Friburguenses e alemães unidos pela Ordem e Progresso

sábado, 27 de outubro de 2018

Edição de 27 e 28 de outubro de 1968

Manchete:

  • Friburguenses e alemães unidos pela Ordem e Progresso -  Os friburguenses estão ligados aos alemães por estreitos laços de fraternidade, desde a função municipal, pois em maio de 1824 aqui chegaram 62 famílias, com 306 pessoas da Alemanha, chefiadas pelo pastor Frederico Sauerbronn, entretanto, em contato com a colonização suíça, que aqui chegou em 1818, e irmanados com os nacionais e estrangeiros, os alemães ajudaram a construir Nova Friburgo e ficaram amigos dos filhos desta terra, todos unidos pelo comum. Na grande guerra, o ministro do Exterior, o inolvidável fluminense Nilo Peçanha, foi dada a ordem para aprisionamento dos navios mercantes alemães ancorados no porto do Rio e desembarque de suas guarnições, que foram removidas para esta cidade. Aqui os alemães encontraram seus patrícios e a população friburguense, que os agasalharam com especial carinho, alojados em pavilhões, ao lado do Sanatório Naval. Em nome dos friburguenses, A VOZ DA SERRA agradece as homenagens que estão sendo prestadas aos seus representantes pelo alemães que, como os daqui, sentem pulsar os corações dos dois povos que anseiam por Ordem e Progresso.
  • Governador Geremias de Mattos Fontes discursa no município de Campos - “A juventude não pode, sob pena de comprometer-se como suicídio, ter ouvidos para os pregoeiros da baderna, para os construtores da desgraça, para aqueles que maculam com os lábios as palavras liberdade, porque, utilizando-a, cevam o cativeiro, no qual povos valorosos, como o checoslováquio, foram lançados. Se a miséria dói na democracia, causa chagas no totalitarismo”, destacou o governador ao povo campista.
  • Os governos precisam ficar de frente para o interior - O Banco do Brasil enviou ao ministro Delfim Netto relatório completo sobre a situação da rede bancária privada de acordo com consultas feitas diretamente aos bancos e lideranças das classes produtoras. O relatório dá conta da grave crise no interior fluminense destacando que a “abundância de recursos que se registrava há dois ou três meses devido a chegada de dinheiro vindo dos pagamentos das safras. A situação no interior está a merecer uma atenção toda especial das autoridades”.
  • Diretor do DCT ganha Medalha do Mérito Militar - Em solenidade presidida pelo ministro, general Lira Tavares, que contou com a presença de figuras representativas da sociedade e da vida pública fluminense, o diretor geral do DCT, general Rubens Rosado, recebeu a comenda do grau Grande Oficial do Mérito Nacional. O diretor geral ficou sensibilizado com a homenagem, porque o seu padrinho foi o comandante do Estado Maior do Exército, general Adalberto Pereira dos Santos. Em assembleia, o deputado Astor Pereira de Melo, da Arena, disse que “nunca uma comenda foi tão conferida, como essa que coube ao general Rubens Rosado, que tantos serviços prestou à vida pública do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil”.
  • Dia do Servidor Público - 28 de outubro é o dia do servidor público e as repartições públicas municipais, estaduais e federais não irão funcionar. Como acontece todos os anos, os funcionários da prefeitura estarão reunidos em um almoço fraternal em um restaurante da cidade.

 Sociais

  • AVS registra os aniversários de: Leôncio Amado Machado, Maria de Lourdes, Oswaldo Schuabb e Ruth Braga (27); Maria Corrêa de Souza e Feliciano da Costa (28); Cláudio Veiga, Hélio da Costa e Acyrema Vasallo (29); Julieta Polo e Ricardo Bento de Mello (30); Maria Cristina Azevedo (31); Leila Segal, Alfredo dos Santos, José Maria Coutinho e Daniel Marques (1º de novembro); Márcio Junior (2).

Colunas:

  • Em “Nova Friburgo na Sociedade”. W. Robson assina “Secretaria Sem Educação” - O Sanatório Naval sempre preocupado  em fazer mais pela cidade plantou à sua arborizada entrada, uma escolinha primária. Aconteceu durante a gestão do hoje almirante, Dr. Waldir Caldas Pires. Sua finalidade não fica apenas na alfabetização de centenas de crianças pobres, o que já seria digno de encômios. Oferece ainda duas substanciais refeições feitas condignamente no refeitório das suas praças, assistência religiosa e social permanente, médicos, remédios, e vez por outra desenhos e bang bangs no seu moderníssimo cinema, tendo sempre um Papai Noel amigo dos mirins estudantes para ministrar as aulas. Pois anotem, amigos: É para desanimar. Esta escola talvez venha encerrar suas atividades. E sabem, por que? Simplesmente porque a Inspetoria de Ensino Local negou-se a substituir sua mestra, que se acha em licença para tratamento de saúde . E foi além a referida Inspetoria, informando ao senhor oficial solicitante que se em Friburgo uma professora quebrar o pé, não será substituída. E parece não usar de subterfúgios, pois, recorreu ao senhor secretário de Educação e teve a resposta incisiva: “É bom mesmo, pois as ordens são justamente dele”.
Foto da galeria
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.