Vamos queimar a fogueira – junho chegou, persoá!

sábado, 06 de junho de 2015
Foto de capa

Frio, fogueira, canjica, quentão, chocolate quente, cocada, forró, quadrilha, enfim... Tudo pra animar nossas noites frias. Bom pra tomar umas cachacinhas, comer uns tira-gostos e aproveitar os “arraiás”! Temos festas juninas para todos os gostos. Festas particulares que já são conhecidas na cidade, as dos colégios, as das igrejas onde se come o melhor cachorro-quente, pastel e chocolate, as ótimas festas dos distritos e, é claro, as festas que podemos fazer em nossas casas e convidar os amigos. Esta é uma ideia bem legal e simples, que junta as pessoas e acaba sendo muito divertido. Você pode sugerir que cada convidado leve um prato típico e o anfitrião pode preparar as bebidas. É sempre muito legal! Outra ideia animadora é que os restaurantes e botecos preparem os seus próprios eventos. No Rio e em algumas cidades do interior, os proprietários já aderiram ao espírito junino e suas festas são sempre muito bem frequentadas. E fazem o maior sucesso! Nossa cidade tem tudo a ver com esse tipo de festa: o clima ajuda e nossa gente gosta de um bom forró e de boas bebidinhas! Anarriê! 

Glossário

QUENTÃO – Bebida típica das festas juninas, sua origem não está bem esclarecida. Mas, acredita-se que tenha surgido no interior de São Paulo ou Minas Gerais, onde, com a adesão do interior do Rio de Janeiro, é bastante consumido nesta época. Inclusive, dizem que sem quentão não existe festa junina. Portanto, prepare-se para se deliciar com a receita de cachaça, açúcar caramelizado, canela, casca de laranja, casca de limão, cravo e gengibre. E se aqueça neste inverno com as canequinhas super quentes desta bebida tão apropriada para a estação que vem se anunciando congelante.

Receita

BOLO DE PAÇOCA 

Ingredientes:

5 ovos (claras em neve), 1 xícara de açúcar, 2 xícaras de farinha de trigo com fermento (+ 1 colher de sopa de fermento), 100gr de manteiga, 150gr de paçoca, 1 xícara de água morna,

Cobertura e recheio: 200ml de creme de leite, 200ml de leite condensado, 100gr de paçoca, 1 copo de 200ml de batida de amendoim com vodca (para molhar o bolo), 1 copo de 200ml de água (misturar com a batida para molhar o bolo) e 100gr de amendoim torrado e picado (para cobertura).

Modo de preparo:

Bater as gemas, o açúcar e a manteiga até formar um creme claro e pastoso. Depois adicionar a paçoca e bater bem. Acrescentar um pouco de água morna e misturar bem e em seguida juntar a farinha de trigo com um pouco de água morna até formar uma massa bem fofa e maleável formando as bolhas. Se a massa ficar ligeiramente dura despejar um pouquinho mais de água morna. Por último adicionar as claras em neve.

Colocar na forma untada e levar ao forno para cozer em temperatura de 200 graus. Cozinhar por aproximadamente 30 minutos.

COBERTURA E RECHEIO (o mesmo creme para ambos)

Numa panela pequena misturar o creme de leite, o leite condensado e a paçoca e levar ao fogo brando por aproximadamente 5 minutos, até dissolver a paçoca e formar um creme maleável.

Depois cortar o bolo ao meio e molhá-lo com a batida de amendoim misturada na água.

Em seguida barrar o bolo com um pouco do creme. Com o restante do creme, cobrir o bolo e depois salpicar com o amendoim picado.

Rendimento: 

10 porções.

Dicas: 

Esse bolo pode ser servido gelado. É ótimo para vender nas festas juninas. Cuidado com as crianças. Pode ser feito sem a vodca. 

Bom apetite!

TAGS:
Chico Figueiredo

Chico Figueiredo

Gastronomia

Sábado em casa, de boa lendo o jornal. Bateu aquela fome? Seus problemas acabaram! Nosso chef Chico Figueiredo, com sua coluna Gastronomia no Light, traz receitas simples, práticas e muito saborosas para você se deliciar.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.