Colunas
Leite de pedra
Pinçado da Internet
“A vida é sempre o melhor presente.”
Leite de pedra
Escrever coluna pós Natal é como catar miçangas num gramado.
Panetones não rendem nota. Tampouco rabanadas.
Em fotos de redes sociais, todas as famílias são felizes. Uma pena que não o sejam de verdade.
Ostentar presentes, anunciar viagens, joias ganhas já não fazem parte do universo das colunas. Faz tempo!
São as pessoas, seus feitos e realizações que importam. O resto, é como um “ Chester”- galinha gorda que aparenta raça mas não tem.
Bora lá ! Fechando as notícias de 2017 e anunciando boas novas para 2018!
Contação
O mestre escritor e contador de histórias Francisco Gregório inicia 2018 anunciando sua participação no Sarau de Contadores de Histórias (para adultos).
O evento acontecerá no dia 19 de janeiro, uma sexta-feira, das 17h às 19h30 na Sala Municipal Baden Powell em Copacabana.
Cultura
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, anunciou que o governo está elaborando um projeto de lei para destinar recursos das loterias federais para projetos culturais.
O dinheiro virá diretamente da Caixa Econômica Federal para os proponentes.
“O programa de fomento à cultura na ordem de R$ 350 milhões será o maior que já foi feito na história do país”, disse Leitão.
Inclusiva (1)
A ex- modelo Silvana Louro, que por diversas vezes brilhou em passarelas friburguenses, é também estilista e lançou a griffe Moda Inclusiva.
Segundo o IBGE, 6,2% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência.
Silvana propõe uma reflexão sobre a real beleza e a invisibilidade dos deficientes na moda, criou e produziu os uniformes adaptados para as Paralimpíadas escolares de 2015 e a delegação fluminense foi pioneira em ter seus uniformes de pódio adaptados de acordo com as diferentes deficiências e com etiquetas em braile.
Inclusiva (2)
Os uniformes integram o acervo do Museu Paralímpico e Olímpico do Engenhão.
Em março de 2018 haverá o lançamento do legado das últimas Paralimpíadas em cerimônia oficial e o uniforme da Moda Inclusiva fará parte dele.
No último sábado, 23, Silvana apresentou em desfile as roupas adaptadas para diferentes deficiências, em Niterói.
Diáspora
O Arquivo Nacional iniciará o mapeamento nacional das produções e coleções sobre a diversidade cultural do país.
A iniciativa terá início com um levantamento dos acervos relacionados com a diáspora africana no Brasil.
E Nova Friburgo está no projeto que foi batizado de Programas Arquivos da Diversidade, com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos.
Novos tempos
Piadinhas preconceituosas e insinuações fizeram cair um gerente comercial da Ambev.
Tudo por conta do desabafo de um colaborador da equipe que postou nas redes sociais o constrangimento que passava por ser gay.
A Ambev confirmou o ocorrido e afirmou que a empresa não tolera qualquer desrespeito aos seus funcionários.
Em alta (1)
Não é só porque ele é nosso colega de A VOZ DA SERRA, nem por ser amigo querido do colunista, mas é preciso reconhecer a atuação do deputado estadual Wanderson Nogueira.
Além de ser um dos cinco parlamentares que mais usa a tribuna, teve 35 projetos de lei apresentados somente este ano, centenas de emendas a projetos de outros autores, especialmente do Executivo, dezenas de pareceres em comissões, inúmeras audiências públicas na Alerj e nas próprias localidades, como no Terra Nova.
Em alta (2)
Somam-se já 23 leis aprovadas em três anos de mandato na Alerj, dentre elas a manutenção do benefício fiscal para o setor têxtil de Nova Friburgo, a exclusão do setor lácteo e metal-mecânico do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal, a conquista da PEC 47, que garantiu a autonomia das universidades do estado, entre outras.
Indiscutivelmente, Wanderson está em alta.
Grato
O colunista agradece as centenas de manifestações de carinho pela passagem de mais um Natal.
Que venha 2018!
David Massena
David Massena
David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário