Colunas
Talismã – o novo clipe de Luhli
Personagem da MPB dos anos 1979 e 1980, a carioca Luhli, que protagonizou com Lucina um emblemático duo musical, quando ainda assinava “Luli”, lançou no último dia 4 o clipe de “Talismã”, composição de seu último álbum Música Nova(2014), dirigido por Rafael Saar, através do YouTube.
O clipe está de uma beleza única. Com cores fortes e brilhantes, muito contrastada, as imagens misturam flores, plantas com imagens atuais de Luhli e também Lucina, além de amigos da dupla. É um clipe muito verde e intimista.
A música foi feita, segundo a própria cantora, em homenagem a Lucina. A levada do violão de náilon, acompanhada dos tambores e chocalhos, como caracteriza o som de Luhli, com sua voz suave, mas agressiva, são o tom sedutor de “Talismã”. A música chega reforçando uma amizade formada há mais de 40 anos, como é visto também no documentário Yorimatã, de Rafael Saar.
O filme, lançado em outubro de 2014, com um título que significa “Salve a criança da mata” mostra claramente a trajetória da dupla que nos anos 70 viveu uma vida hippie de forma genuína, totalmente contracultural. Além de viverem um casamento a três com o fotógrafo Luiz Fernando Borges da Fonseca, foram morar no mato, em Mangaratiba, produzindo seus discos de forma totalmente independente e vivendo de sua arte. A película já ganhou quatro prêmios e foi exibida em festivais em Cuba e na Espanha.
A dupla lançou em sua carreira oito discos, sendo o mais cultuado deles o primeiro, lançado em 1979. Vendido de mão em mão nos shows, o único exemplar do independente hoje no Mercado Livre custa R$190. Além o trabalho com Lucina, Luhli também teve músicas suas gravadas por diversos artistas, entre eles Tetê Espíndola, Zélia Duncan e, principalmente, a banda Secos e Molhados.
Mais de trinta anos após a formação da dupla e dez depois de sua dissolução, Lulhi não quis fugir da natureza e mudou-se para Lumiar. Hoje é uma das maiores agitadoras culturais do distrito friburguense, onde, em seu ateliê oferece oficinais de cristais, tambores e fábrica muito artesanato. Luhli também fábrica percussões e é grande incentivadora dos corais percussivos do local.
A ouvir a música e assistir o clipe, é só acessar o link: http://youtu.be/yFg-7kvAr-o
![Foto da galeria](https://acervo.avozdaserra.com.br/sites/default/files/colunas/div-close-luhli-tambor.jpg)
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário