Música de gente pequena

segunda-feira, 04 de abril de 2016
Foto de capa

Em 2010 o Pato Fu encarou um desafio novo: criar um disco com versões de músicas conhecidas usando instrumentos de brinquedo. O resultado foi um álbum doce, curioso, e que atingiu seu objetivo de atrair adultos e crianças, mostrando aos pequenos muito além do “Atirei o Pau No Gato”.

A escolha do repertório mistura o rock nacional dos anos 1980, baladas internacionais e alguns sons pops dos anos 1970 e 1980. A maioria dos brinquedos funcionou no disco mais como efeitos sonoros que realmente instrumentos. O teclado e a bateria foram os mais realistas. Além deles foram usados instrumentos em miniatura, como a guitarra e o baixo, e um cavaquinho serviu como violão e baixo. Outro diferencial do disco é a participação das crianças fazendo vocais. Tem momentos que funciona e é fofinho mas, em excesso, acaba enjoando.

“Live And Let Die”, do Paul McCartney, é de longe a melhor gravação do CD. Com piano de brinquedo, a voz engraçada das crianças e o ritmo alucinante, o clássico do Wings é garantia de risadas, divertimento e também digno de horas tentando adivinhar de onde vieram os timbres. “Frevo Mulher”, de Zé Ramalho, é outra faixa destaque de Música de Brinquedo. Uma mistura de ritmo nordestino com a sanfona sendo substituída por um tecladinho e a zabumba por um bumbo de bateria da Barbie.

Nem toda essa brincadeira salva “Sonífera Ilha”, o hit chatíssimo do Titãs. Mesmo sem o timbre oitentista da original, a canção não se salva, continuando cafona. Outra música da mesma época é “Ska”, dos Paralamas do Sucesso. O som zumbido do kazoo e a bateria de plástico dão um brilho diferente à faixa. Completando o repertório da década de 1980 ainda tem “Pelo Interfone”, em uma versão que parece querer melhorar todas as falhas e excessos da original.

Na linha das baladas de amor tem “Love Me Tender”, do Elvis, que mantém o clima havaiano do cantor e não parece ser muito de brinquedo; “Rock And Roll Lullaby”, que ficou bem mais doce e na voz feminina de Fernanda com um tom mais maternal; e “My Girl”, que segue uma linha parecida, fugindo do soul dos Temptations e sendo traduzida de uma forma bem acessível às crianças.

Com Música de Brinquedo, a banda mineira conseguiu aproximar um público infantil e ainda manter seu público mais velho, curioso com o resultado das canções. É um disco ótimo para apresentar aos filhos e crianças da família músicas famosas e importantes que foram sucesso antes deles sonharem em vir ao mundo. É um trabalho atual que não vai deixar os pequenos dizerem: “Isso é coisa de velho!”.

Música de Brinquedo (2010)

Artista: Pato Fu
Músicos: John Ulhoa, Fernanda Takai, Ricardo Koctus, Xande Tamietti e Lula Camargo

Faixas:
1. Primavera
2. Sonífera Ilha
3. Rock And Roll Lullaby
4. Frevo Mulher
5. Ovelha Negra
6. Todos Estão Surdos
7. Live And Let Die
8. Pelo Interfone
9. Twiggy Twiggy
10. My Girl
11. Ska
12. Love Me Tender

TAGS: Música | patu fu

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.