O frio bate em nossa porta e é hora de se aquecer!

sábado, 20 de junho de 2015
Foto de capa

É tempo de saborear o chá das cinco acompanhado de deliciosos biscoitinhos

Gosto muito dessa época. Gosto do frio e de senti-lo, gosto das bebidas e das comidas de inverno e principalmente das roupas que nos aquecem e nos tornam mais belos. Temos muitas opções de bebidas, alcoólicas ou não, quentes ou frias. Uma bebida que não temos o hábito de consumir são os chás. No entanto, eles são ótimos e podemos desfrutar de seus variados sabores em diversas ocasiões. Eu, particularmente, gosto muito dos chás naturais feitos de ervas frescas. Acho-os mais saborosos. Ultimamente tenho ingerido muito o de capim limão, gosto de seu aroma e do sabor. Podemos optar pelo de hortelã, folhas de laranja, erva cidreira e muitos outros. Os de saquinhos são bons e oferecem uma gama de opções e também podem substituir o cafezinho em algumas ocasiões. No mais, aproveitem o frio de nossa cidade e curtam essa estação cheia de sabores e cores que Nova Friburgo proporciona!

Glossário

CHÁ DE ERVAS   

Elaborado com ervas variadas, juntas ou separadas, esses chás podem ser tomados quentes ou frios. As ervas mais apreciadas são hortelã, erva-cidreira, camomila, folhas de laranjeiras, de morango, de amora, flores de alfazema, de salgueiro, de malva, de roseiras silvestres, de urze, de urtiga, de girassol, raízes de malva e casca de limão e sândalo. Por terem consistência diferente e graus também diferenciados de aroma e sabor, dosagem de preparo varia de erva para erva.

Receitas

CHÁ DE CASCA DE ABACAXI, HORTELÃ E GENGIBRE

Ingredientes: 

Casca da metade do abacaxi cortada em pedaços de 0,5cm; 10cm de gengibre cortado em lâminas; 1 xícara de folha de hortelã; 3 cardamomos; mel e água mineral.

Modo de preparo:

Coloque o abacaxi e o gengibre em uma panela e, em seguida, adicione água mineral. Coloque no fogo e cozinhe por 20 minutos. Desligue, coe e adoce com mel. Acrescente as folhas de hortelã.

Nota: Esta é uma das mais deliciosas receitas de chás quentes para o inverno.

CHÁ DE MAÇÃS

Ingredientes: 

1lt de água; 2 pedaços de canela em pau; 4 cravos; 1 maçã pequena descascada em pedaços; 2 saquinhos de chá mate; açúcar, adoçante ou mel.

Modo de preparo:

Coloque para ferver a água com canela, o cravo e a maçã. Depois adicione o mate, desligue o fogo e abafe.

BISCOITINHOS DE CANELA PARA CHÁS

Ingredientes: 

2 xícaras de farinha de trigo - 280g, 1/2 colher de chá de sal, 1/2 colher de chá de fermento químico em pó, 1 colher de chá de canela em pó, 140g de manteiga sem sal amolecida, 1 ovo, 1 gema,1 xícara de açúcar - 200g, 1 colher de chá de extrato de baunilha, açúcar de confeiteiro e canela em pó extra para polvilhar nos biscoitos.

Modo de preparo:

Misture a farinha com o sal, fermento e a canela e reserve.

Misture a manteiga com o ovo, a gema, o açúcar e a baunilha e mexa bem até formar uma pasta. Se quiser utilize a batedeira.

Junte a mistura de secos à mistura de manteiga e misture bem sem sovar até que a massa fique uniforme.

Se a massa estiver muito mole leve-a à geladeira por aproximadamente 15 minutos. Retire e faça dois rolos com 2 a 3cm de diâmetro, embrulhe em plástico ou filme e guarde na geladeira por 2 horas ou até que fique dura o suficiente para cortar.

Retire os rolos de massa da geladeira e corte-os em fatias finas para formar o biscoito. Disponha-os em assadeira untada com manteiga e bem separados uns dos outros. A receita leva fermento, o biscoito vai crescer e se esparramar um pouco.

Asse-os em forno médio pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos ou até que dourem a gosto. Fique de olho, já que uma vez assados douram muito rapidamente.

Solte os biscoitos da assadeira com uma espátula com eles ainda quentes. Deixe-os esfriar um pouco e transfira-os para uma grade (caso tenha) ou para um prato.

Polvilhe-os com açúcar de confeiteiro misturado com canela.

Nota: Deixe os biscoitos esfriarem e guarde em pote hermético caso sobre algum!

Bom apetite!

TAGS: Light | chá | biscoto
Chico Figueiredo

Chico Figueiredo

Gastronomia

Sábado em casa, de boa lendo o jornal. Bateu aquela fome? Seus problemas acabaram! Nosso chef Chico Figueiredo, com sua coluna Gastronomia no Light, traz receitas simples, práticas e muito saborosas para você se deliciar.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.