Colunas
Meu Santo Antônio — Nosso santo casamenteiro!

Como publicado na coluna passada, as festas juninas estão por toda parte. E, como hoje é dia de Santo Antonio, nosso santo “casamenteiro”, vamos aproveitar o dia e fazer uma prece para o santo... Bem, para aqueles que estão encalhados ou querem casar mais rápido. Mas, o melhor mesmo é aproveitar o dia e as festas desse nosso padroeiro tão querido por todos os cantos. Mesmo as festas perdendo um pouco da criatividade com barracas bem fora do tema, ainda existem as barraquinhas das igrejas que mantêm a tradição. Por falar em igreja, a de Santo Antonio, na Praça do Suspiro, está um charme! Linda de se ver e enchendo de orgulho nós, friburguenses, que amamos nossa cidade! Vivas para o Santo Antonio!
Glossário
MOCOTÓ – É a pata de bovinos sem o casco. Utiliza-se no preparo tanto de pratos salgados como de doces. Salgado, é feito um cozido lento, com as patas escaldadas, temperadas com sal, pimenta, salsa, louro, toucinho, limão, mostarda e vinagre, acrescentando-se ou não alguma verdura. Sua aplicação doce mais conhecida é a geleia de mocotó. Nos dois casos, é muito saboroso e nutritivo.
Receita
CALDO DE MOCOTÓ
Ingredientes:
1 mocotó, cortado em rodelas e bem lavado e escaldado, água suficiente para cozinhar o mocotó, 1 cebola grande picada, 2 dentes de alho amassados, ½ xícara de coentro (opcional), 3 colheres de sopa de salsinha, 2 colheres de sopa de hortelã picada, 1 colher de sopa de extrato de tomate, pimenta malagueta ou pimenta vermelho a gosto, 5 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
1. Cozinhar na panela de pressão o mocotó com água e todos os temperos.
2. Deixar apurar o caldo até que os ossos se soltem.
3. Retire as rodelas de ossos, tirando bem o restante de carne.
4. No caldo já apurado, junte o azeite.
Rendimento:
4 porções.
Notas:
Essa é uma sugestão que pode ser servida com farinha e pimenta. Pode deixar uns pedaços maiores do mocotó e servir com arroz. Também é comum bater tudo no liquidificador e servir com cheiro verde salpicado por cima. Em festas juninas é muito comum com torradas.
Bom apetite!

Chico Figueiredo
Gastronomia
Sábado em casa, de boa lendo o jornal. Bateu aquela fome? Seus problemas acabaram! Nosso chef Chico Figueiredo, com sua coluna Gastronomia no Light, traz receitas simples, práticas e muito saborosas para você se deliciar.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário