Cássia Eller redescoberta O Espírito do Som Vol 1 – Segredo (2015) – Cássia Eller

sexta-feira, 31 de julho de 2015
Foto de capa

Um lançamento fresquinho chegou esse mês às lojas com cheiro de raridade. “O Espírito do Som Vol 1 – Segredo” é o novo disco de Cássia Eller, com repertório quase completamente inédito. Tendo como base uma fita cassete gravada em Brasília, para o irmão de uma ex-namorada, o disco tem todo o caráter de gravação caseira, feita pela cantora ainda com uma voz bastante jovem e acompanhada somente pelo seu violão.

Primeiro de uma trilogia, “Segredo” tem todo o charme das gravações amadoras. Gravada sete anos antes do lançamento do seu primeiro disco, no ano de 1983, a fita mostra Cássia ainda muito ligada ao blues, com uma voz bem tímida. No repertório bilíngue, a cantora passeia por Luiz Melodia, Billie Holiday e Beatles.

Do quarteto inglês, a cantora grava “For No One”, “Happiness Is A Warm Gun” e “Golden Slumbers”. Na primeira, Cássia imprime a tristeza da canção de uma forma muito pessoal com sua voz. Na segunda, Cássia consegue traduzir bem o som da canção do Álbum Branco com seu violão e a voz aberta. A qualidade do registro confere uma leve distorção ao violão em certos trechos da música. Em “Golden Slumbers” a cantora se mostra bem menos tímida e solta o vozeirão. Com isso, o violão perde o destaque na faixa, aparecendo bem pouco.
O “Espírito do Som – Vol 1” também traz uma das poucas composições de Cássia Eller. É conhecido que ela escreveu somente seis músicas durante a vida e “Flor do Sol” é uma delas. Um blues acústico, a parceria com Simone Saback é simples, com poucas notas, e traz na estrutura de sua letra palavras de origem indígena, lembrando o trabalho de cantoras como Tetê Espíndola.

Outro bom momento do novo disco da cantora carioca é “Sua Estupidez”, de Roberto e Erasmo, onde dá pra perceber como a voz de Cássia mudou durante a carreira. Na versão, sua voz está mais aguda e com timbre mais limpo. O acompanhamento do violão contribui para deixar a canção mais intimista. A cantora ainda acerta no repertório com “Segredo” e “Ausência”, respectivamente de Luiz Melodia e Ednardo, fazendo já nessa época algo que faria ao longo de sua carreira: resgatar músicas de cantores pouco reconhecidos pela mídia.

“Segredo” não entra para o hall dos discos clássicos de Cássia Eller, como “O Marginal” (1992) e “Com Você Meu Mundo Ficaria Completo” (1999). Porém, é um álbum ótimo para os fãs da cantora. O primeiro volume da trilogia vale também pelo registro histórico, trazendo Cássia ainda adolescente já mostrando a que veio com sua voz enorme.

O Espírito do Som Vol 1 – Segredo (2015)
Artista: Cássia Eller
Produção: Rodrigo Garcia
Selo: Porangareté

Músicas:
1. Segredo
2. For No One
3. Happiness Is A Warm Gun
4. Flor do Sol
5. Ne Me Quitte Pas
6. Airecillos
7. Ausência
8. Sua Estupidez
9. Good Morning Heartache
10. Golden Slumbers

 

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.