Há 50 anos — 18/07/2015

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Presidente Castelo Branco: eleições com lei ou baioneta

17-18 de julho de 1965 – nº 1013

  • Na coluna “Retalhos...”, J.B da Silva publica:

“No dia do mestre de banda, tivemos a satisfação de comparecer à S.B.M. Campesina Friburguense, onde, para melhor deleite do espírito, foi apresentada uma grande seleção da obra ‘O guarani’, interpretada com a perfeição possível aos instrumentos usados (e não à capacidade artística dos prestantes). Confessamos a nossa imensa alegria em saber que a nossa Campesina se encontram em seus melhores dias, refulgindo glórias passadas. Cumprimentos aos seus diretores, maestros, e músicos, pela beleza do espetáculo. E, depois da apresentação musical, houve a encenação do teatro, a que não podemos assistir para equilátera o valor dos participantes. Mas, em outra época (se formos convidados, pois, desta, comparecemos, por acaso), lá estaremos. Nosso desejo é que as nossas bandas se projetem, acusando o elevado índice cultural do nosso povo.

Fim de semana foi de fuga... O calor, sumiu. Gente boa andou se “mandando”. A “diretoria” em peso deixou de comparecer. Que teria acontecido?

O novo cidadão friburguense, deputado Raimundo Padilha foi brilhante como sempre, em seu discurso de agradecimento à distinção recebida. Repetiu S. Excia (o orador oficial já o fizera), as honrarias que lhe aviam sido outorgadas, inclusive por governos de outras nações. Comparou-as à nova, dizendo-se sumamente emocionado e se prestando de honrá-la, não se olvidando de Nova Friburgo e Cantagalo, em suas andanças políticas. Vamos aguardar... De qualquer forma, tarde de gala para o legislativo friburguense, contrariando muitos corações revoltos.”

  • A incisiva declaração do presidente Castelo Branco ao receber o senador Vasconcelos Torres foi a seguinte: “Irei garantir as eleições com a lei na mão, se for preciso também garantirei o pleito de outubro com baioneta na mão”.
  • Julgamos absolutamente necessário que o Dr. Pedro Rodrigues — chefe do SAMDU — esclareça ao povo friburguense, relativamente ao atendimento no posto que funciona em prédio construído pela municipalidade em terrenos da Santa Casa de Misericórdia (Hospital Santo Antônio).
  • Freire de Moraes retira a secretaria de Agricultura do marasmo.
  • Vamos esperar... verbas federais para o corrente ano, voltosas verbas para Nova Friburgo.
  • Esta é do boletim informativo da prefeitura: o vereador Ney Soares determina providências para reparação das vias públicas.
  • O jurisconsulto José Luiz Sales recorreu da decisão do juiz local que considerou imprópria a ação promovida por contribuintes contra a prefeitura, a respeito do aumento de impostos. O referido advogado espera vitória integral na demanda judiciária.
  • Deputado Amancio no Plenário da Assembleia, na passada terça-feira: “Em nome do povo friburguense congratulo-me com o Serviço Especial da Saúde Pública e com os órgãos americanos da ‘Aliança para o Progresso’”.
  • Graças ao tirocínio administrativo do secretário Freire de Moraes, o nosso município possuirá eficiente horto florestal, estações experimentais e departamentos atuantes da secretaria de Agricultura fluminense.
  • Congratulações como secretário de educação Luiz Braz: o mesmo desempenhara decisiva atuação em favor da construção de seus novos grupos escolares em Friburgo.
  • O vereador Ney Soares, presidente do nosso legislativo, assumiu na manhã do passado domingo as funções de prefeito municipal, tendo em vista o licenciamento, por 15 dias, do titular do cargo, engenheiro Heródoto Bento de Mello.
  • Na coluna “Sociais”, Reginaldo Miranda escreve o poema “A flor”, enquanto Carlos Saldanha publica “Inocência”.
  • Na coluna de João Saldanha, “O que se faz e o que se diz por aí...”, ele escreve sobre os professores devidamente registrados que estavam sendo irregularmente preteridos por simples portadores de “autorizações provisórias”, neste município.
  • AVS lembra dos aniversariantes do dia 18: Paulo Fernando, filho do Dr. Waldir Costa e de sua esposa dona Lea Costa. Dia 19: Abilio S. Gandara, de nacionalidade espanhola e radicado no Brasil há mais de 40 anos. Dia 20: Sr. Roberto El-Jaick, filho do Dr. Humberto El-Jaick e de sua esposa professora Zeir El-Jaick. Dia 21: Marcos, filho do casal Dr. Herótodo Bendo de Mello; Dr. Tunney Kassuga; Sr. Germano F. de Carvalho; Dr. Carlos Jacoud Marchon e Dr. Georg Henze. Dia 23: Carlos Cúrio, filho da professora Marina Cúrio; Frávio, filho do casal Odyr e Dalma Folly; Sr. Hans Schumacker; Regina Coeli, filha do casal Jayra e Onofre Ximenes e Sr. Renato Albino Junior.
  • Eleição em “Nova Friburgo Country Clube” — reeleito o Dr. Antonio Roussoullières.
  • Na coluna “Momento Infantil”, Dr. Miranda Fortes publica “Notícias sobre o serviço de pediatria da Santa Casa”.
  • Completa o seu primeiro ano de existência no dia 21, o bonito e simpático garotinho que na pia batismal recebeu o nome de Marcelo e que é o primogênito do casal Roberto Merecci e Suely Penna Merecci.
  • Na coluna “Nova Friburgo na sociedade”, W. Robson publica “Esse amigo trajano”.
  • Secretário Freire de Moraes faz discurso na exposição de Cordeiro.
  • Na coluna “Ordem do dia”, Pedro Cúrio escreve o “Centenário de Euclides da Cunha”.
  • Dia 22: a festa em louvor à padroeira de Santa Maria Madalena atraiu turistas.
Foto da galeria
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.