Rock N’ Roll cru e selvagem

sábado, 14 de março de 2015
Foto de capa

Jonnata Doll e Os Garotos Solventes (2014)

Simples, pesado e direto. Esse é o som dos Garotos Solventes, banda que acompanha o vocal agressivo do performático vocalista Jonnata Doll. O rock barulhento do grupo de Fortaleza é marcado por letras que falam sobre sexo, drogas e outros vícios, além de uma temática urbana, contrastando com o cotidiano que envolve esses assuntos.

Apesar de terem o peso como principal característica, os rapazes conseguem também trafegar em outros estilos e manter uma unidade em seu som, trazendo uma sonoridade original para o rock brasileiro atual.

Dá quase para dividir o álbum de estreia da banda em dois lados, como nos vinis. As primeiras canções são distorcidas, fortes e agressivas. A abertura da obra fica com "O Mundo Contra Nós”, o grito de um jovem rebelde e perdido, contando com um modesto e interessante solo de guitarra no final. Riffs simples e pesados — como o punk entrega — aparecem em "Esqueleto” e também "Camila Pequena”, que, antes da explosão feroz de pratos e guitarras, traz um fraseado conhecido de música oriental.

A banda se apresenta de forma peculiar e rápida na faixa "Garotos Solventes”, uma canção selvagem e rápida, com menos de dois minutos de duração e um grande solo de guitarra.

Além da presença clara do Punk Rock e do Grunge, dá pra sentir uma pequena influência de bandas de pós-punk como o The Cure e o Bauhaus. Os anos 80 aparecem em trechos como a faixa "A Rua de Trás”, e nos teclados de "Cigarros Pelo Muro”, um dos pontos altos do disco que fala sobre internações.

É interessante notar no mesmo disco as canções mais calmas, revelando o outro lado. Há a quase romântica "Eu Sempre Serei Aquele Cara”, a criativa balada sarcástica "Senhor Walber”, com clima alegre, porém com a pesadíssima letra sobre pedofilia, que traz até referências de blues e folk no instrumental. 

Por último aparece a faixa "Esperando Por Você”, de forma surpreendente, com uma batida dançante, misturando disco music com pop eletrônica, com muita distorção na guitarra, que, é claro, não pode faltar em uma música dos Garotos Solventes.

 

Jonnata Doll e Os Garotos Solventes (2014)

Artista: Jonnata Doll e Os Garotos Solventes

Músicos: Jonnata Doll (voz), Saulo Raphael (baixo), Edson Van Gogh (guitarra), Leo Breedlove (guitarra) e Marcelo Denisdead (bateria)

Produção: Yuri Kalil

Selo: Eletrônica Viva

Músicas:

1. O Mundo Contra Nós

2. Namorada Fantasma

3. A Rua de Trás

4. Camila Pequena

5. Cigarros Pelo Muro

6. Esqueleto

7. Garotos Solventes

8. Eu Sempre Serei Aquele Cara

9. Senhor Walber

10. Karine Pits

11. Garantia de Alegria

12. Esperando Por Você

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.