Mountains

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Pinçado da internet

“As coisas boas chegam com o tempo. As melhores, de repente.”

Mountains (1)

Especialistas se reunirão em Nova Friburgo, de 10 a 14 de dezembro, sete anos após a maior tragédia climática do Brasil, para apresentar resultados de pesquisas e discutir políticas públicas.

Agricultura de montanha e agroecologia, turismo rural, biodiversidade, desastres naturais e adaptação às mudanças climáticas são alguns dos temas que serão abordados no Mountains 2018.

O evento vai reunir especialistas dos cinco continentes para debater o desenvolvimento sustentável em ambientes de montanha.

Mountains (2)

O Mountains 2018 terá o 3º workshop sobre desenvolvimento sustentável em ambientes de montanha, sob o tema “Experiências e desafios para as políticas públicas sustentáveis”, a 2ª Conferência Internacional sobre Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável em Regiões de Montanha e as excursões técnicas.

Um dia inteiro será dedicado às excursões técnicas relacionadas à conservação ambiental e iniciativas inovadoras de geração de renda na região serrana do Rio de Janeiro.

Mountains (3)

A palestra de abertura será com o professor Martin Price, diretor do Centro de Estudos de Montanha (Escócia).

Para os debates e simpósios, estarão presentes especialistas do Brasil e também de Portugal, Escócia, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Peru, Guatemala, Argentina, Equador, Índia, China, Austrália, África do Sul e Chile.

Esta será a segunda edição do Mountains. A primeira foi realizada em 2016, em Bragança, Portugal.

Mountains (4)

O Mountains 2018 conta com a chancela da Unesco e o apoio de várias instituições nacionais e internacionais.

O evento acontecerá no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura e integra as comemorações do bicentenário de Nova Friburgo.

Mimo

O polo gastronômico Valparaíso Gourmet, de Petrópolis, foi buscar o amigo e mestre Cocco Barçante, artista plástico premiado e reverenciado, para desenvolver o prato “Mimo” do Festival de Cinema de Petrópolis, que acontece até o dia 1º de dezembro, no Palácio Quitandinha.

A imagem escolhida é uma parte de um dos paineis do projeto Sentimentos do Rio, desenvolvido com a Metarreciclagem-reaproveitamento de lixo tecnológico, onde o Quitandinha é feito com fios de computador, memória, teclas e vidro quebrado.

Natal Popular (1)

O Sesc RJ vai celebrar o Natal este ano com uma extensa programação cultural que terá foco na Região Serrana.

A programação do evento “Natal é a gente que faz”, de 8 de dezembro a 6 de janeiro, contará com atrações de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música e literatura através do resgate da cultura popular, com destaque para a tradição da Folia de Reis, que tem forte representatividade na Região Serrana.

Natal Popular (2)

Numa parceria com a Prefeitura de Duas Barras, o Sesc fortalecerá o festival de Folias de Reis do município vizinho com palestras, oficinas, cine-debates, lançamentos literários, cortejos, exposições, pesquisa e apresentações em praça pública.

Os shows de Alceu Valença, Elba Ramalho e de ambos com Geraldo Azevedo - “O Grande Encontro”, estão entre os destaques da programação.

Prêmio

A friburguense Thais Quintão, psicóloga com formação cognitivo comportamental infanto-juvenil foi premiada durante o Congresso de Terapia Cognitiva Comportamental da Infância e Adolescência (Concriad 2018), em Salvador-BA.

Seu trabalho apresentado conquistou o primeiro lugar – na categoria tema livre.

Anjos do Picadeiro

O estado do Rio vai sediar o maior encontro de palhaços do mundo entre 1º e 10 de dezembro.

É o Anjos do Picadeiro - Encontro Internacional de Palhaços, que acontece há 22 anos e, nesta edição tem o tema: “Nós se junta ou nós se extingue”.

Nova Friburgo receberá, pela segunda vez - eles já estiveram por aqui em 2014 – uma parte do evento.

São os palhaços fazedores, que em seus segmentos investem na alegria da rua, da festa coletiva, e em outros modos de existir em sociedade, como grafiteiros, cineastas, artesãos e educadores.

200 anos

Faz 200 anos que Dom João VI (1767-1826) foi aclamado, no Rio de Janeiro, rei de Portugal, Brasil e Algarves.

Em celebração à data, o Museu Histórico Nacional inaugura amanhã, 29, a exposição “O retrato do rei Dom João VI”.

A curadoria é de Paulo Knauss, diretor do MHN e professor de História da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A mostra é centrada na construção da imagem de Dom João a partir de 24 pinturas.

Foto da galeria
A modelo friburguense Glenda Ludwig, Juju Lawrence e Bárbara Studart, em foto de Bruno Ryfer, agitando “ As mil e uma noites”, em comemoração ao aniversário do RP Diógenes Queiroz, em Correias, Petrópolis, na residência serrana da atriz Fiorella Mattheis
TAGS:

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.