Colunas
Etc & Etc - 24 de agosto.

Felenillo: cem anos comemorados de forma bonita e muito marcante
No último dia 15, o domingo bastante frio foi esquentado pelas emoções e alegrias por conta, na residência do seu filho Oswaldo e nora Jane, no bairro do Cônego, das comemorações do centésimo aniversário do admirado e generoso sr. Felenillo Freitas Borges, que apesar de um pouco debilitado com sua saúde, esteve feliz e principalmente como uma constante ao longo desta sua vida, fazendo a felicidade dos filhos, noras, genros, netos, bisnetos e incontáveis amigos pela pessoa sempre generosa, amiga, carismática e admirável que é. O admirado sr. Felenillo, que nasceu em 8 de agosto de 1910, no município praiano de Macaé, mas que na década de 40 veio para Nova Friburgo, se casou em 15 de outubro de 1938, com a sr.ª Julieta Brasilina Guida (falecida no ano de 2000), tendo com ela cinco filhos – Carmem Lourdes (falecida em 2004), João, Nancy, Oswaldo e Sônia Isabel –, mais as alegrias de 8 netos e 11 bisnetos.
Pai justo, homem trabalhador, cidadão admirado por todos, seu Felenillo figura como um dos mais antigos e conceituados comerciantes de Olaria, que no período de 1945 a 1957 manteve junto com o cunhado Ernesto Guida e os outros sócios Manoel e José Silveira (já falecidos) um dos principais armazéns de secos e molhados, a Casinha do Povo, estabelecimento situado onde hoje fica o Posto Santo Antonio. Também naquela época, foi o querido Felenillo quem iniciou a comercialização de carvão e lenha, através de sua firma Estância da Lenha, outro estabelecimento comercial que marcou época em Olaria, bairro em que também o viu vender eucaliptos para diversas finalidades.
As comemorações dos 100 anos do querido sr. Felenillo Freitas Borges foram marcadas por um grande almoço festivo, mas sobretudo por um especial momento de celebração com participações de leituras e palavras, de seus netos Joana, Cláudia Mury, Bruno Freitas, Luciana, bisneta Isabelle Mury, filhos João e Osvaldo Freitas Borges, sobrinha Anna Guida, mais os agradecimentos Heloisa Wermelinger (esposa do João) em nome dos genros e noras, assim a leitura do Salmo 128 (As bênçãos familiares), a música Prova de Amor, com saxofonista Carlinhos e por fim com todos fazendo a oração do Pai Nosso, fizeram com que as emoções tocassem fundo no coração de todos.
Pela extraordinária figura humana que foi e é para a vida de seus familiares em geral, assim como incontáveis amigos, muito mais ainda se teríamos a falar sobre o encantador sr. Felenillo, a quem parabenizamos com carinhosos votos de contínuas felicidades, saúde, paz, alegrias e tudo de bom que ele bem merece. Nos registros fotográficos, vemos seu Felenillo alguns anos atrás ao lado de sua inesquecível esposa, dona Julieta, assim como no detalhe, acamado e recebendo cuidados especiais, e nas outras fotos, seus filhos, netos e bisnetos, que participaram desta especialíssima comemoração do centenário.
GPH comemora 43 anos com festa
folclórica e participações especiais
No próximo sábado, dia 28, das 14h às 23h, o GPH (Grupo de Promoção Humana), no bairro do Cônego, estará comemorando seus 43 anos de fundação, como uma das entidades mais importantes e respeitadas de Nova Friburgo.
Esta festa de comemoração terá como atrações animadas tradições folclóricas, com danças de mineiro pau, apresentações de folias de reis e quadrilhas caipiras infantil e adulto. Entre os participantes, que assim estarão ajudando a abrilhantar o evento, estarão presentes a Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN-NF) e 40º GE (Grupo de Escoteiros Anchieta). Vale à pena prestigiar!
Sindicato dos Bancários
terá posse neste sábado
A coluna recebeu e agradece convite do Sindicato dos Bancários de Nova Friburgo, para a posse de sua diretoria para o período 2010/2014, que será realizada em sua sede campestre, no distrito de Campo do Coelho, no próximo sábado, dia 28.
Desde já, abraços e cumprimentos ao seu presidente reeleito, Max Bezerra, e todos os demais integrantes de sua diretoria.

Luis Antonio Dias
ETC & ETC
Aconteceu na cidade, aconteceu na Etc e Etc, a coluna social do jornalista Luiz Antônio Dias. Há 30 anos figurando pelas páginas de A VOZ DA SERRA, Etc e Etc é uma síntese semanal, publicada todas as terças-feiras, sobre pessoas e acontecimentos.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário