Gastronomia cor-de-rosa!

domingo, 25 de outubro de 2015
Foto de capa

Mãe, mulher, amiga, irmão, companheira! Êta, mulherada porreta! Na batalha diária da vida, essas mulheres, com todos os seus afazeres do dia a dia, ainda enfrentam problemas que as colocam diante de situações que não são fáceis de encarar! Outubro Rosa é um mês de reflexão... De alerta e, principalmente, apoio a todas essas mulheres que se empenham por mais direitos e compreensão. Resolvi, então, falar de coisas boas, leves, saudáveis e saborosas para dar mais ânimo a essas guerreiras que enfrentam o mundo sempre de cabeça erguida! Viva as mulheres! Viva o Outubro Rosa! Viva a Amma!

Peixe

Durante muito tempo, injustamente, esse animal não foi considerado como merecia por sua imagem estar ligada à ideia de jejum, sacrifícios e penitência. É, entretanto, uma excelente fonte nutritiva, e sua carne pode ser utilizada em diversas receitas deliciosas. Os peixes podem ser divididos em gordos ou magros, dependendo do teor de gordura de sua carne. Entre os gordos, temos o salmão, o atum, a cavala, o arenque e algumas sardinhas; entre os magros, o bacalhau, a pescada, o linguado, o badejo e o tucunaré, dentre outros. De modo geral, sua carne é rica em proteínas, ferro, iodo, potássio e outros minerais, além das vitaminas A, B e D. Rico em ácidos graxos, seu consumo frequente minimiza os riscos de doenças cardiovasculares. De fácil digestão, sua carne pode ser preparada assada, grelhada, frita ou ensopada. Altamente deteriorável, deve ser utilizado apenas quando muito fresco ou adequadamente congelado.

Receita

Filé de peixe assado com especiarias

Ingredientes: 4 filés de peixe frescos de carne firme (de sua preferência – pode ser congro, robalo, linguado, namorado, badejo), suco e raspas de 1 limão, 2 tomates grandes cortados em rodelas, 1 cebola roxa grande cortada em rodelas, 200g de mandioquinha descascada e cortada em rodelas finas, 8 aspargos cortados em 3 partes (sem os talos), azeite a gosto, noz-moscada, curry, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:
•  Tempere os filés de peixe com as raspas e o suco do limão, sal, pimenta, azeite, noz-moscada e curry. Sem excessos para manter o sabor do peixe suave.
•  Unte uma assadeira com azeite e coloque os filés no centro.
•  Por cima do peixe, arrume as rodelas de tomate.
•  Salpique sal, azeite e arrume as rodelas de cebola, adicionando um pouco mais de sal.
•  Em volta do peixe, coloque as rodelas da mandioquinha, salpicando um pouquinho de sal e noz-moscada por cima delas.
•  Cubra com papel alumínio e leve ao forno (180ºC) por 10 minutos.
•  Retire do forno, arrume os aspargos por cima, tempere-os com sal e pimenta, cubra com o papel alumínio novamente e volte ao forno por mais 15 minutos, ou até os legumes ficarem cozidos.
•  Caso o peixe solte muita água, retire o papel alumínio e aumente a temperatura para 250ºC, deixando no forno até as batatas começarem a dourar e o líquido do cozimento secar.

Rendimento: 4 porções

Notas: Esse peixe fica delicioso, leve e não precisa de acompanhamento. Mesmo assim, uma saladinha ou um arroz branco vai bem. Fica a seu critério. Os aspargos são fáceis de ser encontrados. O palmito também é uma boa opção.

Bom apetite!

TAGS:
Chico Figueiredo

Chico Figueiredo

Gastronomia

Sábado em casa, de boa lendo o jornal. Bateu aquela fome? Seus problemas acabaram! Nosso chef Chico Figueiredo, com sua coluna Gastronomia no Light, traz receitas simples, práticas e muito saborosas para você se deliciar.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.