Colunas
Aceleram-se as obras da prefeitura e D. Laura empunha a flâmula: “Friburgo pra frente!”
sábado, 20 de outubro de 2018
Edição 20 e 21 de outubro de 1968
Manchete:
- Aceleram-se as obras da prefeitura e D. Laura empunha a flâmula: “Friburgo pra frente!” - “Renova-se a parte central da cidade com o aformoseamento da sua praça principal, cujas obras estão em ritmo acelerado, num intenso movimento que vai até 22h, trabalhando os operários da prefeitura com a preocupação de terminar todo o serviço até o regresso do prefeito Amancio Azevedo. A senhora Laura Milheiros de Freitas, vereadora que chefia o Executivo Municipal, com o agente da ação que é o seu secretário – o dr. Paulo Azevedo, toma providências para a continuação das obras iniciadas pelo doutor Amâncio executando novas e de real alcance para toda a população.
- Encerra-se o I Encontro de Cooperativas Habitacionais dos estados do Rio de Janeiro e Guanabara - Reunidos no Hotel Buscky, encerra-se com a presença de diretores do Banco Nacional de Habitação e do Instituto de orientação às Cooperativas Habitacionais, o I Encontro de Cooperativas Habitacionais dos Estados do Rio de Janeiro e Guanabara. Cento e cinquenta convencionais, procedentes de diversos municípios fluminenses e da Guanabara, dirigentes de cooperativas debateram um bem estudado temário, visando um novo planejamento para o programa habitacional brasileiro. Os assuntos mais em foco que mereceram acalorados debates foram: aspectos comunitários e cooperativistas; afrouxo da correção monetária: programa em execução pelas cooperativas: relançamento de novos programas que atendam as aspirações dos trabalhadores; extensão de financiamento aos de nível de salário mais baixo (um mínimo apenas), e extensão aos que recebem além de cinco salários mínimos (teses da Cooperativa Habitacional de Nova Friburgo).
- O prefeito vai solucionar problemas municipais em 1969 - Em mensagem ao legislativo, o prefeito Amâncio Azevedo propôs o orçamento municipal para o próximo exercício nos rígidos moldes da lei federal 4320, estimando uma receita de Cr$ 4.700.00,00, esclarecendo que o acréscimo verificado no valor orçamentário, não decorre de aumentos de impostos ou taxas municipais, de vez que a parcela, substancialmente alterada, é a de transferência de correntes, ou da participação do Imposto de Circulação estimada em Cr$ 2.400.000,00 – que corresponderão ao percentual de 51%, ou seja, 10% do valor total orçado.
Notas Sociais
- AVS registra os aniversários de: Jorginho Abicalil (19); Eda Maria Nunes, Cely Pinheiro, Mário Cesar Fortes e Dagmar Marins (20); Vitorino Moreira (21); Obertal Guimarães (22); João Agrello e Solange Cunha (23); Mariléia Costa, Henrique Milward e Diva Thurler (24) e Abílio de Souza (26).
Colunas:
- Em “Nova Friburgo na Sociedade”, W. Robson assina “Esquadrilha da Fumaça” (continuação da edição anterior). “Daí calorosamente felicitarmos a polícia. O seu importante papel é de realmente destruir o Ministério da Desgraça, de onde levantam vôos de ônibus ou fuscas, “fardados” de turistas, as já apelidadas “Esquadrilha da Fumaça”, bombardeando com as abomináveis bolinhas o corpo e a alma de uma jovialidade inexperiente, fácil pois, de deixar-se influenciar pelo linguajar dos perdidamente intoxicados. E o nosso papel e de todos os pais, é lerem bem alto para seus rapazolas, a belíssima página do grande Rui, lida no Senado em 13 de outubro de 1896, relativa aos viciados: “Uma inexorável maldição lhes mira a atividade, definhando-lhes os recursos para os deveres mais sagrados. Tudo em torno deles acusa a esterilidade das coisas precitas: O traje é descuidado, a casa nua, o porão raro, servil a condição da esposa, a instrução dos filhos grosseira, as dívidas a monte, frequentes os desaires, as privações infinitas, o cálice da vida azedo, odioso, incomportável. ”
Há 50 anos
Há 50 anos
Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário