Colunas
Tudo e mais
Pinçado da internet
“A cultura está acima da diferença da condição social.”
É neste sábado!
Neste sábado, 5, celebra-se o Dia Nacional da Cultura, instituído por lei em homenagem a Rui Barbosa (1849-1923), jornalista, político, jurista, diplomata e importante defensor das liberdades civis.
A data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Rui Barbosa.
Além da cultura, comemora-se também o Dia Nacional da Língua Portuguesa, que é o sexto idioma mais falado no mundo, e o Dia do Cinema Brasileiro, em homenagem à primeira exibição pública de cinema no país, realizada no Rio de Janeiro em 1896.
Por aqui
Em Nova Friburgo, o Dia Nacional da Cultura será comemorado com iniciativas diversas, por todos os cantos da cidade.
Na sexta-feira, 4, a Vilage no Samba fez festa, reunindo outras agremiações em torno do samba, do carnaval e da cultura popular.
Já neste sábado, 5, pela manhã, na Praça Getúlio Vargas, um dos nossos mais importantes equipamentos culturais, artistas e militantes estarão reunidos, manifestando, através das mais variadas setoriais artísticas, seus sonhos, projetos, desejos e realizações.
Tudo e mais
Cultura é tudo! Tudo? Como assim? Sim. Tudo e mais um monte de coisas que desconhecemos.
Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana.
São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimentos adquiridos a partir do convívio social. Por isso, só o homem possui cultura.
Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida.
Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.
Em Lumiar
Neste sábado, 5, em Lumiar, às 19h30, fechando as atividades artísticas pelo Dia Nacional da Cultura, a centenária banda Euterpe Lumiarense estará na Praça Carlos Maria Marchon apresentando-se com um repertório de músicas do gênero choro.
A banda centenária é um exemplo de resistência e determinação.
Violetas
A talentosíssima atriz Ana Rosa desembarca em Nova Friburgo para apresentar o espetáculo que é sucesso por onde passa há 19 anos.
Neste sábado, 5, o Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura recebe “Violetas na Janela”, montagem que trata a vida após a morte.
O espetáculo “Violetas na Janela” é uma adaptação do livro homônimo de Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho.
Com produção local da Nova Friburgo Cultural, o espetáculo tem sessão única, às 20h30.
Mãos na massa
Dentro da programação do Festival de Truta (gastronomia é cultura!), neste sábado, 5, na Coop Feira da Vila Amélia, através no projeto Mãos na Massa, teremos Luciana Ismério e Fábio, do restaurante Varandão, com sua receita de truta campestre.
O evento, aos sábados, já se incorporou ao calendário cultural da cidade.
Post Meridiem (1)
Ser nacionalista não significa fechar o coração ao processo de aculturamento.
Se somos uma cidade que absorveu culturas de dez países, que chamamos colonizadores, o que há de pecado em sermos plurais?
Aliás, todo radicalismo resulta, quase sempre, em erros.
Neste sábado, 5, mesmo com o título estrangeiro, acontece a primeira versão do Post Meridiem, na Cooperativa da Vila Amélia.
Post Meridiem (2)
A partir das 13h, a tradicional feira vai se transformar em festa gastronômica.
No "palco" o quinteto Serra Brasilis, com jazz da melhor qualidade.
As massas do Flamínio Spreáfico, degustações de cafés especiais com a turma antenada do Grão Café , os Defumados Friburgo, que não podem faltar e os quitutes do Tasso estarão por lá.
A cachaça local também vai estar representada com degustação da Atrás da Lua, que vai virar caipirinha pelas mãos da Bel e mais uma infinidade de cervejas artesanais.
Post Meridiem (3)
E mostrando que a criatividade é mesmo a marca do brasileiro, o evento será encerrado com o "Ratattouille Quase Lixo", pois nem só de festa vive o homem.
Este é um novo projeto que vem sendo capitaneado pelo Jurandyr, da Defumados Friburgo, com o objetivo de mostrar que o que vai ser lixo amanhã, pode ser hoje alimento de qualidade a baixo custo.
Vamos deixar de ser os campeões mundiais do desperdício!
Aniversariando
E para não dizerem que só falei de cultura, este sábado, 4, é um dia especial para os muitos amigos e familiares do médico José Antônio Verbicário Carim, amigo querido deste colunista.
Carim faz aniversário! Exatamente no Dia Nacional da Cultura.
Ao amigo, os votos de saúde, paz e muitas realizações!
Toque
Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem.
Quem dá esmola não dá futuro.
Ajude a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), pelo telefone 2522-7158.
David Massena
David Massena
David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário