Filmes sobre jornalismo

sábado, 03 de março de 2018

Recentemente tivemos a exibição do filme The Post - A Guerra Secreta nos cinemas friburguenses, de direção do cineasta Steven Spielberg com os atores Meryl Streep e Tom Hanks. Um filme que retrata o início do período de denúncias ao presidente Nixon até sua renúncia, tudo isso graças a Ben Bradlee (Hanks), editor-chefe, e Kat Graham (Streep), diretora/proprietária do jornal The Washington Post. A equipe recebe um enorme estudo detalhado sobre o controverso papel dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã e enfrenta de tudo para publicar os bombásticos documentos.

No filme podemos contemplar as responsabilidades que envolvem fazer jornalismo e o amor pela profissão: seja a partir de uma denúncia simples ou mesmo aquela que envolve diretamente o presidente do país. Bradlee é um apaixonado pelo trabalho, luta pela liberdade de imprensa acima de tudo, investiga e apura a fundo o fato da guerra do Vietnã para que seja publicado. Graham é uma diretora que não se envolve na redação, confia nos seus funcionários e age de acordo sua função, pensa no crescimento da empresa e passa horas tomando chá com os políticos da cidade.

O diretor Spielberg nos entrega um filme correto, tecnicamente impecável de roteiro redondo, se preocupa com a reconstrução da época e os detalhes que fizeram a diretora do jornal tomar uma grande decisão: ir contra o governo e a favor dos cidadãos. Mesmo sabendo que os acionistas da empresa não iriam gostar e a sonhada expansão para um jornal nacional estaria comprometida.

Em Hollywood já foram feitos vários filmes tendo o jornalismo como tema, pois é um assunto que cativa, visto que a maioria tenta se basear em algum fato que tenha marcado a história. Para que possamos entender melhor como funciona a liberdade de imprensa e seu compromisso com os governados, vamos a alguns filmes que merecem ser vistos.

Todos os Homens do Presidente (All the President's Men) - 1976. Alan J. Pakula
A famosa cobertura do Washington Post que levaria à renúncia do republicano Richard Nixon. Os fatos desse filme começam logo após aos apresentados no filme The Post. A briga de egos e de gênios entre Robert Woodward (interpretado por Robert Redford) e Carl Bernstein (Dustin Hoffman), claro, quase coloca tudo a perder. Pode ser considerado um antecessor natural de Spotlight e sucessor direto de The Post.

O Preço de uma Verdade (Shattered Glass) - 2003. Direção: Billy Ray
Baseado em uma história verídica, este filme independente narra a ascensão e a queda de Stephen Glass (Hayden Christensen), jornalista que fabricou tudo o que escreveu para a revista The New Republic. Ao ser desmascarado, sua reputação e a da revista ficam em jogo.

Boa Noite e Boa Sorte (Good Night, and Good Luck) - 2005. Direção: George Clooney
George Clooney vai fundo na escura era do Macartismo e da caça às bruxas promovidas nos Estados Unidos contra comunistas e ativistas de esquerda. O jornalista Edward R. Murrow é um dos corajosos apresentadores da época que se opõe firmemente ao terror criado sobre a ideia antidemocrática com a presença de comunistas no país.

Zodíaco (Zodiac) - 2007. Direção: David Fincher
O diretor David Fincher construiu uma obra que investiga como as obsessões podem ser definidoras. Um cartunista de um jornal de São Francisco (Jake Gyllenhaal) se embrenha em participar das reportagens sobre o assassino do Zodíaco, enquanto o repórter Paul Avery (Robert Downey Jr.) não leva muito a sério a caçada e o próprio serial killer. Anos depois, ambos vão sofrer as consequências de suas decisões.

Spotlight: Segredos Revelados (Spotlight) - 2016), de Thomas McCarthy

Um grupo de jornalistas investiga o abuso de crianças por padres católicos, acobertados pela Igreja. Eles conseguem reunir documentos que podem provar os crimes cometidos e o envolvimento de líderes religiosos que tentaram ocultar os casos.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.