Colunas
O amor...
Pinçado da Internet
"Queriam que ela fosse do lar, mas ela era do ler, com essa liberdade, ela era de onde quisesse ser."
O amor... (1)
O escritor Victor Heringer, carioca, criado em Nova Friburgo, onde estudou no Externato Santa Ignez, morreu na tarde da última quarta-feira, 7, aos 29 anos.
Em 2013, o autor ganhou o Prêmio Jabuti com o seu primeiro romance, a obra Glória (7 Letras).
Em 2016 lançou pela Companhia das Letras “O amor dos homens avulsos”, obra finalista dos prêmios Rio de Literatura, São Paulo de Literatura e Oceanos.
Pelas redes sociais a Companhia das Letras lamentou o acontecido e disse que Victor era uma das “vozes mais talentosas de sua geração”.
O amor... (2)
O Instituto Moreira Salles, onde Victor atuava na equipe do acervo de literatura e mantinha uma coluna na revista Pessoa, também prestou sua homenagem ao autor.
Victor acabara de voltar para o Rio, depois de viver em São Paulo.
Ele começara a trabalhar, recentemente, na coordenação de literatura do Instituto Moreira Salles.
Em seus posts nas redes sociais durante as viagens, costumava elogiar uma vida nômade.
O amor... (3)
“Quando eu morrer, se alguém perguntar, diga que eu era alegre escrevendo. Sou feliz escrevendo, assim como só sou feliz em viagem, em trânsito. Deslocável”, escreveu Victor Heringer certa vez na revista literária Enfermaria 6.
Sei que a maioria dos leitores não conhece a sua obra. Mas quem conhece, quem já foi arrebatado por Victor Heringer, tantas vezes citado nesta coluna, sabe que levará para sempre as suas palavras, no coração e na alma.
Custo a acreditar que um cara, tão grandioso, um escritor tão possível, capaz de mudar e desconstruir a nossa literatura de forma tão terna e, ao mesmo tempo, tão bruta, nos tenha deixado órfãos.
Que sua viagem seja de luz!
(Confira o obituário do jovem escritor.)
Nossa Barão
Com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Maricá recebe a primeira edição do festival de cerveja artesanal, até o domingo, 11.
A entrada é franca e o evento que acontece na Lagoa de Araçatiba, vai reunir três marcas de cervejas artesanais: a Barão Bier, de Nova Friburgo, que traz diversos estilos de chopes; a Goitacá Cervejaria, que trará cervejas especiais produzidas no Norte Fluminense, e a São José do Imbassaí, que é a primeira cerveja artesanal de Maricá.
A saber
Idosos, pessoas com deficiência e mulheres poderão desembarcar fora dos pontos dos ônibus intermunicipais do estado após às 22h.
É o que determina o projeto de lei 2.923/14, da deputada Lucinha (PSDB), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) aprovou na última quinta-feira, 8, em segunda discussão.
O governador Luiz Fernando Pezão tem 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta.
O objetivo da lei, é claro, é reduzir os riscos a que esses passageiros ficam expostos.
Nas telas
Jornalista e escritora, a friburguense Márcia Savino agora é também atriz, cumprindo a promessa que deixou no ar quando a entrevistei no ano passado, pela TV Zoom.
Ela acaba de gravar um curta-metragem de ficção ao lado de Malu Falangola, a Sula de Malhação.
A comédia surreal e impactante foi escrita por Afra Gomes e Leandro Goulart, devendo estar nas telas em breve.
Nossa!
Uma nova brasileira desponta nas passarelas internacionais.
Com ascendência austríaca, mas cearense de certidão e coração, Sarah Berger foi uma das recordistas de desfiles durante a Semana de Moda de Paris.
Ela esteve em 17 grifes, entre elas, John Galliano, Valentino, Dolce & Gabbana, Hermès, Loewe, Chanel, Maison Margiela, Bottega Veneta, Elie Saab, Giambattista Valli, Rochas, Dries Van Noten, Jil Sander, Gucci e Carolina Herrera.
Nosso!
Disputado também nas passarelas internacionais, por onde circulou nos últimos meses, o modelo Bernardo Branco Dalcomune é outro que acontece nas passarelas e editoriais de moda. Ele bombou nos desfiles da Semana da Moda em São Paulo.
O sobrenome parece familiar?
Pois é. Bernardo é filho da bela e eterna Miss Nova Friburgo, Nazareth Branco e do querido amigo Elizeu Dalcomune.
É neste sábado!
O cantor Victor Sally desembarca em Nova Friburgo nesse sábado e, pela primeira vez, na The Best House com repertório pop music.
Victor é de Cantagalo, formou-se em Engenharia Mecânica pela Uerj Friburgo, é cantor e compositor e, no ano passado, assinou contrato com a gravadora Midas e produção com Rick Bonadio, produtor renomado que descobriu e lançou Mamonas Assassinas, Charles Brow Jr, NX 0, CPM 22 e o atual sucesso, a Kell Smith.
O show terá início às 22h30.
Em alta
Evandro dos Santos, o nosso Evandro Malandro, das rodas de samba, da Unidos da Saudade, do coração dos friburguenses, após brilhar na Sapucaí, soltando o vozeirão pela Acadêmicos do Cubango, é o mais novo contratado da Grande Rio, para o carnaval 2019.
Será o intérprete oficial da escola que reúne mais celebridades por metro quadrado.
E, agora, mais uma estrela!
David Massena
David Massena
David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário