Pimentões de todas as cores!

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Fazendo a feira nesta semana fiquei abismado com o preço dos pimentões... Na verdade não só com eles, é claro! Pimentões são deliciosos quando usados corretamente. Indigesto pra alguns e benéficos para outros, podem ser usados em diversas receitas e também em belas decorações. Eles apresentam várias cores: amarelo, vermelho, laranja, roxo, branco, preto e o verde que é o mais forte com sabor mais picante e acentuado. Os outros são levemente adocicados dando um delicioso resultado em preparações cruas. Os pimentões são excelentes para o sistema imunológico, para os olhos e também pro coração. Então, vamos diversificar nossos pratos e começar a semana com deliciosas receitas para dar mais sabor ao seu dia a dia!

GLOSSÁRIO

PIMENTÃO – Vegetal da família das solanáceas, é cultivado como hortaliças e tem frutos que atingem cerca de 20 cm de comprimento. São vários e têm cores distintas. Sua casca deve ser firme e brilhante. Pode ser empregado ao natural, em saladas, recheado, frito com carne, em ratatouille, em chutney, ou em pastas para canapé. O pimentão é rico em vitaminas A e C, contendo também um pouco das vitaminas B1 e B2. Em pó, é a base para o preparo do colorau ou páprica.

PIMENTÕES RECHEADOS

Ingredientes:

600gr de carne moída, 6 pimentões verdes, 2 colheres de sopa de óleo,  1 cebola grande picada, 2 dentes de alho picados, 1 xícara de leite, 3 colheres de farinha de trigo, ½  xícara de azeitonas verdes, sal e pimenta a gosto e salsinha picada.
Modo de preparo:

Recheio: Refogue o alho até dourar, junte a cebola. Frite, até que a cebola esteja transparente. Junte a carne e refogue. Acrescente as azeitonas. Tempere com sal e pimenta. Dissolva a farinha no leite, acrescente à carne. Espere engrossar. Junte a salsa. Desligue o fogo e reserve.

Pimentão: Corte a tampa dos pimentões, não jogue fora. Lave por dentro e por fora, tirando as sementes. Recheie com a carne moída, com o auxílio de uma colher de sopa. Não encha muito, nem comprima o recheio, pois o pimentão ao murchar diminui de tamanho e pode estourar. Feche o pimentão com a própria tampa presa com palitos.

Finalização: Em uma panela, coloque um pouco de óleo, acondicione os pimentões dentro dela e jogue um pouquinho de água fervendo. O segredo é deixar os pimentões cozinharem no vapor.

Notas:

Vá sempre colocando água para não deixar queimar. O cozimento se dá com a panela tampada, porque assim o vapor cozinha mais rápido. Está pronto quando os pimentões estiverem moles. Verifique espetando um garfo. Ficam deliciosos com molho de tomate. Troque a água pelo molho. Degustei esse prato com espaguete e ficou bem gostoso, mas pode também ser servido com arroz. Escolha a melhor opção!

PIMENTÕES RECHEADOS COM QUEIJO

Ingredientes:

4 pimentões, sendo 2 vermelhos e 2 amarelos, 4 tomates grandes sem pele e sem semente picados, 4 fatias médias de queijo cabra ou queijo ricota temperada, 4 colheres de chá de azeite, 1 pitada de sal, 1 pitada de pimenta e orégano a gosto.

Modo de preparo:

Limpe os pimentões por dentro deixando a tampinha reservada. Pique os tomates e tire a pele e sementes, pique o queijo também pequeno, junte o tomate e o queijo e adicione o azeite o sal, pimenta, orégano e misture tudo. Recheie os pimentões com essa mistura, feche com a tampinha separada, embrulhe em papel alumínio e leve ao forno quente. Retire quando a pele ficar enrugada.

Notas:

Pode ser servido como entrada ou acompanhado de salada e pão italiano. Fica uma refeição completa!

Foto da galeria
TAGS:
Chico Figueiredo

Chico Figueiredo

Gastronomia

Sábado em casa, de boa lendo o jornal. Bateu aquela fome? Seus problemas acabaram! Nosso chef Chico Figueiredo, com sua coluna Gastronomia no Light, traz receitas simples, práticas e muito saborosas para você se deliciar.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.