Nossa Nova Friburgo recheada de sabores!

sábado, 16 de maio de 2015

197 anos de muitos sabores. Esta é nossa cidade, rodeada de montanhas que parecem deixar a cidade ainda mais aromatizada. São raízes, frutos e flores que nos cercam desde a sua colonização, transbordando em delícias de vários países que com sua arte culinária transformam esse município em puro prazer. Nossa rica gastronomia está distribuída em inúmeros restaurantes, todos de qualidade e com preços honestos. Minha cidade daqui a pouco estará completando 200 anos, plena em juventude e oferecendo muitas opções de lazer também. Cidade de belos recantos, com cachoeiras, parques e montanhas e povoada por gente valorosa e hospitaleira. Parabéns, Nova Friburgo, terra de tantos talentos, amores e muitos... muitos sabores! Viva Nova Friburgo e suas delícias!

Com o frio chegando, vamos de cremes:

Receita

CREME DE MILHO VERDE COM CARNE SECA

Ingredientes:

2 pães italianos para servir a sopa (opcional) 
Faça um corte nas tampas dos pães e, com cuidado, retire os miolos. Não retire demais porque as cascas ficarão muito finas. Reserve.

Para o refogado de carne seca: 100g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada, ¼ de cebola picada em pedaços bem pequenos, 1 dente de alho picado em pedacinhos bem pequenos, 1 colher (sopa) de azeite de oliva e salsinha picada a gosto.

Modo de preparo:

Em uma frigideira, aqueça o azeite e sue a cebola e o alho. Acrescente a carne seca. Misture até aquecê-la por completo. Polvilhe com a salsinha e, caso precise, corrija o sal.

Para a sopa/creme de milho: 2 espigas de milho debulhadas, ½ cebola pequena ralada, 1 colher (sopa) de manteiga, 1 colher (chá) de azeite de oliva, 1/3  tablete de caldo de legumes, 400ml de leite e 1 colher sopa cheia de queijo parmesão ralado.
Modo de preparo:

Reserve 1/3 dos grãos de milho e liquidifique o restante com o leite. Em uma panela, derreta a manteiga com o azeite e sue a cebola. Acrescente o milho reservado e refogue por aproximadamente 2 minutos. Peneire o milho batido no liquidificador e acrescente-o à panela. Coloque o caldo de legumes e deixe cozinhar, em fogo baixo, por aproximadamente 15 minutos, mexendo constantemente. Quando a sopa estiver cozida, acrescente o queijo ralado e misture. Se necessário, corrija o sal. Coloque a sopa dentro dos pães e sirva com a carne seca refogada por cima. Rende 2 porções. 

Dicas: Se preferir utilize 100ml de caldo de legumes caseiro e diminua a quantidade de leite para 300ml.

CREME DE COUVE-FLOR E COGUMELOS SALTEADOS

Ingredientes:    

Para o creme de couve-flor: 1 couve-flor grande limpa, sem talos e cortada em floretes pequenos – cerca de 1.3 kg, 1 batata grande, limpa, descascada e cortada em pedaços grandes, 1 cebola média picada, 25g de manteiga, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1.2 l de caldo de legumes ou frango, 600ml de leite integral e 150ml de creme de leite fresco.

Modo de preparo:

Em uma panela, derreta a manteiga com o azeite. Acrescente a couve-flor, a batata e a cebola e mexa até começar a chiar. Tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos, mexendo de vez em quando e tomando cuidado para não queimar. Adicione o caldo e deixe ferver. Assim que levantar fervura, acrescente o leite e tempere a gosto. Cozinhe, sem tampar a panela, por aproximadamente 10-15 minutos, até os legumes ficarem macios. Acrescente metade do creme de leite e misture. Em um processador de alimentos ou no liquidificador, bata a sopa até ficar um creme homogêneo. Acrescente o restante do creme de leite e misture. Sirva a sopa com os cogumelos salteados por cima.

Cogumelos salteados

Ingredientes:

250g de cogumelos Paris, 2 ramos de salsa lisa, 2 dentes de alho, 1 ½ colher sopa de azeite de oliva mais 1 colher de azeite, ½ colher sopa de manteiga e sal e pimenta-do-reino moída na hora.

Modo de preparo:

Lave os cogumelos em água corrente, sem deixá-los de molho. Esfregue-os delicadamente, escorra-os e enxugue-os com um pano limpo. Lave e escorra a salsa. Descasque e pique o alho com a salsa. Refogue os cogumelos numa frigideira bem quente com ½ colher de sopa de azeite de oliva. Mexa de vez em quando até que os cogumelos tenham depurado sua água. Escorra-os e seque a frigideira com um papel absorvente. Aqueça o azeite restante com a manteiga na frigideira, adicione os cogumelos e a mistura de salsa e mexa delicadamente, deixando cozinhar por alguns minutos em fogo baixo. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

Dicas: Pode substituir por outro cogumelo, como, por exemplo, o shiitake, shimeji ou por cogumelo seco reidratado.

Rendimento:  4 porções.

BOM APETITE!

Foto da galeria
TAGS:
Chico Figueiredo

Chico Figueiredo

Gastronomia

Sábado em casa, de boa lendo o jornal. Bateu aquela fome? Seus problemas acabaram! Nosso chef Chico Figueiredo, com sua coluna Gastronomia no Light, traz receitas simples, práticas e muito saborosas para você se deliciar.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.