Há 50 anos — 07/11/2015

sábado, 07 de novembro de 2015

No mês do funcionalismo, servidores sem salário

6 e 7 de novembro de 1965

  • Mais um aumento no preço do papel de imprensa – o quarto neste ano da graça de 1965. Segundo circular dos fornecedores deste jornal, a majoração, que é da ordem de cinco mil cruzeiros por fardo, foi autorizada pela Sunab. Quatrocentos e poucos cruzeiros por quilograma do papel de uso obrigatório da imprensa, o que escandaliza sobremodo e comprova até onde chega a audácia e a impunidade do truste que domina o mercado nacional do produto básico à edição dos jornais.
  • Moderna iluminação em Conselheiro Paulino a vapor de mercúrio, que embelezará sobremodo o bairro de Conselheiro Paulino, inclusive o adro da capela de Santa Theresinha, é devida, especialmente, à atuação e prestígio do vereador Lafayette Bravo Filho. Ainda não está definitivamente marcada a data da inauguração.
  • Freire de Moraes vai aplicar no estado métodos usados nos Estados Unidos. Com sua viagem aos Estados unidos, onde permaneceu por dois meses e no qual conheceu métodos os mais eficientes para o desenvolvimento da lavoura e pecuária, o secretário Freire de Moraes já tomou as providências preliminares no sentido da aplicação dos ensinamentos que obteve, em certas zonas agrícolas do nosso estado.
  • A impressão dominante é a de que a nova praça fronteira à catedral – cujas obras apressadas e dispensáveis custarão aos cofres municipais mais de cinqüenta milhões de cruzeiros – representa uma iniciativa perdulária, desprovida de sentido prático, de beleza arquitetônica ou paisagística. Muitos consideram um “trambolho” o prédio no final do jardim que convencionalmente está sendo chamado de “Palácio do Turismo Municipal”.
  • Acompanhando o governador Paulo Torres, que inaugurará em Friburgo, no domingo, dia 14, várias obras custeadas pela administração estadual, inclusive nova e moderna iluminação a vapor de mercúrio, na Praça Presidente Getúlio Vargas, Rua Moisés Amélio, Mac-Niven e Praça Paissandu, estará entre nós a partir da tarde do próximo sábado, o almirante Heleno Nunes, operoso secretário de energia elétrica do nosso estado e uma das mais prestigiadas personalidades da política fluminense.
  • Em Momento Infantil, dr. Miranda Fortes assina o artigo “Uma estória de solidariedade humana”.
  • Paulo Torres: 45 anos de operosa e entusiástica atuação no Exército Nacional.
  • Novo templo da Igreja Metodista. Com comemorações de alto sentido social e religioso, a Congregação Metodista de Nova Friburgo fará inauguração, no próximo dia 15 de novembro, o seu novo templo à Praça Marcílio Dias, desenvolvendo o seguinte programa.
  • Juvenal Marques assina o artigo “Symaco da Costa: mavioso e melífluo gaturamo da Cidade Maravilhosa”.
  • Não houve qualquer solenidade no âmbito do funcionalismo municipal no dia do funcionário público (28 de outubro). Pela primeira vez nos últimos 20 anos, os servidores deixaram de receber os respectivos vencimentos até a data comemorativa do funcionalismo. Soubemos que é de grandes aperturas a situação financeira da prefeitura, o que se confirma com o fato de, até o momento, não ter a prefeitura iniciado o pagamento do seu pessoal, atraso que também não aconteceu nas quatro passadas décadas.
  • Reverenciada a memória de Dante Laginestra. Durante todo o dia de finados, a sepultura de Dante Laginestra foi visitadíssima. O povo friburguense homenageou a memória do grande líder político, que como prefeito de nossa terra muitíssimo trabalhou para a nossa coletividade.
  • João Saldanha assina a coluna “O que se faz e o que se diz por aí”. JB da Silva assina a coluna Retalhos.
  • Em Sociais, Carlos Saldanha publica o poema “Destinos”.
  • AVS registra os aniversários Manoel Henrique Villarinho, Joaquim Mário Azevedo, Rita da Silva Nicolau (6); Jair de Castro Nunes (7); Cláudio Moreira da Costa, Francisco Vieira Duarte, Sebastião Martins da Silva Mattos (8); José Mauro, Eugenio Julio Thurler (9); Gildasio S. Coutinho, José Maria Coutinho Filho (10); Liana Ventura, Adhemar de Araújo, Esmeralda Guedes Spinelli, Izolda Corrêa Braune, Paulo César Vassalo Azevedo, Rosa Spinelli, Jayra de Castro Nunes Ximenes (11); Higino Orlando e Jacintha Crescêncio Sertã (12).
Foto da galeria
(Foto: Amanda Tinoco)
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.