Colunas
Invisíveis
Pinçado da Internet :
“Ou você muda ou tudo se repete.”
Invisíveis (1)
Friburguense, o fotógrafo Fernando Braune, há mais de 30 anos trabalhando com projetos relacionados à fotografia, apresenta sua nova exposição: “Invisíveis”, resultado de inúmeras conversas e abordagens a “garis”, suas vidas, sentimentos de total invisibilidade aos olhos da população e suas rotinas.
A exposição, que ocupa a galeria da Usina Cultural Energisa, a partir do próximo sábado, 24, apresenta fotos-instalação concebidas pela junção de fotografias realizadas com os garis nas ruas da cidade, fotografias de paredes grafitadas e fotografias dos lixos acumulados nas ruas.
Invisíveis (2)
“Invisíveis” ocupou a galeria do Centro Cultural dos Correios no Rio e agora chega a Nova Friburgo, cidade natal do artista.
Durante a abertura da exposição, Fernando Braune lançará o livro-objeto “Invisíveis”.
Autor dos livros “O Surrealismo” e a “Estética Fotográfica”, “O Cinema e Linguagem Fotográfica”, “Temporalis” e “Querubins de Grota”, Fernando Braune já teve trabalhos publicados em várias revistas internacionais e livros de arte, além de realizar palestras em diversos centros culturais.
Invisíveis (3)
Na Itália, Fernando Braune recebeu duas premiações: Prêmio Nápoles para a arte contemporânea (2014) e o prêmio Arte Latino-Americana, em Milão (2016). Ele foi representado na Europa pela Galeria Monteoliveto e em Nova York por Duetto Arts.
A exposição estará aberta à visitação até o dia 22 de dezembro, de terça-feira a sábado, das 13h às 18h.
Para ver
O dia 19 de novembro foi instituído, pelo papa Francisco, no ano passado, com o Dia Mundial dos Pobres.
No último domingo, 18, uma escultura em bronze, em tamanho natural, representando Jesus Cristo em um banco de praça, foi inaugurada, em frente à Catedral Metropolitana do Rio, marcando o encerramento da semana de preparação ao Dia Mundial dos Pobres.
A obra é do escultor canadense Timothy Schmalz.
Sarau Eros
Mestre, apaixonado pelo que faz, professor de Literatura, inquieto e inventivo, Jander Araújo capitaneia no próximo sábado, 24, a partir das 19h, no Clube de Xadrez, o Sarau Eros Cabaret.
O evento é uma realização do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), e vai revisitar parte da obra de Carlos Drummond de Andrade, especialmente seus poemas eróticos e ousados.
A música fica por conta do Trio Todo Som.
Flisi
Petrópolis realiza a partir de hoje, 21, até a sexta-feira, 23, a Flisi 2018, o maior evento de literatura da cidade, no Museu Imperial e na Casa da Educação de Visconde de Mauá, com entrada franca.
Sob o tema “Palavra encantada: nossa língua, nosso canto”, a terceira edição da Festa Literária da Serra Imperial vai receber mais de 40 convidados, entre eles, o imortal Antônio Torres, que vai falar do “Tom das Palavras”; os escritores Marcelo Moutinho e Geovani Martins, debatendo a ficção e a realidade na literatura contemporânea entre outros convidados.
Exposições, saraus, oficinas e lançamentos de livros também fazem parte da programação que tem à frente a produtora da Flisi, Cristina Oldemburg.
Encontro
Estão abertas as inscrições para o I Encontro de Comunicação e Audiovisual, organizado pelo Núcleo de Produção Digital, da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia de Niterói e apoio do Instituto Federal do Rio de Janeiro.
O evento acontece nos dias 27 e 28, das 18h às 20h.
![Foto da galeria](https://acervo.avozdaserra.com.br/sites/default/files/colunas/fernando-braune.jpg)
![](https://acervo.avozdaserra.com.br/sites/default/files/styles/foto_do_perfil/public/colunistas/david-massena.jpg?itok=nYoPLlpa)
David Massena
David Massena
David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário