Caqui do Tingly!

sábado, 09 de abril de 2016

Como diz uma conhecida música da nossa cidade... “Olha o caqui do Tingly”! E realmente nossa região é repleta dessa deliciosa fruta que produz mais de 300 toneladas por ano. Infelizmente o caqui é pouco aproveitado por nós consumidores. Temos por hábito apenas comer a fruta. Mas inúmeras preparações podem ser feitas com essa delicada fruta: mousses, pudins, compotas, bolos, e muitas outras deliciais. Existem muitos mitos em torno da fruta. Uns dizem que engordam e outros preferem a fruta dura e alguns mole... O fato é que a fruta aqui em nossa cidade faz sucesso! Viva o caqui friburguense!

RECEITAS

GELEIA DE CAQUI

Ingredientes:

4 caquis grandes, ½ xícara de açúcar e raspas de 1 limão.

Modo de preparo:

  1. Lave bem os caquis
  2. Corte em pedaços grandes e coloque em uma panela, acrescente o açúcar, leve ao fogo e mexa durante uns 5 minutos
  3. Deixe esfriar um pouco, bata no liquidificador e coloque a pasta de volta na panela
  4. Acrescente as raspas do limão, leve ao fogo por mais uns 3 minutos, deixe esfriar e sirva.

MOUSSE DE CAQUI

Ingredientes:

8 caquis maduros, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite e 1 pacote de gelatina sem sabor.

Modo de preparo:

  1. Lave bem os caquis (se quiser tire a pele)
  2. Coloque no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e a gelatina (dissolva de acordo com as instruções da embalagem)
  3. Bata por 1 min, em seguida coe a mistura
  4. Coloque em um recipiente e deixe na geladeira para dar consistência.

Rendimento: 8 porções.

BOLO DE CAQUI

Ingredientes:

2 caquis rama-forte, 2 ovos inteiros, 3 colheres de chá de açúcar,3 xícaras de chá de farinha de trigo, 3 xícaras de chá de leite e 2 colheres de chá de fermento.

Calda:

 2 caquis rama-forte e 1 xícara de chá de açúcar.

Modo de preparo:

  1. Primeiro lave bem as frutas, descasque, tire as sementes e pique. No liquidificador, coloque os dois ovos, o leite, os caquis e o açúcar. Bata até ficar tudo homogêneo e reserve.
  2. Em uma tigela, despeje a farinha de trigo e o creme do liquidificador. Depois é só bater. Por último, acrescente o fermento e misture bem. Em uma forma untada com óleo, coloque a massa do bolo e leve ao forno médio por 40 minutos.

Calda

  1. Lave bem as frutas, tire a casca, as sementes e pique. Em uma panela, coloque o açúcar e em seguida a fruta. Mexa sempre para não grudar por cerca de 10 minutos.
  2. Depois que o bolo estiver assado, retire da forma e jogue a calda por cima.

BOM APETITE!!!

TAGS:
Chico Figueiredo

Chico Figueiredo

Gastronomia

Sábado em casa, de boa lendo o jornal. Bateu aquela fome? Seus problemas acabaram! Nosso chef Chico Figueiredo, com sua coluna Gastronomia no Light, traz receitas simples, práticas e muito saborosas para você se deliciar.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.