcia Van Der Haas e Teresa Cristina de Azevedo, misse senhorita de Niterói, representantes da beleza da mulher da capital fluminense.

Pílulas:

  • A nação acompanha emocionada a marcha da doença do presidente Costa e Silva. Por mais que se discorde da orientação política do eminente militar que uma revolução colocou no poder, a verdade é que o mencionado general tem a seu crédito uma posição bem simpática, já que não tem abusado do governo forte, não pratica extravasamentos anti-democráticos , contornando com rara habilidade as divergentes correntes que gravitam em tôrno do poderio ocasional de chefias.
  • Todo o povo brasileiro deseja ardentemente o restabelecimento do General Costa e Silva, inclusive por que o seu afastamento definitivo do cargo, despertaria aguçados apetites numa época em que, mais do que nunca, o Brasil precisa de tranquilidade para superar crises, notadamente a do crescimento.
  • Os círculos políticos fluminenses consideram mais afastadas as possibilidades da reabertura do parlamento e da instituição oficial da nova Constituição. Realmente, com a doença do Presidente Costa e Silva, o assunto, naturalmente, será colocado à margem e no aguardo de ocasião propícia.

Sociais:

  • AVS registra os aniversários de: Mário Corso Teixeira e Antônio Cláudio Falcão (7); Elias Antonio Yunes e Leone Reis da Silva (8); Atilla de Oliveira e Sérgio Felga (9); Júlio César Cordeiro; Francisco Miller; Juvenal Marques Filho e Lair da Rocha Turque (10); Acyrema Vassallo Azevedo e Maria Elizabeth Mieli (12); Assef Mucy Daer e Humberto Guariglia Júnior (13); Wanda Spinelli (14).

 

Foto da galeria
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.