Colunas
OVOS de todos os sabores e cores!
A uma semana da Páscoa, me voltei para o ovo, referência em muitos pratos da culinária de um modo geral. Ovo também pode ser de chocolate, pode ser pintado e decorativo. O ovo pode ser: cozido, poché, feito omelete, mole ou duro, Benedict, frito, nevado, à flamenca, ovo dos mil anos, quentes, cocote e até mesmo como ovas de peixes. Ovos, ovos, ovos: sempre deliciosos, de qualquer jeito. E como nesta próxima semana os cristãos dispensam carne vermelha, e os preços dos peixes ficam pela hora da morte, porque não aproveitar deliciosas receitas à base de ovos? Ah! E, nesta altura, já estamos nos preparando para procurar e encontrar os deliciosos ovos de Páscoa no próximo fim de semana! Até lá!
DICAS
Às vezes a panela não colabora, então o melhor é usar uma panela antiaderente. Um fiozinho de óleo deve estar bem quente na panela antes de quebrar o ovo.
Pra quem gosta de uma gema molinha, o fogo deve estar médio, assim, a clara cozinha, mas a gema, não. Para os que gostam de uma gema mais durinha, deixe o fogo mais baixo, para a gema cozinhar e a clara não queimar.
E o ovo cozido? Como evitar aquela camada cinza em volta da gema? Independentemente de gema mole ou dura, coloque a água para ferver com uma colher de sopa de vinagre, que ajuda a clara a ficar durinha. Parece besteira, mas a casca é bem porosa e o vinagre consegue passar, coagulando melhor a clara.
Para aqueles que gostam de gema bem molinha, deixe cozinhando por 5 minutos. Para uma gema durinha, deixe 12 minutos. E tire rapidinho para evitar que a camada cinza se forme. E não pode esquecer o choque térmico com água gelada, que também separa melhor a casca da clara cozida. Mas se você não quer esfriar o ovo, faça o choque com água bem gelada e, assim que der para segurar, comece a descascar.
RECEITAS
TORTILHA
Ingredientes:
- 4 ovos
- ¼ de xícara de leite
- sal e pimenta a gosto
- ¼ de xícara de água
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 dentes de alho picados
- 2 batatas médias cortadas em rodelas finas
- 1 cubo de caldo de legumes
- 1 abobrinha média fatiada
- 1 pimentão verde ou vermelho sem sementes e fatiado
- 125g de queijo cheddar fatiado
- milho (opcional)
Modo de preparo:
Em uma tigela, bata os ovos com o leite, o sal e a pimenta. Reserve.
Aqueça o azeite em uma frigideira de tamanho médio e de fundo pesado, em fogo médio. Frite o alho e as fatias de batata até ficarem douradas, por cerca de 2 minutos. Acrescente a água e o cubo de caldo de legumes. Com a frigideira destampada, cozinhe por 10 minutos. Boa parte da água deverá ter evaporado, mas ainda haverá um pouco.
Despeje a mistura de ovo. Por cima, arrume as fatias de abobrinha e de pimentão, além dos grãos de milho. Polvilhe com queijo ralado. Em seguida, reduza o fogo para médio-baixo e tampe a frigideira. Cozinhe por 10-15 minutos. De vez em quando, verifique se apareceram bolhas grandes na tortilha e desmanche-as com uma faca. Passe também uma faca cega nas bordas. Mexa a frigideira sobre a chama para se certificar de que a fritada ficará homogênea.
Quando a parte de cima da tortilha estiver toda sólida, coloque a frigideira no forno pré-aquecido por alguns minutos para terminar o preparo. Deixe-o descansar por alguns minutos. Em seguida, sirva-o em pedaços.
Rendimento: 2 porções.
Dicas: Essa é uma receita simples e os ingredientes podem variar de acordo com seu gosto. Couve-flor ou brócolis americano em fatias ficam deliciosos. até mesmo o chuchu ou cenouras, em fatias. Alho-poró, cebolinha verde e outros que desejar também. Use a imaginação!
BOM APETITE!

Chico Figueiredo
Gastronomia
Sábado em casa, de boa lendo o jornal. Bateu aquela fome? Seus problemas acabaram! Nosso chef Chico Figueiredo, com sua coluna Gastronomia no Light, traz receitas simples, práticas e muito saborosas para você se deliciar.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário