Colunas
Kardec
Pinçado da internet
“Amor próprio é quando a onda percebe que é o oceano.”
Kardec (1)
As filmagens da cinebiografia “Kardec” estão a todo vapor e as primeiras cenas dos bastidores foram divulgadas na última quarta-feira, 3 . A data escolhida é simbólica: há 214 anos, em 3 de outubro, nasceu Allan Kardec.
Leonardo Medeiros é o protagonista Hypolite Leon Denizard Rivail, o educador francês nascido em 1804 que decodificou o espiritismo a partir de 1857.
A ganhadora da Palma de Ouro no Festival de Cannes Sandra Corveloni vive Amélie-Gabrielle Boudet, sua mulher e companheira.
Kardec (2)
Mas o que isso tem a ver com Nova Friburgo?
Para quem não sabe ou não sabia, o Centro Espírita São João Batista, de Amparo, foi um dos primeiros a se instalar no Brasil.
O centro espírita foi fundado em 2 de agosto de 1888, por uma descendente de colonos suíços, Marie Hortence Bardy Curty que casou-se com Jorge Gripp, descendente de colonos alemães, os Grieb, nome que sofreu uma corruptela para Gripp, e passou a chamar-se Hortência Gripp.
Sua adesão à doutrina espírita se deu quando ela perdeu um bebê, seu 14° filho, que faleceu poucos dias após o parto.
Ela encontrou conforto nas palavras da irmã, já adepta do espiritismo, e campo fértil para a doutrina espírita entre os moradores do distrito de Amparo, em sua maioria colonos suíços e alemães.
Kardec (3)
E como o colunista não acredita em coincidências, a Múltipla Cultural trará a Nova Friburgo, no próximo dia 20, às 19h, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, em estréia nacional, o espetáculo “ O livro dos espíritos – a saga de Kardec”.
Inspirada no livro homônimo de Kardec, a peça é uma adaptação de passagens específicas de vida do educador, escritor e tradutor francês no século 19.
Os ingressos já estão à venda.
Histórias pra cantar
Maria Clara Wermelinger é atriz, professora, dramaturga, cenógrafa, figurinista e decoradora, multitalentosa mãe do Bento e fundadora do Grupo Teia, de teatro.
Maria Clara criou um novo musical, "Bel, a história pra cantar!", ao lado do marido, o não menos talentoso Léo Bento que assina as canções originais, e do músico professor queridíssimo, Toninho Lopes.
O espetáculo será apresentado em Bom Jardim, no próximo dia 14, um domingo, às 16h, no Galpão Cultural.
A classificação é livre e a produção é de Arthur Fersura.
É nós!
Candidato a governador do estado, Eduardo Paes declarou que caso ganhe a eleição quer em investir em uma das suas paixões: a cerveja artesanal.
Não à toa solicitou à dupla Otávio Leite e Pedro Duarte, que possuem atuação na área de cervejas artesanais, que mobilizem um encontro com cervejeiros do segmento no estado.
Segundo a assessoria, “Paes sonha em transformar o interior fluminense em Maryland, cidade norte-americana que é referência disruptiva no mercado do líquido mais amado pelos brasileiros.”
Os fiéis escudeiros estiveram em Nova Friburgo visitando a plantação de lúpulo em Amparo, propriedade da família Cordeiro.
Reconhecimento
Notícia na coluna há alguns meses, o ativista social, líder comunitário e presidente do jornal Voz da Comunidade, René Silva, chegou de NY.
Por lá, René - famoso em 2010, ao transmitir, via Twitter, a ocupação do Complexo do Alemão - foi homenageado e eleito um dos cem jovens mais influentes do mundo.
Outubro Rosa
A empresária Daniela Fiszpan, da famosa marca de perucas, acaba de lançar a 12ª edição da Campanha do Bem em prol do Inca Voluntário e elegeu a atriz Nathália Timberg como madrinha de 2018.
O projeto, que acontece sempre durante o Outubro Rosa, arrecada perucas usadas, em todas as lojas da marca, oferecendo 20% de desconto, num novo modelo.
As perucas doadas são higienizadas, restauradas e, em seguida, doadas a pacientes com câncer do Inca Voluntário.
A campanha vai até 5 de novembro.
Pano rápido
Da mestra Hildegard Angel: “Essa eleição é curiosa: não deixam o Lula falar, senão o PT ganha; e não deixam o Bolsonaro falar, senão ele perde.”
David Massena
David Massena
David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário