Governador Geremias Fontes cumpre promessa e dá aumento ao funcionalismo estadual

sábado, 14 de dezembro de 2019

Edição de 13 e 14 de dezembro de 1969
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchete: 

  • Governador Geremias Fontes cumpre sua promessa de melhoria dos vencimentos do funcionalismo estadual. Aumento tem vigência a partir de 1° de dezembro.
  • Continua em marcha acelerada os serviços do novo abas­tecimento d'água da nossa cidade. Com os acrésci­mos no primitivo projeto, inclusive construção de várias caixas distribuidoras nos principais bairros, o custo das obras atingirá a três bilhões de cruzeiros antigos, dos quais os cofres da nossa Prefeitura contribuirão com aproximadamente um bilhão, total praticamente cumprido.
  • “VARIANT”: Lançamento vitorioso da Volkswagen-  Já está rodando pelas ruas vitorioso lan­çamento da Volkswagen, entre­gue através dos 850 revende­dores autorizados da empresa. De linhas simples e moder­nas o VW- 1600 apresenta amplo espaço para passageiros e bagagens. A “VARIANT” é equipada com motor 65 CV e desenvolve ve­locidade de até 135 ka. com um consumo médio de 1litro de gasolina em cada 11 quilô­metros.
  • "Semana da Marinha" - Com o esplendor costu­meiro, serão encerradas hoje as comemorações da "Semana da Marinha” organizada pela diligente diretoria do Sanatório Na­val local.
  • Edição especial de NATAL - A "A Voz da Serra"— o seu jornal — não circulará no próximo sábado, dia 20, para voltar no dia 24, com sua costumeira edição especial natalina. Comunicamos aos anunciantes que ainda temos um reduzido número de espaços dispo­nível para publicidade, saudações, etc., solicitando dos interessados que os textos que de­sejem integrem a dita edi­ção sejam encaminhados às nossas oficinas com o máximo de urgência.
  • Agradecimento e convite - Jacintha Crescêncio Sertã e as famílias Crescêncio e Sertã e demais parentes agradecem a todos os que apresen­taram condolências, participaram do velório e das cerimônias fúnebres, enviaram coroas e flores e de qualquer modo procu­raram ser úteis e confortá-las pela perda irreparável de seu esposo e parente, Raul Sertã.

Pílulas: 

  • O Departamento es­pecializado da Socie­dade Esportiva Friburguense, em solenidade já tradicional a realizar-se hoje, dia 13, entregará durante o "Baile do Bolão " um rico tro­féu denominado Jornalista Américo Ventura Filho, à equipe vencedora do torneio interno, anualmen­te disputado na referida agremiação. 
  • Ah, os centenários eucaliptus da nossa principal Praça! As lendárias árvores com mais de 120 anos de existência! Uma beleza. Um crime a sua destruição! A todo momento recebemos telefonemas de protestos pela derrubada de uma meia dúzia de exemplares, necessária às obras públicas projetadas pela Prefei­tura. Achamos graça, pela “grossura" e histerismo anônimos clamando junto a nós pelo fato considerado de crime inominável. Acontece que a maioria das árvores derrubadas apresentam corrosão interna, assustando os moradores dos laterais das alamedas. Um exemplar ruiu de forma espetacular defronte ao número 166 da mesma praça causando justificado pânico, sem que fosse sequer tocado pelos trabalhadores da municipalidade. Corre um abaixo-assinado para que a Prefeitura derrube todas as árvores, para que os moradores da região possam dormir tranquilos, constando do dito que há cinco lustros um dos maiores botânicos da América latina, aqui vindo como consultor, atribuiu entre cem a cento e vinte anos, a durabilidade teórica da espécie plantada por Glaziou. No fim do mencionado prazo, dizia ele, o cerne da dita espécie vai sendo dominado por uma lagarta que constrói verdadeiros “túneis” no seu interior, trazendo enfraquecimento ao arbusto, que inesperadamente tomba sem apelação.
  • O assunto eucaliptus da Praça Presi­dente Getúlio Vargas é muito sério e não pode ser resolvido com piegas e muito menos com recadinhos e tele­fonadas ridículas de donzelas assustadiças. Quem mora longe dos mes­mos eucaliptus pode histerizar à vontade, já que jamais será vítima. Acontece que há de se proteger as fa­mílias, os móveis, os imóveis e os bens que podem ser afe­tados com a queda de uma ár­vore imprevidentemente (se for o caso) deixada plantada na via pública, quando os téc­nicos aconselharam o respec­tivo sacrifício.

Sociais

  • AVS registra os aniversários de: Gesí Marins da Silva (14); Angeolina de Lourdes Fascetta, Amadeu Corrêa (15); Albertino de Freitas Vasconcellos, Lindolfo Chevrand, Carlos Alberto Chevrand, Jácea Mayer (17); Amancio Mário de Azevedo, Maria Sônia Rotay da Costa (19); Marcelo Ventura (22); Hélio Guimarães de Souza, Rivaldo Pereira Santos (23).

 

Foto da galeria
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.